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Atividades Complementares

Atividades Complementares 2021

​​​​As Atividades Extraclasse são uma oportunidade para estudantes desenvolverem habilidades além da sala de aula, por meio de atividades esportivas e culturais. Durante o período de pandemia, contaremos com um portfólio diferenciado, adaptado para as especificações necessárias ao momento vivido.​​


​Modalidade
Nível de ensino​
​Dia 
Horário​​Investimento
Início
​Capoeira
Educação Infantil ao 5º ano EF
​sexta-feira
Das 10h às 10h40​​R$ 64,00
​9/4
​Robótica | Iniciante
4º e 5º ano EF​
​terça-feira
​Das 9h às 11h
R$ 103,00​
13/4
​Robótica | Avançado
6º ao 8º ano EF​
​terça-feira
Das 13h30 às 15h30​
​R$ 103,00
13/4
​Atividade Física
6º ano EF ao EM​
quinta-feira​
​Das 15h30 às 16h30
​R$ 64,00
​​18/3
​Yoga

6º ano EF ao EM​
​terça-feira
Das 15h30 às 16h30​
R$ 64,00​
​​16/3
​Pastoral Juvenil Marista
​6º ano EF ao EM​
Conforme o grupo
Conforme o grupo
​Gratuito
​Maio para os novos participantes
​Robótica | Roboton (iniciantes)

​9º ano EF ao EM
quarta e quinta-feira​
​Das 14h às 16h
R$ 103,00​Agosto
​Robótica | Bussines e Empreendedorismo​​
​​9º ano EF ao EM
​quinta-feira​
​Das 16h às 18h
​R$ 103,00
​Maio
​Robótica | Coding
​​9º ano EF ao EM
​quarta-feira
​Das 16h às 18h
​R$ 103,00
​Maio
​Robótica | CAD e Design de Mecanismo
​​9º ano EF ao EM
​quinta-feira​
​Das 13h30 às 15h30
​R$ 103,00
​Maio
​Robótica | Marketing Digital e Design Gráfico
​​9º ano EF ao EM
​​quinta-feira​​
​Das  13h30 às 15h30
​R$ 103,00
​Maio


​Grupo de Voluntariado​​​​​​​​​

​9º ano EF ao EM
​quarta-feira
​Das 14h às 15h
​Gratuito


Conheça as atividades:

Atividade Física: ​O objetivo é proporcionar e contribuir para o desenvolvimento físico, saúde e bem estar dos estudantes, oportunizando através dessas práticas e vivencias, momentos de lazer, descontração e socialização. Um momento em que os jovens poderão, de forma lúdica e prática, sair por um tempo da rotina de estudos teóricos, aliviando a tensão e a lassidão do dia a dia, cuidando da saúde, corpo e mente.​

Capoeira: Promover o ensino da Capoeira de forma educativa nos âmbitos do esporte, lazer e cultura é a proposta desta modalidade. As atividades realizadas serão de forma lúdico-recreativas através do movimento espontâneo, estimulando e desafiando a criança por meio de exercícios criativos. É um momento de grande aprendizado, possibilitando uma melhora na expressão corporal, coordenação motora, flexibilidade e resistência. Contempla também a iniciação da musicalidade da capoeira, por meio do canto e do ensino dos instrumentos musicais. Um ensino progressivo, respeitando as capacidades de cada criança.​

Grupo de Voluntariado: O objetivo deste projeto é oportunizar aos estudantes do 9º ano EF e EM o desenvolvimento de trabalho voluntário e solidário, organizado e responsável, tendo como pressupostos os ideais maristas de solidariedade, sensibilidade, concepção humana e social e transformação da realidade.

Pastoral Juvenil Marista (PJM):  A Pastoral Juvenil Marista é a organização de grupos juvenis dentro das escolas e das obras sociais Maristas. Um espaço de participação de adolescentes e jovens onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. Chamado a fazer parte atuante da história, na PJM o jovem é incentivado a construir um futuro pessoal e coletivo, entendendo ser agente de mudança social a partir do seu protagonismo e liderança.

Robótica Educacional:

Iniciante (4º e 5ºano EF) - Aulas introdutórias a cada uma das ferramentas da Robótica Educacional, utilizando esses recursos para desenvolver um projeto no decorrer do curso. Além disso, os estudantes terão aulas básicas de FLL (modalidade de equipe representativa para competição de Robótica Lego​). 

Avançado (6º ao 8º ano EF) - Aulas introdutórias a cada uma das ferramentas da Robótica Educacional, utilizando esses recursos para desenvolver um projeto no decorrer do curso. Além disso, os estudantes terão aulas básicas de FLL (modalidade de equipe representativa para competição de Robótica Lego). A principal diferença entre a modalidade Iniciante e Avançado, é justamente o grau de aprofundamento nas ferramentas.

Roboton (9º ano EF ao Ensino Médio) - Os estudantes receberão o desafio de, como equipe, projetar, construir e programar um robô de competição da FIRST Robotics Competition, a maior competição de robótica do mundo. Este robô irá participar do jogo Infinite Recharge e irá competir a nível nacional com outras equipes Brasileiras. Para resolver o desafio de desenvolver um robô de até 60kg e 1,5m de altura, os estudantes precisarão gerenciar recursos de engenharia, técnicos e financeiros. Assim de estabelecer uma estratégia clara para a solução do desafio. Além do desafio de engenharia, a equipe também será responsável por criar a sua identidade visual, buscar parcerias para desenvolver o seu robô e compartilhar o seu resultado com outras equipes.​

Business e Empreendedorismo (9º ano EF ao Ensino Médio) - Buscando proporcionar aos estudantes os conhecimentos de Robótica Educacional, a oficina irá abordar Gestão Financeira para empresas e indivíduos; fundamentos do empreendedorismo; ferramentas para estruturar o seu negócio e como abrir uma empresa.

Coding (9º ano EF ao Ensino Médio) - Buscando proporcionar aos estudantes os conhecimentos de Robótica Educacional, a oficina irá abordar fundamentos de algoritmos e pensamento computacional; estudo de sistemas embarcados, como Arduino e RoboRio; Linguagem C e LabVIEW; algorítimos de controle para FRC.​

CAD e Desing Gráfico (9º ano EF ao Ensino Médio) - Buscando proporcionar aos estudantes os conhecimentos de Robótica Educacional, a oficina irá abordar: desenho e análises em 2D e 3D utilizando software de CAD (Design assistido por computador); montagens em 3D; convenções de design para máquinas; dimensionamento de sistemas mecânicos; design para FRC​.

Marketing Digital e Design Gráfico (9º ano EF ao Ensino Médio) - Buscando proporcionar aos estudantes os conhecimentos de Robótica Educacional, a oficina irá abordar: Desing Gráfico utilizando ferramentas como Canva e Illustrator; Gestão de Mídias Sociais; fundamentos de Marketing; criação de websites para a sua empresa; publicidade utilizando mídias digitais.

Yoga: Esta atividade contempla um conjunto de posturas corporais, combinadas com meditação e respiração. Busca contribuir para a melhora na flexibilidade, com exercícios pensados para todos os estudantes, pois sua prática e o seu desenvolvimento é individual. Traz benefícios para a mente e para o corpo, sendo uma forma de aliviar o estresse, além de melhorar a concentração e atenção.​