Navegar para Cima

Sobre

Ampliação do Marista Ipanema

​​​​​​​DSC_0005_.JPG​​​​​​​​​

Há doze anos, o Colégio Marista Ipanema faz parte da​​​​ comunidade do bairro Ipanema, concretizando, diariamente, a missão de promover uma educação integral, baseada em processos inovadores e sustentáveis. 

Com base em nosso compromisso, que nos convoca a sermos líder em educação de excelência, por meio de processos pedagógico-pastorais inovadores, comprometidos com a ética, sustentabilidade e a qualidade de vida, buscamos dar um salto em nossa atuação. ​ 

Tendo em vista o horizonte traçado em nosso Planejamento Estratégico, que nos impulsiona a qualificar ainda mais os serviços oferecidos, começamos a dar os primeiros passos rumo ao crescimento da instituição.


​O FUTURO COMEÇA AGORA! 

Nosso ousado projeto de ampliação figura como um dos maiores investimentos dos últimos anos dos Colégios Maristas. O principal objetivo é suprir uma demanda de evolução em estrutura física, segurança, excelência pedagógica e atendimento. Nos próximos anos, nossa escola irá praticamente triplicar de tamanho, qualificando ainda mais o fazer pedagógico diário. 

RM-IP-PE-3D_R02_G_ARQUIVO_AÉREA 4_edit.jpg
​​

A INOVAÇÃO GANHA MAIS ESPAÇO

​Este grande investimento trará novos espaços para uma educação de excelência na Zona Sul. Serão 23 mil metros de área construída, com 20 novas estruturas (salas, auditórios, restaurante, entre outros ambientes) e capacidade projetada para atender até 1,6 mil estudantes. 




POR QUE AMPLIAR?

A Zona Sul de Porto Alegre é uma região com grande potencial de crescimento. O Marista Ipanema está localizado em uma região em franca expansão, e a consolidação de um colégio de grande porte na região tende a aumentar a fixação da população local no bairro. Estima-se que o desenvolvimento da escola acarrete em mais 140 vagas diretas de trabalho, incluindo o corpo docente e funcionários da própria escola. ​


​​​MUDANÇAS NO ACESSO AO COLÉGIO

Ao longo da ampliação, algumas mudanças ocorrerão nos acessos ao Colégio. Confira: 

SITUAÇÃO ATUAL

Acessos-Marista-Ipanema.jpg

​O Acesso 1 (na imagem acima, destacado em amarelo), pela Avenida Coronel Marcos, contempla área de embarque e desembarque em sentido único, com saída para a Rua Manoel Leão. Assim como no Acesso 2 (na imagem, em verde), também em sentido único, com entrada na Rua Manoel Leão e saída para a Avenida Coronel Marcos. Ao final da Rua Manoel Leão, temos também o Acesso 3 (na imagem, em vermelho), com entrada pelo Bosque, onde há área de embarque e desembarque, vagas de estacionamento, guarita com portaria e passarela coberta com ligação ao pátio do Colégio por meio do Bosque. 

Nos horários de entrada e saída, são disponibilizados profissionais da escola para acompanhar e orientar o deslocamento dos estudantes.  ​



PERGUNTAS FREQUENTES

​Como será o desenvolvimento da obra?
Ainda que a ampliação da escola seja um grande projeto, ela será realizada em etapas, com o objetivo de impactar o mínimo possível a rotina dos estudantes. 

Haverá prejuízo para aprendizagem?
Não. Zelamos pelo processo de ensino e aprendizagem, e os espaços necessários serão devidamente reorganizados para oferecer aos estudantes estrutura adequada e aprendizagem de excelência.

​Os estudantes têm acesso à obra? 
Não. Tendo em vista a segurança de todos que circulam pelo Colégio, a área da obra está completamente isolada. Não é permitido o acesso de estudantes, famílias ou educadores ao canteiro de obras. Da mesma forma, os operários da obra também não têm acesso aos espaços pedagógicos do Colégio.

Haverá ampliação do quadro de monitores? 
Sim, já foi iniciado o processo de adequação do quadro de profissionais para atender as demandas da ampliação. Nos acessos ao Colégio, em horários de entrada e saída, os estudantes são orientados e acompanhados por educadores. 


MAIS ESCLARECIMENTOS

A ampliação que será realizada ao longo dos próximos anos trará mais espaços para aprender com excelência e conviver com segurança. Aqui, no site da escola, haverá atualizações contínuas sobre o andamento da obra. Para mais esclarecimentos sobre este projeto, estamos abertos ao diálogo. Em caso de dúvidas, contate-nos através do e-mail [email protected]