Navegar para Cima

Notícias

Por que o cuidado com a vida é importante?

05/07/2019
Formação
Programa Bem Cuidar envolve iniciativas de conscientização e formação da comunidade educativa

​​​A escola é um espaço privilegiado para trabalhar temas relacionados à valorização da vida. Considerando que o ambiente do Marista Rosário contempla a circulação de muitas pessoas em uma ampla dimensão física, a complexidade desse contexto nos leva a refletir sobre a importância de consolidar a cultura da prevenção frente às diferentes situações.

Lançado em maio para educadores, o Programa Bem Cuidar, uma novidade desse ano, envolve iniciativas de conscientização e formação da comunidade educativa. A primeira etapa foi composta pela realização de cursos de primeiros socorros para professores, monitores, assistentes e educadores de setores como Coordenação e Serviço de Orientação Educacional (SOE). Além disso, alguns estudantes do Ensino Médio também fizeram o mesmo treinamento, com orientações teóricas e práticas. nos dias 17 e 24/5, no Colégio.​

Veja orientações essenciais em um caso de emergência​

Conheça algumas boas práticas de primeiros socorros 


Para a professora da Educação Infantil Anelise Saraiva, a experiência foi importante. “A dinâmica foi muito significativa. Foram quatro horas em que conseguimos perceber a importância desse momento organizado. Prevenção, cuidado com a vida e muita calma são essenciais para fazer a diferença em emergências”, destaca. A estudante Júlia Schneiders, do 2º ano EM, enfatiza que atitudes e diretrizes do tipo devem se tornar cada vez mais comuns, “foi uma orientação ótima, com um profissional muito bem qualificado”. As formações realizadas durante maio e junho resultaram em mais de 230 educadores e 60 alunos capacitados.

A partir de agosto, as famílias serão convidadas a conhecer a iniciativa. Nos próximos meses, a programação se intensifica com a criação de um plano de emergências e grupo de brigadistas formado por funcionários, além de treinamentos de prevenção e combate de incêndios e mapeamento de riscos internos e externos.

“Uma das atenções da educação marista é o cuidado com a vida. Estudantes e educadores precisam se sentir seguros e cuidados no cotidiano escolar, para, desta forma, cumprirmos o compromisso da excelência acadêmica que assinala nosso projeto educativo. Além disso, a formação de uma cultura prevencionista no ambiente escolar ativa uma dimensão de assuntos técnicos que não estão inseridos no cotidiano da vida humana, mas deveriam fazer parte de nossa rotina”, avalia o vice-diretor administrativo, Maurício Erthal. 

O Colégio também conta com a consultoria da Squadra, empresa especializada na área de Gestão de Riscos. Firmada em parceria com os Colégios da Rede Marista, a iniciativa integra o Programa e abrange uma análise sistêmica da infraestrutura física, base tecnológica e processos da escola. O mapeamento leva em conta desde a planta arquitetônica e de layout do Colégio, passando pelo sistema de controle de acesso, de monitoramento, plano de fluxo e deslocamento, entre outras ferramentas de segurança. ​