Navegar para Cima

Nossos Diferenciais

Formação continuada

Formação continuada para os educadores

​​​​​

​Nosso Fundador, São Marcelino Champagnat, iniciou um trabalho dirigido a crianças e jovens por meio da educação, com uma pedagogia muito prática, focada na presença, na solidariedade e no aprender fazendo. A partir disso, e preocupados com iniciativas que respondam às demandas atuais da realidade, a busca pelo aprimoramento da formação de nossos professores e funcionários faz parte do cotidiano escolar do Marista Graças. Seja em Jornadas Pedagógico Pastoral ou em encontros formativos realizados ao longo de todo o ano, as propostas visam um processo contínuo de atualização e aperfeiçoamento do conjunto de profissionais que permitem a concretização e atualização da missão educativa.

Nos meses de fevereiro e julho ocorrem as​ edições da Integração de Novos Colaboradores, com foco na acolhida dos educadores, retiro dos educadores e abordagens que vão da história do Instituto Marista a orientações técnicas e administrativas. 

​Outras atividades previstas são treinamentos de prevenção e combate a incêndio para os funcionários, ​com demais ações que integram o programa Bem Cuidar, criado para fortalecer a cultura do cuidado na instituição. Alguns des​ses treinamentos compõem o Programa Valorizando o Educador, destacado no prêmio Top Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS). O Prêmio é concedido pela Associação a pessoas que se destacam por ações voltadas à gestão do capital humano e responsabilidade social. Já foram agraciados com esta homenagem a Irmã Lúcia Boniatti, presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus; o presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Paulo Bellini; a presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher; a presidente de Honra da Fundação Projeto Pescar, Rose Marie Linck; entre outros​. São por meio de reconhecimentos como este que baseamos nossas capacitações, atrelados aos valores maristas desenvolvidos por São Marcelino Champagnat e mantidos em evidência até os dias de hoje.

Os educadores maristas também são incentivados a participar de cursos externos, seminários e congressos com foco na educação, além de Reunião de Formação de Professores nas quartas-feiras. Investir na formação continuada da equipe significa resgatar o saber dos educadores, ampliando conhecimentos, aprimorando habilidades e o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito. ​O jeito marista de educar pressupõe o exercício da constante busca por práticas criativas e significativas que atendam às expectativas e necessidades do estudante/educando marista e de sua família, considerando sua realidade. ​​​