Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.
Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.
Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.
Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.
DIFERENCIAIS
PLANEJANDO O FUTURO
Nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação e valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, odespertar de talentos e diferentes formas de aprender. Estimulamos a liderança, o protagonismo juvenil, a autonomia e aprática da soliedariedade. PPREPARAÇÃO PARA VESTIBULAR E ENEM
Os conteúdos, habilidades e competências são trabalhados através do componente curricular e por área do conhecimento, comtemplando a interdisciplinariedade. As práticas preparatórias, como simulados, palestras, aulas especiais e orientação vocacional ocorrem de forma sistêmica, no decorrer do ano letivo.
ROBÓTICA EDUCACIONAL
A Robótica é aliada com a produção de conhecimento em aula, agregando novas vivências. Os estudantes que desejam se aprofundar nos conhecimentos robótica, podem participar das atividades extraclasse e desenvolver habilidades nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
INTERCÂMBIOS
Por meio do Intercâmbios para Canadá, Inglaterra, Estados Unidos e Nova Zelândia, possibilitamos aos estudantes do Ensino Médio experiências multiculturais e o contato com a Língua Inglesa no exterior. A iniciativa formenta o conhecimento acadêmico e comtempla atividades culturais, esportivas, passeios entre outras opções que estimulam o protagomismo e a autonomia.
Novo Ensino Médio
Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em janeiro de 2022, o novo currículo foi implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista é composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.
A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.
Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.
Percursos Investigativos Optativos | 1º e 2º anos EM
Nos Percursos Investigativos Optativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados 6 Percursos Investigativos para o 1° ano EM, e para o 2º ano EM foram determinados 13 Percursos Investigativos.
Parceria com a PUCRS | 2º ano EM
Acreditamos na inovação como elemento de transformação dos conhecimentos e das experiências escolares, com essa parceria nossos estudantes terão a oportunidade de escolher, conforme seu projeto de vida, duas unidades optativas online entre sete opções disponíveis, visando a ampliação dos seus conhecimentos e possibilitando novas experiências no seu percurso como estudante do Ensino Médio. Para essa etapa, foram determinados sete Unidades Curriculares Optativas.
Quer entender melhor este percurso? Confira aqui os detalhes de cada Percurso Investigativo Optativo.
