Navegar para Cima

Atividades Complementares

Categoria esportiva

​​​No Marista Graças é possível que os estudantes vivenciem práticas esportivas que desenvolvam habilidades motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito ao adversário e às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade, de limitações próprias e do grupo. Estas, proporcionam aos participantes o desenvolvimento dos requisitos mínimos para um bom exercício das práticas, tendo em vista que o aprimoramento da técnica específica. Em cada modalidade, é exigida uma conjunção de fatores individuais e coletivos.

Os estudantes podem seguir dois caminhos junto à categoria esportiva: opção desportiva, onde os participantes aprendem fundamentos e características, e, em caso de evolução, representam o Colégio em competições, por meio da opção representativa. Para isso, os instrutores acompanham os atletas, analisando junto à Coordenação das Atividades Complementares os seus desempenhos, de forma que as equipes se constituem com base na análise de fatores primordiais para as práticas esportivas, como a assiduidade, comprometimento, pontualidade, crescimento dentro da atividade, características técnicas, entre outras. ​

​​​Atletismo

​O atletismo é uma das modalidades esportivas mais antigas do mundo, praticada desde a Grécia antiga e que engloba várias vertentes, dentre elas: corridas, saltos em altura, em distância, lançamentos, arremessos e revezamentos. O esporte trabalha com vigor a parte motora de cada indivíduo que o pratica. Além dos aspectos físicos, a superação e motivação são um dos pontos mais trabalhados nos atletas. No Colégio, o esporte é desenvolvido de maneira que seus participantes vivenciem um pouco de cada modalidade, podendo então escolher a que melhor se encaixa no seu perfil. São oferecidas turmas para os Anos Finais e Ensino Médio.​​

Basquete



O basquete é um esporte que desenvolve a motricidade, lateralidade, impulsão e explosão muscular, uma vez que a dinâmica do jogo propõe rapidez e trabalho em equipe. Por meio desta modalidade, os atletas têm uma melhora em sua resistência física, considerando o ritmo do jogo. Permite destinar e controlar a energia dos praticantes para o foco, equilíbrio e coordenação.​​

Divide-se em:

  • Mini Basquete Misto (1° ao 3° ano dos Anos Iniciais)
  • Basquete Pré Mirim Misto (4º e 5º ano dos Anos Iniciais)
  • Basquete Mirim/Infantil Misto (6° ao 9° ano dos Anos Finais)
  • Basquete Juvenil Feminino (Ensino Médio)
  • Basquete Juvenil Masculino (Ensino Médio)


Judô

 

Essa modalidade desenvolve o conhecimento e prática da filosofia do Judô, criado em 1882 pelo professor Jigoro Kano, no Japão. É um esporte olímpico que pode ser praticado indistintamente por todas as idades, cada qual respeitando as suas próprias limitações e que traz ensinamentos de disciplina, respeito e educação, bem como princípios morais, éticos e condicionamento físico. É capaz de desenvolver todas as valências físicas, trabalhando com a integração das crianças, dando-lhes condições a um excelente convívio social, o autocontrole e, acima de tudo, a autoestima.

O judô tem como característica a preocupação com a evolução técnica de forma inclusiva, através da troca de faixa/graduação. O estudante participa de competições de caráter educativo e integrador, assim como de eventos para demonstração de seus conhecimentos.

Divide-se em:

  • Judô Kids Misto (Níveis 2 e 3 da Educação Infantil)
  • Judô Mirim Misto (1º ao 3º ano dos Anos Iniciais)
  • Judô Infantil Misto (4º e 5º ano dos Anos Iniciais)
  • Judô Infanto Juvenil Misto (6º ao 8º ano dos Anos Finais)
  • Judô Juvenil Adulto Misto (9º ano dos Anos Finais ao Ensino Médio) ​​

Ginástica artística

 

​Conhecida também como ginástica olímpica, essa modalidade desenvolve de maneira completa os movimentos corporais em conjunto com seus aparelhos: trave, solo, salto, barras paralelas simétricas/assimétricas e cama elástica. A flexibilidade, força, potência, equilíbrio e coordenação motora ganham destaque dentro das capacidades trabalhadas, principalmente de forma lúdica e desenvolvendo os estudantes conforme suas necessidades, sempre respeitando seus limites e capacidades.

Nas aulas os participantes aprendem diversos movimentos específicos da modalidade, trabalhando sua autoconfiança e integração com o grupo. Essa atividade organiza eventos de caráter educativo e participativo, com o intuito de integrar e demonstrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo das aulas. No Marista Graças, o Festival da Primavera é um dos principais momentos de exibição dos aprendizados!

É dividida em:

  • Ginástica Artística Pré Mirim Misto (1º ao 4º ano dos Anos Iniciais)
  • Ginástica Artística Mirim Misto (5º ano dos Anos Iniciais)
  • Ginástica Artística Infantil Misto (6º ao 9º ano dos Anos Finais)​​​

Futebol de campo e Futsal​​

O Marista Graças tem histórico de participação em competições e torneios de futebol e futsal, sendo esportes com mais adesão e práticas. São modalidades esportivas que possibilitam a melhora de concentração, capacidade respiratória, agilidade e prontidão, assim como estimulam o trabalho em equipe e amizade.

Divide-se em:

  • Futsal Mamadeira Misto (Nível 2 da Educação Infantil ao 1º ano dos Anos Iniciais)
  • Futsal Fraldinha Misto (2º e 3º ano dos Anos Iniciais)
  • Futsal Pré Mirim Misto (4º e 5º ano dos Anos Iniciais)
  • Futsal Mirim Masculino (6º ao 8º ano dos Anos Finais)
  • Futebol de Campo Infantil Masculino (6º ano dos Anos Finais ao 1º ano do Ensino Médio)
  • Futsal Feminino (6º ano dos Anos Finais ao Ensino Médio)
  • Futsal Juvenil Masculino (9º ano dos Anos Finais ao Ensino Médio).

Handebol

Essa modalidade esportiva permite aos nossos estudantes o estímulo, potência, agilidade e rapidez durante as partidas. Por meio do handebol, os atletas desenvolvem o trabalho em equipe, sendo estimulados a flexibilidade, a lateralidade, a motricidade e os reflexos dos colegas, de forma que haja uma melhora no desempenho em quadra. Além dos aspectos físicos e mentais trabalhados no esporte, a parte tática integra junto com a técnica, de acordo com o desenvolvimento da equipe.

Divide-se em:

  • Handebol Mirim Misto (6º ano ao 9º dos Anos Finais)
  • Handebol Infantil Misto (Ensino Médio)

Voleibol 


O voleibol é um esporte criado em 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. Foi idealizado para ser um esporte de equipes sem contato físico com os oponentes, fazendo com que dessa forma os riscos de lesões fossem minimizados ao máximo. E esse é o motivo que faz do vôlei um esporte tão bom para crianças, o risco de lesões é mínimo.

São inúmeros os benefícios da prática esportiva do vôlei, dentre eles, destaque especial para o desenvolvimento das habilidades motoras, sociabilidade e competitividade, trabalho em equipe, respeito ao adversário e às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade, de limitações próprias e do grupo. 

  • Handeb​ol Mirim Misto (6º ano ao 9º dos Anos Finais)
  • Handebol Infantil Misto (Ensino Médio)