Sala de aula

Sala de Aula

Acesse informações complementares às famílias

​​​​​​​​​​​​​Guia Escolar​​

Para que adaptação escolar ocorra da maneira mais tranquila possível, quem chega ao Marista Rosário vivencia diferentes atividades de acolhida e adaptação. Atendendo às necessidades de cada nível de ensino, são entregues Guias Escolares com informações fundamentais sobre a rotina para as turmas da Educação Infantil, do 1º ano do Ensino Fundamental​ ​e para os ​estudantes do 2º ao 5º ano EF.

Nesses materiais, os responsáveis encontram dicas de como ajudar no acompanhamento nas primeiras semanas de aula e informações sobre o funcionamento da instituição,  facilitando a adaptação das crianças e das famílias.​​​

Acesse ​​o Guia 2024 aqui:​​​

1. Guia Escolar (todos os níveis de ensino)​​

2. Guia Escolar (Educação Infantil)​​

3. Guia Escolar (1º ano do Ensino Fundamental)

4. Guia Escolar (2º ano 5º ano do Ensino Fundamental)​​​​

​​Organização da rotina

​​​​​​​​​Internet, redes sociais, jogos, aplicativos, televisão, desenhos, séries, filmes e atividades complementares. A lista de itens que fazem parte do dia a dia de crianças e jovens aumenta cada vez mais atualmente. É possível aprender com todos esses recursos e possibilidades, mas há também que se dedicar tempo exclusivo para a organização da rotina escolar e dos estudos.

Cumprir as tarefas escolares requer a criação de uma rotina por meio da organização individual. O trabalho de construção de hábitos de estudo normalmente é personalizado por nível de ensino no Marista Rosário. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, as atividades centram-se na construção da autonomia e da responsabilidade sobre os temas e cuidados com materiais escolares.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, as estratégias envolvem a organização em sala de aula, acompanhamento de calendários para agendar trabalhos, provas e testes, e o informativo Tá No Guia, que concentra informações pedagógicas, cronograma de atividades, dicas de estudo e tabela de horários. Dessa forma, os estudantes chegam ao Ensino Médio com mais foco nos estudos, evidenciando o interesse e comprometimento com a vida acadêmica.

Nesta seção do portal, estudantes e famílias encontram informações importantes para facilitar a rotina escolar, como:

• Comunicados (circulares).

• Cronogramas de avaliações dos Anos Finais (Tá no Guia) e Ensino Médio (Super Guia).

• Documentos maristas.

• Material escolar (listas de materiais divulgadas antes da volta às aulas).

• Material pedagógico (acesso ao Marista Virtual 3.0).

• Normas de Convivência.​​​​

​​​​​​​​​​​​Acesse os principais serviços para facilitar a sua rotina navegando no menu​.