Níveis de Ensino

Ensino Médio

Incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades.

​​​​​Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​​

DIFERENCIAIS

PLANEJANDO O FUTURO

Nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação e valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, odespertar de talentos e diferentes formas de aprender. Estimulamos a liderança, o protagonismo juvenil, a autonomia e aprática da soliedariedade.

PPREPARAÇÃO PARA VESTIBULAR E ENEM

Os conteúdos, habilidades e competências são trabalhados através do componente curricular e por área do conhecimento, comtemplando a interdisciplinariedade. As práticas preparatórias, como simulados, palestras, aulas especiais e orientação vocacional ocorrem de forma sistêmica, no decorrer do ano letivo.

ROBÓTICA EDUCACIONAL

Robótica é aliada com a produção de conhecimento em aula, agregando novas vivências. Os estudantes que desejam se aprofundar nos conhecimentos robótica, podem participar das atividades extraclasse e desenvolver habilidades nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

INTERCÂMBIOS

​Por meio do Intercâmbios para Canadá, Inglaterra, Estados Unidos e Nova Zelândia, possibilitamos aos estudantes do Ensino Médio experiências multiculturais e o contato com a Língua Inglesa no exterior. A iniciativa formenta o conhecimento acadêmico e comtempla atividades culturais, esportivas, passeios entre outras opções que estimulam o protagomismo e a autonomia.

Novo Ensino Médio

Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em janeiro de 2022, o novo currículo foi implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista é composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.

Percursos Investigativos Optativos | 1º e 2º anos EM

Nos Percursos Investigativos Optativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados 6 Percursos Investigativos para o 1° ano EM, e para o 2º ano EM foram determinados 13 Percursos Investigativos.

Parceria com a PUCRS | 2º ano EM

Acreditamos na inovação como elemento de transformação dos conhecimentos e das experiências escolares, com essa parceria nossos estudantes terão a oportunidade de escolher, conforme seu projeto de vida, duas unidades optativas online entre sete opções disponíveis, visando a ampliação dos seus conhecimentos e possibilitando novas experiências no seu percurso como estudante do Ensino Médio. Para essa etapa, foram determinados sete Unidades Curriculares Optativas.

Quer entender melhor este percurso? Confira aqui​ os detalhes de cada Percurso Investigativo Optativo.​

Botão Matriculas Abertas_37px altura_Prancheta 1 cópia 2.png