Níveis de Ensino

Ensino Médio

Incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades.

MANTER O FUTURO EM MOVIMENTO NOS COMPLETA

Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Pro​jet​o Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​​

Ao longo do ano letivo, os estudantes particip​am ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​​​​

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A partir da PioTeC – Mostra de Projetos de Tecnologias e Ciências, cria-se um mundo de
oportunidades para investir em soluções que possam melhorar a nossa vida em comunidade. Muito além de produções científicas, o estudante é desafiado a participar da construção de um mundo econômico, social e ambientalmente sustentável.

INTERCÂMBIO CULTURAL
Além da opção de Intercâmbio ​para Inglaterra, Nova Zelândia e Canadá, também oferecemos o Intercâmbio Cultural Marista Brasil e Chile. O projeto proporciona o conhecimento e a troca entre culturas por meio da convivência, a ampliação de aprendizados e a prática da Língua Espanhola. Os estudantes se hospedam em casas de famílias do Chile e depois recebem, em suas casas, jovens chilenos, formando laços para toda a vida.

PENSANDO O FUTURO
Os estudantes participam de ações focadas na preparação para Enem e os vestibulares, orientação profissional, escolha de carreira e formação cidadã, além de participarem de atividades que estimulam a liderança, o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade. O currículo é composto por 33 horas semanais de vivências que abrangem as diferentes áreas de conhecimento e proporciona um espaço de relações que produzem saberes, valores e identidades.

​ROBÓTICA EXTRACURRICULAR | REPIO
Implantada em 2002, a Robótica Extracurricular do Marista PioXII (Repio) possibilita que os estudantes entrem em contato com tecnologias e desenvolvam habilidades fundamentais para o futuro profissional. Eles também realizam ações sociais, apresentando uma parte da ciência por meio dos conceitos de Robótica. Além disso, os integrantes do time Under Control #1156 participam anualmente da First Robotics Competition, maior competição de robôs para o Ensino Médio do mundo, conquistando importantes prêmios internacionais.

​​botao_site.png