Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem. (Carlos Drummond de Andrade)
Ao contrário dos adultos, as crianças veem o mundo de uma perspectiva em que preocupações e normatividade não fazem parte do cotidiano. Para elas, não é necessário que seja respeitada a literalidade de espaços e objetos. O que vale, nessa etapa, é experimentar o mundo sem as limitações que nos são impostas no decorrer da vida, produzindo significados que, desde que façam sentido para elas, são suficientes. Nesse contexto, é papel da escola proporcionar um ambiente que ofereça a estrutura necessária para que exerçam sua liberdade de ser e criar, respeitando suas limitações e garantindo a segurança de que precisam.
É brincando que as crianças se expressam, ocupam seu tempo e exercitam sua criatividade e personalidade. Por isso, brincar deve ser considerado atividade fundamental para a formação das crianças, pois é a partir das brincadeiras que elas produzem significados e assimilam o mundo, combinando o que é real com o que é imaginário. Conforme explicam as Diretrizes da Educação Infantil da Rede Marista (p. 65), “durante as brincadeiras, as crianças podem desenvolver ainda capacidades importantes, tais como: a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais".
Assim, mais do que desenvolver suas potencialidades individuais, brincar é a maneira das crianças socializarem, apropriando-se da cultura na qual estão inseridas e ajudando, também, a construí-la e adaptá-la.
Desenvolvimento a partir das brincadeiras
Há algo especialmente encantador no aprendizado por meio de brincadeiras. Como brincar não é uma obrigação, disposição e motivação andam juntas e tornam o aprendizado mais espontâneo e, por vezes, seus frutos nem mesmo são percebidos, de imediato, como resultado deste processo. Além disso, a não obrigatoriedade e a ausência de competição fazem da brincadeira um processo saudável de aprendizagem, em que não existe fracasso, falha ou frustração.
Apesar de a maioria de nós adquirir, naturalmente, as condições prévias para brincar, as brincadeiras precisam ser planejadas e aprendidas. Ainda que não seja esse, inicialmente, o objetivo, as crianças aprendem brincando - como jogar amarelinha pode ajudar a desenvolver a noção espacial e aprimorar o equilíbrio, por exemplo, ou compartilhar os brinquedos com outras crianças desperta empatia e estabelece laços entre elas.
“Principalmente na Educação Infantil, é através do brincar que a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, emocionais, cognitivos e físicos, sendo protagonista desta ação, exercitando a linguagem, o raciocínio lógico e sua autonomia e estimulando a imaginação e a criatividade", explica Glauce C. P. Bencke, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Rosário. Assim, não é exagero dizer que é por meio das brincadeiras que aprendemos o que precisamos para viver.
Ao encontro disso, é preciso que os espaços e materiais sejam pensados para que a criança possa usufrui-los em toda sua potencialidade. Para tal, é importante que as crianças sejam ouvidas e seus interesses sejam levados em consideração no planejamento destes espaços e atividades. Desta forma, além de atribuir a elas um papel ativo na construção do ambiente que habitam, potencializa-se o aprendizado por meio da disposição de cenários e elementos que favorecem sua criatividade e estimulam seu desejo por novas experiências e explorações.
Confira a programação da Semana da Criança 2021, que ocorrerá de 13 a 15 de outubro:
Educação Infantil
- Apresentação teatral: contos, lendas e cantigas
- Circuito Motor e Musical
- Mais atividades específicas para cada turma
Anos Iniciais
1º ano EF:
- Dia da Cabeça Monstruosa –atividade do livro de Ensino Religioso sobre o reaproveitamento de materiais (confecção de um porta-lápis)
- Hora do Conto de Aventura – contação de histórias, brincadeiras de luz e sombra e piquenique (lanche individual, respeitando os protocolos sanitários)
- Festa à Fantasia e das Cores
2º ano EF:
- Trabalho de Artes: O que é ser criança?
- Exploração do livro Folclorices, no Espaço Verde. Registros com tinta no mural de azulejos.
- Piquenique (lanche individual, respeitando os protocolos sanitários) e Cabeça Maluca – inspirados no sistema solar, tema do livro que está sendo estudado
3º ano EF:
- Show de talentos
- Dia temático com fantasias
- Momento de Artes
4° ano EF:
- Cabelo Maluco
- Pop It Matemático
- Momento dos brinquedos e jogos
5º ano EF:
- Momento de socialização com as lideranças
- Momento de Espiritualidade com a Pastoral
- Cabelo Maluco
- The Masked Student - dia temático com fantasias e máscaras