ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA
Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.
MATRIZES CURRICULARES
Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.
Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
DIFERENCIAIS
FORMAÇÃO HUMANATendo como foco a formação humana, nosso currículo contempla aulas de Filosofia e Ensino Religioso, resgatando as diferentes culturas religiosas, valores, cidadania e ética. O olhar filosófico desenvolve a criticidade, o conhecimento de mundo e capacidade de argumentação.
HÁBITOS DE ESTUDO
Por meio do acompanhamento constante e de estratégias educacionais, auxiliamos o estudante a organizar e manter a sua rotina escolar. Também oferecemos Estudos de Recuperação para atender àqueles que precisam superar dificuldades de aprendizagem.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A valorização da metodologia de investigação científica na PioTeC – Mostra de Projetos de Tecnologias e Ciências incentiva e viabiliza o interesse pela pesquisa e o protagonismo científico. O projeto é desenvolvido em equipe e o tema é de livre escolha dos estudantes.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Além dos momentos de aprendizado no Laboratório de Tecnologias Educacionais, contamos com aulas práticas de Lego. Assim, os conceitos tecnológicos são conectados com as aprendizagens construídas em sala de aula.