Níveis de Ensino

Educação Infantil (3 A 5 ANOS)

Aprender por inteiro é valorizar cada novo significado. Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados,...

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​O BRINCAR

Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a socialização, a autonomia, a cooperação e a solidariedade.​

​​DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista,​ alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados​ e se expressa.​

A elaboração das atividades e dos projetos ​​envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacio​nam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.

Os planejamentos pedagógicos s​ão realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.​​​​​

​​​DIFERENCIAIS

Adaptação e afetividade​​

Proporcionamos às crianças e suas famílias um ambiente escolar acolhedor, que favorece a formação de vínculos e a socialização. Por meio do diálogo e da escuta, também desenvolvemos atividades que contribuem para a criança se sentir confiante em suas ações e atitudes, facilitando o processo de adaptação à escola.

Aprender brincando

Em nossa proposta pedagógica, acreditamos na valorização do brincar, pois é uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Os estudantes vivenciam momentos que estimulam a imaginação, a criatividade, a socialização, a autonomia e o protagonismo.

Espaços de experiências

Considerados parte essencial da proposta curricular, os ambientes são planejados e transformados em espaços que favorecem a interação entre as crianças, o professor e o meio. As iniciativas contemplam desde a reorganização do mobiliário em sala de aula até o contato com brinquedos e materiais variados que despertam a curiosidade para novas aprendizagens.

Múltiplas linguagens

Para se comunicar e fazer leituras de mundo, a criança utiliza diversas linguagens: corporal, escrita, matemática, plástica, tecnológica, gráfica, musical, entre outras. Por isso, promovemos, diariamente, vivências que contemplam essas formas de expressão, por meio de atividades lúdicas, artísticas, criativas e recreativas.

ESPAÇOS

A escola conta com um prédio com estrutura completa adequada esse nível de ensino. Os ambientes planejados para a faixa etária da Educação Infantil visam construir ambientes de
aventuras, descobertas, criatividade e desafios. Todas as salas de aula são climatizadas.

Além disso, a escola oferece outros espaços de aprendizagem, como:

• Estúdio de Ciências da Natureza
  • Espaço Maker | Tecnologias Educacionais
  • Ateliê do Sabor
  • Praça Colorida​​​
  • Capela​
  • Estúdio de Linguagens​
  • Bosque
  • Restaurante/Cantina
  • Ginásio de Esportes
  • Quadra de grama sintética
  • Salão de Eventos

OUTRAS ATIVIDADES

AVALIAÇÃO

Na Educação Infantil, a avaliação é permanente, contínua e qualitativa, realizada a partir da observação processual do estudante, abrangendo o registro da evolução de suas aprendizagens. A família é co​municada semestralmente do desempenho da criança, por meio de ​pareceres descritivos.

UNIFO​RME

O uso do uniforme estudantil​ completo é obrigatório

SEGURANÇA

O colégio conta com ide​ntificação (veículo e pessoal) na portaria e na recepção, circuito de monitoramento interno, Área Protegida, Seguro Educacional, uso obrigatório do uniforme
estudantil completo, além de professoras auxiliares nas turmas e auxiliares de disciplina que orientam os estudantes e supervisionam a entrada, a saída e os recreios.

REQUISITOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

• ​Nível 1: 3 anos completos até 31/3/2023