#TEMNABIBLIO. Confira a seguir, as dicas de livros da nossa Biblioteca para esta semana.
Trilogia Para todos os garotos que já amei – Jenny Han
Para todos os garotos que já amei, P.S.: Ainda amo você e Agora e para sempre, Lara Jean são os três volumes de uma trilogia apaixonante que acompanha os altos e baixos da vida de Lara Jean Song, uma menina descendente de coreanos que guarda suas cartas de amor em uma caixa de chapéu que ganhou da mãe. Mas não são cartas escritas para ela, e sim por ela. Uma para cada garoto que Lara Jean já amou – cinco ao todo.
Sapiens: uma breve história da humanidade – Yuval Noah Harari
O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Nossa capacidade imaginativa. Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. Partindo dessa ideia, Yuval Noah Harari, doutor em História pela Universidade de Oxford, aborda em Sapiens a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora.
Palmares de Zumbi – Leonardo Chalub
Palmares de Zumbi traz uma releitura da saga de um dos maiores heróis negros do Brasil, lançando uma nova luz sobre esse grande homem – guerreiro, capoeirista, rei –, mas também sobre um Palmares que não seria o que foi sem Zumbi. Uma homenagem ao herói, narrada com paixão e reverência à cultura da capoeira e ao líder quilombola.
Pergunte ao dinossauro
Para quem tem dúvidas sobre dinossauros que ninguém conseguiu responder, esta obra traz as respostas. Pergunte ao dinossauro tem um visual dinâmico, repleto de fotos e composições de imagens que atraem a curiosidade de crianças e adultos.
Vozes de Tchernóbil – Svetlana Aleksiévitch
Em 26 de abril de 1986, uma explosão seguida de incêndio na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia - então parte da finada União Soviética -, provocou uma catástrofe sem precedentes em toda a era nuclear: uma quantidade imensa de partículas radioativas foi lançada na atmosfera da URSS e em boa parte da Europa. Em poucos dias, a cidade de Prípiat, fundada em 1970, teve que ser evacuada. Pessoas, animais e plantas, expostos à radiação liberada pelo vazamento da usina, padeceram imediatamente ou nas semanas seguintes. Cenas terríveis, acontecimentos dramáticos, episódios patéticos, tudo na história de Tchernóbil aparece com a força das melhores reportagens jornalísticas e a potência dos maiores romances literários. Eis uma obra-prima do nosso tempo.