Programa bem cuidar: boas práticas de primeiros socorros

27/09/2019
Institucional
Adotamos diferentes processos de segurança e refletimos constantemente para consolidar a cultura da prevenção frente a diferentes situações

​​Sabemos que a escola proporciona um excelente espaço para trabalharmos o cuidado e a valorização da vida. No Marista Rosário, adotamos diferentes processos de segurança e refletimos constantemente para consolidar a cultura da prevenção frente a diferentes situações.

Uma das propostas é o Programa Bem Cuidar, lançado em maio, que envolve iniciativas de conscientização da comunidade educativa e em sua primeira etapa, contou com cursos de primeiros socorros. Saiba mais: https://colegios.redemarista.org.br/rosario/noticias/bem-cuidar​

Para compartilharmos o conhecimento visto nesses treinamentos, abaixo listamos práticas importantes de primeiros socorros em diferentes situações:

- 1ª atitude: mantenha a calma! Peça para os curiosos se afastarem. Confira se a pessoa está respirando e se o coração está batendo.

- 2ª: Peça auxilio à Brigada de Emergência (educadores identificados com o crachá vermelho). Se necessário, chame socorro especializado - Ramal 2222 ou telefone (51) 3284 1200.

Desmaio (síncope):

• Sente a pessoa em uma cadeira e peça que ela coloque sua cabeça entre as pernas e respire fundo.

• Em caso de desmaio, deite a pessoa de costas e eleve suas pernas em nível um pouco superior a cabeça.

• Fique atento aos sinais de que ela está respirando e aguarde que acorde.

Engasgamento:

• Se a pessoa consegue respirar, peça para que ela tussa.

• Caso não consiga, posicione-se de pé atrás dela, coloque uma das mãos fechadas com o polegar para dentro, na região entre o umbigo e a “boca do estômago”. Em seguida, coloque uma mão sobre a outra e faça compressões para dentro e para cima do abdômen repetidamente até que a pessoa expila o objeto (imagem abaixo).

• NÃO ofereça líquidos ou alimentos enquanto a pessoa estiver engasgada.

engasgamento.JPG

Convulsão:

• Afaste os objetos e retire o que a pessoa estiver usando e que possa machucá-la, como óculos ou brincos. Mantenha deitada de lado para que não aspire secreções.

• Não impeça os movimentos convulsivos, apenas segure-a para evitar traumatismos.

• Quando os espasmos desaparecerem, certifique-se de que ela está respirando.

• Após a pessoa acordar, a encaminhe para atendimento médico.

Parada cardiorrespiratória:

• Se a vítima estiver inconsciente, avalie se está respirando e se responde ao chamado.

• Não havendo sinais de respiração, deite a vítima de costas em uma superfície plana e firme.

• Inicie imediatamente as compressões torácicas externas, a "massagem cardíaca".

• Com os braços esticados, apoie as duas mãos, com os dedos entrelaçados, sobre o centro do peito da pessoa.

• A compressão deve ser intensa e profunda (forte e rápido) e deve continuar até que o socorro médico chegue.

Acidente vascular cerebral (AVC):

• Providencie socorro médico imediato.

• Se a pessoa estiver desacordada, a mantenha deitada de lado até a chegada do socorro.

Alguns dos sinais do AVC: boca torta ao sorrir; perda de força de um lado do corpo; fala arrastada.​