É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a
construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão.
É o momento de aprofundar a leitura, a escrita, o raciocínio e a pesquisa.
Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo também os vínculos em família, os laços de solidariedade e o respeito mútuo.
Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.
A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.
DIFERENCIAIS
Família e escola juntas
Em nosso jeito de educar, acreditamos
que o diálogo e a parceria com as famílias são fundamentais para o
desenvolvimento da criança. Essa integração vai desde a acolhida e o processo
de adaptação escolar até o envolvimento dos pais na realização das tarefas de
casa e a participação nos projetos e eventos pedagógicos, contribuindo para a formação de hábitos de estudos.
Formação do leitor
O incentivo ao hábito da leitura está
presente em diversas iniciativas realizadas nas salas de aula, na Biblioteca e
em outros espaços. Os estudantes têm contato com diferentes gêneros de texto
por meio de atividades práticas de contação de histórias, hora do conto e escrita coletiva. Desse modo, aprendem de maneira lúdica e agradável.
Leitura de mundo
A alfabetização não é apenas um processo de letramento. Envolve também a leitura das interações que as crianças têm com o mundo ao seu redor. Por meio dos projetos desenvolvidos e das mediações dos professores, os estudantes são desafiados a dar sentido para aquilo que leem, construindo uma aprendizagem significativa.
Pensamento Computacional
Atividade curricular voltada aos 4º e 5º anos EF, o Pensamento Computacional é uma forma de estruturar soluções de problemas, utilizando conceitos e conhecimento da computação. Possibilita ao estudante não apenas consumir, como também criar e personalizar tecnologia. Desenvolve uma série de habilidades aliadas à criatividade e à lógica.
ESPAÇOS
Todas as salas de aula são climatizadas. A
escola oferece outros espaços de aprendizagem, como:
- Estúdio de Ciências da Natureza
- Espaço Maker | Tecnologias Educacionais
- Ateliê do Sabor
- Sala de Dinâmicas
- Restaurante/Cantina
- Praça Colorida
- Capela
- Estúdio de Linguagens
- Biblioteca
- Bosque
- Ginásio de Esportes
- Quadra de grama sintética
- Salão de Eventos
OUTRAS ATIVIDADES
UNIFORME
O uso do uniforme estudantil completo
é obrigatório.
SEGURANÇA
O colégio conta com identificação
(veículo e pessoal) na portaria e na recepção, circuito de monitoramento
interno, Área Protegida, Seguro Educacional, uso obrigatório do uniforme
estudantil completo, além de auxiliares de disciplina que orientam os
estudantes e supervisionam a entrada, a saída e os recreios.