Navegar para Cima

Sobre

Ampliação do Marista Ipanema

​​​​​​​​​​​​​​​DSC_0005_.JPG​​​​​​​​​

Desde 2007, o Colégio Marista Ipanema faz parte da​​​​ comunidade do bairro Ipanema, concretizando, diariamente, a missão de promover uma educação integral, baseada em processos inovadores e sustentáveis. 

Com base em nosso compromisso, que nos convoca a sermos líder em educação de excelência, por meio de processos pedagógico-pastorais inovadores, comprometidos com a ética, sustentabilidade e a qualidade de vida, buscamos dar um salto em nossa atuação. ​ ​

Tendo em vista o horizonte traçado em nosso Planejamento Estratégico, que nos impulsiona a qualificar ainda mais os serviços oferecidos, começamos a dar os primeiros passos rumo ao crescimento da instituição.​​​​

 
​​

​O FUTURO COMEÇA AGORA! 

Nosso ousado projeto de ampliação figura como um dos maiores investimentos dos últimos anos dos Colégios Maristas. O principal objetivo é suprir uma demanda de evolução em estrutura física, segurança, excelência pedagógica e atendimento. Nos próximos anos, nossa escola irá praticamente triplicar de tamanho, qualificando ainda mais o fazer pedagógico diário. 

RM-IP-PE-3D_R02_G_ARQUIVO_AÉREA 4_edit.jpg

 

A INOVAÇÃO GANHA MAIS ESPAÇO

​Este grande investimento trará novos espaços para uma educação de excelência na Zona Sul. Serão 23 mil metros de área construída, com 20 novas estruturas (salas, auditórios, restaurante, entre outros ambientes) e capacidade projetada para atender até 1,6 mil estudantes. ​


Com a ampliação, a biblioteca do Marista Ipanema terá seu espaço físico reestruturado e ressignificado à luz da proposta pedagógica marista. O ​novo conceito de biblioteca escolar propõe ambientes dinâmicos e acolhedores, que promovem e intensificam as práticas interdisciplinares. Nossa biblioteca será um lugar de diálogos, de aprendizagens e de compartilhamento coletivo de saberes. ​Confira abaixo as projeções: 

MAR_IPA_BIBLIOTECA_CAM01.jpg

MAR_IPA_BIBLIOTECA_CAM02.jpg

POR QUE AMPLIAR?

A Zona Sul de Porto Alegre é uma região com grande potencial de crescimento. O Marista Ipanema está localizado em uma região em franca expansão, e a consolidação de um colégio de grande porte na região tende a aumentar a fixação da população local no bairro. Estima-se que o desenvolvimento da escola acarrete em mais 140 vagas diretas de trabalho, incluindo o corpo docente e funcionários da própria escola. ​


 ​​​MUDANÇAS NO ACESSO AO COLÉGIO

Ao longo da ampliação, algumas mudanças ocorrerão nos acessos ao Colégio. Confira: 

SITUAÇÃO ATUAL

Acessos-Marista-Ipanema.jpg

 

​​O Acesso 1 (na imagem acima, destacado em amarelo), pela Avenida Coronel Marcos, contempla área de embarque e desembarque em sentido único, com saída para a Rua Manoel Leão. Assim como no Acesso 2 (na imagem, em verde), também em sentido único, com entrada na Rua Manoel Leão e saída para a Avenida Coronel Marcos. Ao final da Rua Manoel Leão, temos também o Acesso 3 (na imagem, em vermelho), com entrada pelo Bosque, onde há área de embarque e desembarque, vagas de estacionamento, guarita com portaria e passarela coberta com ligação ao pátio do Colégio por meio do Bosque. 

Nos horários de entrada e saída, são disponibilizados profissionais da escola para acompanhar e orientar o deslocamento dos estudantes.  ​

FIQUE ATENTO!

Teremos algumas mudanças nos acessos e atendimento nas próximas semanas.

A partir do dia 2/12, começarão as obras de alargamento de um trecho da Avenida Coronel Marcos, uma contrapartida do projeto de ampliação do Colégio que objetiva melhorar o fluxo de veículos e pedestres do entorno. Os serviços serão iniciados com sinalização das vias, isolamento de passeios e reformulação necessária nas redes de água, esgoto, energia e pavimentação. A estimativa de conclusão da obra é para 29/2/2020, dependendo também de condições meteorológicas favoráveis e serviços/liberações de gestão exclusiva de órgãos públicos e concessionárias. 

Neste sentido, informamos que a partir do dia 23/12 o acesso ao Marista Ipanema se dará exclusivamente pelo prédio anexo do Colégio (Avenida Coronel Marcos, nº 2039), tanto para pedestres quanto para veículos. Neste espaço, durante o recesso escolar, funcionarão os seguintes setores: Direção, Coordenações, Secretaria, Tesouraria, Recursos Humanos, Extraclasse e Central de Matrículas. Ressaltamos, também, que neste período o horário de atendimento externo dos setores citados será reduzido: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

Assim que os setores ini​ciarem os atendimentos na nova estrutura do Colégio, comunicaremos às famílias. 


 

ACOMPANHE A AMPLIAÇÃO

​Confira as imagens aéreas e do canteiro de obras da nossa ampliação:

Imagens de julho/2019:

 


Imagens de agosto/2019:

 


Imagens de setembro/2019:​

 


Imagens de novembro/2019:​

 


​PERGUNTAS FREQUENTES

​Como será o desenvolvimento da obra?
Ainda que a ampliação da escola seja um grande projeto, ela está sendo realizada em etapas, com o objetivo de impactar o mínimo possível a rotina dos estudantes. 

Haverá prejuízo para aprendizagem?
Não. Zelamos pelo processo de ensino e aprendizagem, e os espaços necessários serão devidamente reorganizados para oferecer aos estudantes estrutura adequada e aprendizagem de excelência.

​Os estudantes têm acesso à obra? 
Não. Tendo em vista a segurança de todos que circulam pelo Colégio, a área da obra está completamente isolada. Não é permitido o acesso de estudantes, famílias ou educadores ao canteiro de obras. Da mesma forma, os operários da obra também não têm acesso aos espaços pedagógicos do Colégio.

MAIS ESCLARECIMENTOS

A ampliação que está sendo realizada trará mais espaços para aprender com excelência e conviver com segurança. Aqui, no site da escola, haverá atualizações contínuas sobre o andamento da obra. Para mais esclarecimentos sobre este projeto, estamos abertos ao diálogo. Em caso de dúvidas, contate-nos através do e-mail  [email protected]


empresa_234x60.gif