Nos primeiros anos da vida escolar, valorizamos o cuidado e o desenvolvimento pedagógico das crianças. Nessa fase, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, contribuindo para que as crianças assimilem, desde cedo, a autonomia, a socialização, a cooperação e a solidariedade.
Acreditamos na valorização do brincar como uma das primeiras formas de expressão da criança e de sua relação com o mundo. Por isso, nossos espaços são pensados e organizados para proporcionar aos estudantes momentos que incentivam a imaginação, a criatividade, a socialização, a descoberta, a autonomia e o protagonismo.
DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossa proposta pedagógica valoriza as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial e nos conhecimentos que cada uma delas traz em seu repertório cultural e familiar. Para guiar nossos educadores nesse sentido, contamos as Diretrizes da Educação Infantil Marista, alicerçadas nas concepções das novas infâncias e no debate sobre os processos de desenvolvimento da criança e as formas como ela se apropria de significados e se expressa.
A elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, também são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa, de curiosidades trazidas pelas crianças.
Os planejamentos pedagógicos são realizados pelos professores cumprindo os objetivos de aprendizagem e as experiências apontadas na legislação da área. Isto é, desenvolvem ações de leitura e escrita, de desenho, de música, de jogos e construções matemáticas, além de experiências, envolvendo a corporeidade, o contato com a natureza e a linguagem tecnológica.
DIFERENCIAIS
ACOLHIDA E ADAPTAÇÃO
Proporcionamos um ambiente escolar acolhedor, que favorece a formação de vínculos e a socialização. Por meio do diálogo e da escuta, também desenvolvemos atividades que contribuem para a criança se sentir confiante em suas ações e atitudes, facilitando o processo de adaptação à escola.
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
Nossa proposta pedagógica é embasada nos campos de experiência: investigar, elaborar hipóteses, compartilhar ideias, por isso nossos espaços valorzam as capacidades e os saberes das crianças, acreditando em seu potencial, incentivando a imaginação, a criatividadee a descoberta.
VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA
Valorizamos o brincar e as infâncias, pois entendemos que as crianças são capazes de elaborar ideias, entender e questionar a realidade, produzindo siguinificados sobre si e o outro mundo. Estimulando desde cedo a autonomia, socialização, cooperação e a soliedariedade, tornando-as protagonistas do seu processo de aprendizagem.
VIVÊNCIAS EM INGLÊS
O aprendizado da Língua Inglesa ocorre de forma lúdica e por meio de vivências conectadas à segunda língua. O objetivo é estimular a curiosidade para o aprendizado de novas palavras, oferecendo um conjunto adequado de condições para o aprendizado do novo idioma.