Navegar para Cima

Atividades Complementares

Categoria esportiva

No Marista Graças é possível que os estudantes vivenciem práticas esportivas que desenvolvam habilidades motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito ao adversário e às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade, de limitações próprias e do grupo. Estas, proporcionam aos participantes o desenvolvimento dos requisitos mínimos para um bom exercício das práticas, tendo em vista que o aprimoramento da técnica específica. Em cada modalidade, é exigida uma conjunção de fatores individuais e coletivos.

Os estudantes podem seguir dois caminhos junto à categoria esportiva: opção desportiva, onde os participantes aprendem fundamentos e características, e, em caso de evolução, representam o Colégio em competições, por meio da opção representativa. Para isso, os instrutores acompanham os atletas, analisando junto à Coordenação das Atividades Complementares os seus desempenhos, de forma que as equipes se constituem com base na análise de fatores primordiais para as práticas esportivas, como a assiduidade, comprometimento, pontualidade, crescimento dentro da atividade, características técnicas, entre outras. ​

​​​Atletismo

​O atletismo é uma das modalidades esportivas mais antigas do mundo, praticada desde a Grécia antiga e que engloba várias vertentes, dentre elas: corridas, saltos em altura, em distância, lançamentos, arremessos e revezamentos. O esporte trabalha com vigor a parte motora de cada indivíduo que o pratica. Além dos aspectos físicos, a superação e motivação são um dos pontos mais trabalhados nos atletas. No Colégio, o esporte é desenvolvido de maneira que seus participantes vivenciem um pouco de cada modalidade, podendo então escolher a que melhor se encaixa no seu perfil. São oferecidas turmas para os Anos Finais e Ensino Médio.​​

Basquete



O basquete é um esporte que desenvolve a motricidade, lateralidade, impulsão e explosão muscular, uma vez que a dinâmica do jogo propõe rapidez e trabalho em equipe. Por meio desta modalidade, os atletas têm uma melhora em sua resistência física, considerando o ritmo do jogo. Permite destinar e controlar a energia dos praticantes para o foco, equilíbrio e coordenação.​​

Divide-se em:

  • Mini Basquete Misto (1° ao 3° ano dos Anos Iniciais)
  • Basquete Pré Mirim Misto (4º e 5º ano dos Anos Iniciais)
  • Basquete Mirim Misto (6° ao 8° ano dos Anos Finais)
  • Basquete Infantil Misto (9º ano dos Anos Finais ao 1º ano do Ensino Médio)
  • Basquete Juvenil Feminino (2° e 3º ano do Ensino Médio)
  • Basquete Juvenil Masculino (2° e 3º ano do Ensino Médio)


​Oficina de Esportes

Proposta: Nossa proposta é que o estudante vivencie diferentes esportes, despertando a afinidade por outras modalidades. Apresentaremos nesta oficina o atletismo, basquete, futebol, futsal, judô, ginástica, handebol e vôlei. Nessas práticas desportivas, serão iniciadas habilidades de forma descontraída, estimulando a destreza, exercícios físicos e o condicionamento corporal dos participantes.

É dividida em uma turma mista, para estudantes do 6º ao 9º ano dos Anos Finais.​​


Judô

 

Essa modalidade desenvolve o conhecimento e prática da filosofia do Judô, criado em 1882 pelo professor Jigoro Kano, no Japão. É um esporte olímpico que pode ser praticado indistintamente por todas as idades, cada qual respeitando as suas próprias limitações e que traz ensinamentos de disciplina, respeito e educação, bem como princípios morais, éticos e condicionamento físico. É capaz de desenvolver todas as valências físicas, trabalhando com a integração das crianças, dando-lhes condições a um excelente convívio social, o autocontrole e, acima de tudo, a autoestima.

O judô tem como característica a preocupação com a evolução técnica de forma inclusiva, através da troca de faixa/graduação. O estudante participa de competições de caráter educativo e integrador, assim como de eventos para demonstração de seus conhecimentos.

Divide-se em:

  • Judô Kids Misto (Níveis 2 e 3 da Educação Infantil)
  • Judô Mirim Misto (1º ao 3º ano dos Anos Iniciais)
  • Judô Infantil Misto (4º e 5º ano dos Anos Iniciais)
  • Judô Infanto Juvenil Misto (6º ao 8º ano dos Anos Finais)
  • Judô Juvenil Adulto Misto (9º ano dos Anos Finais ao Ensino Médio) ​​

Ginástica artística

 

​Conhecida também como ginástica olímpica, essa modalidade desenvolve de maneira completa os movimentos corporais em conjunto com seus aparelhos: trave, solo, salto, barras paralelas simétricas/assimétricas e cama elástica. A flexibilidade, força, potência, equilíbrio e coordenação motora ganham destaque dentro das capacidades trabalhadas, principalmente de forma lúdica e desenvolvendo os estudantes conforme suas necessidades, sempre respeitando seus limites e capacidades.

Nas aulas os participantes aprendem diversos movimentos específicos da modalidade, trabalhando sua autoconfiança e integração com o grupo. Essa atividade organiza eventos de caráter educativo e participativo, com o intuito de integrar e demonstrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo das aulas. No Marista Graças, o Festival da Primavera é um dos principais momentos de exibição dos aprendizados!

É dividida em:

  • Ginástica Artística Pré Mirim Misto (1º ao 3º ano dos Anos Iniciais)
  • Ginástica Artística Mirim Misto (4º e 5º ano dos Anos Iniciais)
  • Ginástica Artística Infantil Misto (6º ao 9º ano dos Anos Finais)​​​

Futebol de campo e Futsal​​

O Marista Graças tem histórico de participação em competições e torneios de futebol e futsal, sendo esportes com mais adesão e práticas. São modalidades esportivas que possibilitam a melhora de concentração, capacidade respiratória, agilidade e prontidão, assim como estimulam o trabalho em equipe e amizade.

Divide-se em:

  • Futsal Mamadeira Misto (Nível 2 da Educação Infantil ao 1º ano dos Anos Iniciais)
  • Futsal Fraldinha Misto (2º e 3º ano dos Anos Iniciais)
  • Futsal Pré Mirim Misto (4º e 5º ano dos Anos Iniciais)
  • Futsal Mirim Feminino (6º ao 8º ano dos Anos Finais)
  • Futsal Mirim Masculino (6º ao 8º ano dos Anos Finais)
  • Futebol de Campo Infantil Masculino (6º ano dos Anos Finais ao 1º ano do Ensino Médio)
  • Futsal Juvenil Feminino (9º ano dos Anos Finais ao Ensino Médio)
  • Futsal Juvenil Masculino (9º ano dos Anos Finais ao Ensino Médio).

Handebol

Essa modalidade esportiva permite aos nossos estudantes o estímulo, potência, agilidade e rapidez durante as partidas. Por meio do handebol, os atletas desenvolvem o trabalho em equipe, sendo estimulados a flexibilidade, a lateralidade, a motricidade e os reflexos dos colegas, de forma que haja uma melhora no desempenho em quadra. Além dos aspectos físicos e mentais trabalhados no esporte, a parte tática integra junto com a técnica, de acordo com o desenvolvimento da equipe.

Divide-se em:

  • Handebol Mirim Misto (6º ano ao 8º dos Anos Finais)
  • Handebol Infantil Misto (9º ano dos Anos Finais ao Ensino Médio)