Níveis de Ensino

Anos Finais

​​​​​​Novos conhecimentos e desafios cada vez mais complexos fazem parte desta fase da vida escolar. Neste período do Ensino Fundamental, o foco é o comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões.

Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se apto ao desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade.

DSC_0818.jpg

Diferenciais do 6º ao 9º ano EF

Organização Curricular

Contemplando um currículo interdisciplinar, os estudantes desenvolvem trabalhos relacionando saberes das quatro áreas do
conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática). Também promovemos projetos, saídas de campo e viagens que ampliam a bagagem cultural.

High School

Promovido pela escola Way American School, o programa, lançado em 2016, permite que estudantes do 9º ano EF e do EM cursem, no ambiente do Colégio e de forma simultânea, os currículos brasileiro e estadunidense. Com um ambiente de aprendizado informatizado e aulas ministradas inteiramente em Inglês, tem como um dos seus diferenciais o convívio entre alunos e educadores nativos dos EUA. As aulas ocorrem na sala 708 (7º andar do Prédio B) à tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3284 1200 ou por meio do e-mail waypoa@waybrasil.net

Hábitos de Estudo

Incentivamos o estudante a conciliar os compromissos escolares com as atividades extraclasse e os momentos de lazer. Orientadores educacionais realizam trabalhos que ajudam a mapear e organizar a rotina de aprendizagem, administrar o tempo, escolher recursos informativos e adotar estratégias de estudo.

Produção textual

A produção textual, a organização de ideias e a qualidade gramatical são permanentemente exercitadas em atendimentos individuais e nas salas de aula. O componente curricular de Produção Textual está presente desde o 6º ano e garante acompanhamento individual com o Setor de Redação, que disponibiliza exclusivamente professores para o aperfeiçoamento da produção textual dos estudantes através de plantões de acompanhamento à escrita e reescrita.

Viagens Culturais

Os estudantes têm a oportunidade de realizar viagens culturais para outros estados. Os jovens se familiarizam com outras culturas, pontos turísticos e históricos de cidades brasileiras fora do estado do Rio Grande do Sul, acompanhados por colegas, professores e coordenadores.

Iniciação Científica

Os estudantes desenvolvem a capacidade analítica por meio de projetos práticos, atividades em nossos Laboratórios e questionamentos em torno da ciência. Todas as pesquisas são orientadas por professores de diferentes áreas do conhecimento, e os destaques participam de feiras internas (Mostra do Saber) e externas.

Clube de Filosofia

Aprimorar e desenvolver no estudante o aprofundamento em temas filosóficos de estudo, bem como disponibilizar excertos de obras, biografias e autores clássicos, de modo que, através de encontros semanais possam ser feitas leituras, debates e ensaios filosóficos está entre os objetivos do Clube de Filosofia que acontece no 8ºano, como um projeto de adesão na área das Ciências Humanas. O Clube é uma iniciativa e uma extensão das aulas do componente curricular de Filosofia que é desenvolvido desde o 6º ano.

Clube de Ciências

Em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, o colégio desenvolve o Programa de Clube de Ciências, uma atividade que reúne estudantes do 6º ano EF que demonstram interesse por Ciências para, juntamente com o professor/orientador, planejar e executar investigações na área com os objetivos de promover um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomentar a atitude ativa e crítica em relação à informação científica e oferecer ambiente propício para dialogar e compartilhar experiências.

Formação de Valores

O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Diversas atividades visam despertar para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.

Avaliação

A avaliação acontece de forma contínua, processual e cumulativa através do acompanhamento dos estudantes no seu processo de ensino e aprendizagem revelado também em trabalhos, testes e provas, além da participação em sala de aula. A metodologia prevê atividades por componentes curriculares e por área do conhecimento. Os resultados são entregues trimestralmente e a média que precisa ser atingida pelo estudante é 7,0. ​Hábitos de Estudos são desenvolvidos para que os estudantes organizem seus estudos e compromissos equilibrando aulas, temas e atividades extras.

Untitled Catalog10250.jpg

Uniforme

O uso do uniforme é completo e obrigatório.

Atividades Complementares

Os estudantes têm a oportunidade de participar do Grêmio Estudantil Rosariense (GER), Grupo Escoteiro Tupã-Ci, Grupo de Jovens – Pastoral Juvenil Marista (a partir do 7º ano), grupos representativos nas modalidades de Seleções Esportivas e Orquestra. Por adesão, também pode participar dos clubes por área do conhecimento: Clube de Ciências (6º ano – área das Ciências Naturais), Clube de Filosofia (8º ano – Ciências Humanas) e Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (CRISD) para 9º ano e EM. Além disso, podem matricular-se em atividades complementares de Futsal, Vôlei, Judô, Ginástica Artística, Patinação, Robótica, Teclado, Violão, Teatro e Inglês.

Nossos espaços

O Colégio dispõe de Biblioteca, Laboratórios de Informática, Museu e Laboratório de Ciências, Salas de Arte, Auditórios e Centro Esportivo. Uma série de iniciativas garante o bem-estar e a segurança da comunidade educativa: enfermaria, circuito de monitoramento interno, controle de acessos através de cartões de identificação e estacionamento.