Por que brincar é tão importante para o desenvolvimento?

08/10/2021
Educação
Na Semana da Criança, entenda como as brincadeiras auxiliam no processo de educação

​​​​​Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem. (Carlos Drummond de Andrade)

Ao contrário dos adultos, as crianças veem o mundo de uma perspectiva em que preocupações e normatividade não fazem parte do cotidiano. Para elas, não é necessário que seja respeitada a literalidade de espaços e objetos. O que vale, nessa etapa, é experimentar o mundo sem as limitações que nos são impostas no decorrer da vida, produzindo significados que, desde que façam sentido para elas, são suficientes.  Nesse contexto, é papel da escola proporcionar um ambiente que ofereça a estrutura necessária para que exerçam sua liberdade de ser e criar, respeitando suas limitações e garantindo a segurança de que precisam.

É brincando que as crianças se expressam, ocupam seu tempo e exercitam sua criatividade e personalidade.  Por isso, brincar deve ser considerado atividade fundamental para a formação das crianças, pois é a partir das brincadeiras que elas produzem significados e assimilam o mundo, combinando o que é real com o que é imaginário. Conforme explicam as Diretrizes da Educação Infantil da Rede Marista (p. 65), “durante as brincadeiras, as   crianças   podem   desenvolver   ainda   capacidades   importantes, tais   como:  a atenção, a imitação, a memória e a imaginação.    Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais".

Assim, mais do que desenvolver suas potencialidades individuais, brincar é a maneira das crianças socializarem, apropriando-se da cultura na qual estão inseridas e ajudando, também, a construí-la e adaptá-la.

Desenvolvimento a partir das brincadeiras

Há algo especialmente encantador no aprendizado por meio de brincadeiras. Como brincar não é uma obrigação, disposição e motivação andam juntas e tornam o aprendizado mais espontâneo e, por vezes, seus frutos nem mesmo são percebidos, de imediato, como resultado deste processo. Além disso, a não obrigatoriedade e a ausência de competição fazem da brincadeira um processo saudável de aprendizagem, em que não existe fracasso, falha ou frustração.

Apesar de a maioria de nós adquirir, naturalmente, as condições prévias para brincar, as brincadeiras precisam ser planejadas e aprendidas. Ainda que não seja esse, inicialmente, o objetivo, as crianças aprendem brincan​do - como jogar amarelinha pode ajudar a desenvolver a noção espacial e aprimorar o equilíbrio, por exemplo, ou compartilhar os brinquedos com outras crianças desperta empatia e estabelece laços entre elas.

“Principalmente na Educação Infantil, é através do brincar que a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, emocionais, cognitivos e físicos, sendo protagonista desta ação, exercitando a linguagem, o raciocínio lógico e sua autonomia e estimulando a imaginação e a criatividade", explica Glauce C. P. Bencke, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista Rosário. Assim, não é exagero dizer que é por meio das brincadeiras que aprendemos o que precisamos para viver.

Ao encontro disso, é preciso que os espaços e materiais sejam pensados para que a criança possa usufrui-los em toda sua potencialidade. Para tal, é importante que as crianças sejam ouvidas e seus interesses sejam levados em consideração no planejamento destes espaços  e atividades. Desta forma, além de atribuir a elas um papel ativo na construção do ambiente que habitam, potencializa-se o aprendizado por meio da disposição de cenários e elementos que favorecem sua criatividade e estimulam seu desejo por novas experiências e explorações.

Confira a programação da Semana da Criança 2021, que ocorrerá de 13 a 15 de outubro:

• Apresentação teatral: contos, lendas e cantigas
  • Circuito Motor e Musical
  • Mais atividades específicas para cada turma

Anos Iniciais

1º ano EF:

• Dia da Cabeça Monstruosa –atividade do livro de Ensino Religioso sobre o reaproveitamento de materiais (confecção de um porta-lápis)
  •  Hora do Conto de Aventura – contação de histórias, brincadeiras de luz e sombra e piquenique (lanche individual, respeitando os protocolos sanitários)
  • Festa à Fantasia e das Cores

2º ano EF:

• Trabalho de Artes: O que é ser criança?
  • Exploração do livro Folclorices, no Espaço Verde. Registros com tinta no mural de azulejos.
  • Piquenique (lanche individual, respeitando os protocolos sanitários) e Cabeça Maluca – inspirados no sistema solar, tema do livro que está sendo estudado

3º ano EF:

• Show de talentos
  • Dia temático com fantasias
  • Momento de Artes

4° ano EF:

• Cabelo Maluco
  • Pop It Matemático
  • Momento dos brinquedos e jogos

5º ano EF:

• Momento de socialização com as lideranças
  • Momento de Espiritualidade com a Pastoral