Navegar para Cima

Níveis de Ensino

ENSINO FUNDAMENTAL | 1º A 5º ANO

O estudante aprofunda a construção de seus valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão.

CONSTRUIR VALORES NOS COMPLETA

É nessa primeira etapa do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano EF, que o estudante aprofunda a construção de valores, compreendendo seu papel enquanto cidadão. São promovidas experiências e interações com o propósito de desenvolver habilidades e competências. Acompanhamos de perto esse processo, fortalecendo os vínculos em família e o respeito mútuo.

Com foco na formação integral, a rotina curricular favorece conexões entre conhecimentos, cultivando a autonomia, a solidariedade e a amizade. A aprendizagem ocorre de forma dinâmica e criativa, visando ao domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio, da pesquisa e do entendimento de mundo.

A partir de um planejamento prévio dos educadores, os ambientes escolares são utilizados como cenários dinâmicos que promovem a imaginação e a comunicação por meio de brincadeiras, interações e descobertas. Todos os espaços são pensados e organizados para que os estudantes criem, dialoguem e transformem.

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projet​o Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​​

Ao longo do ano letivo, os estudantes particip​am ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​​

​DIFERENC​​​IAIS


ARTE E MÚSICA

Do 1º ao 3º ano EF, a música é trabalhada como meio para desenvolver a expressão, a coordenação motora e a autoestima da criança, além de ser um poderoso instrumento de integração social. No 4º e 5º ano EF, a arte contempla a inventividade, a linguagem artística e a sensibilidade estética dos estudantes.

HÁBITOS DE ESTUDO
Com esse projeto, auxiliamos o estudante a criar sua própria rotina de aprendizagem, por meio da valorização das suas potencialidades aliada ao material lúdico oferecido. As famílias também são envolvidas nesse processo, recebendo orientações e dicas sobre como contribuir para a construção da autonomia e a organização nos estudos.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Por meio de desafios e brincadeiras, utilizando kits de Lego, os estudantes aprendem de forma lúdica e criativa. Os conteúdos de sala de aula são aprofundados no Laboratório de Lego, possibilitando o contato com diferentes linguagens, bem como o incentivo à curiosidade e ao trabalho em equipe.

PROJETOS PEDAGÓGICOS
Ao longo do ano, desenvolvemos projetos que estimulam a leitura, a investigação e a construção de conhecimentos a partir de problematizações, debates e trabalhos em grupo. Além de contribuir para o processo de aprendizagem do estudante, essa ação pedagógica gera produções coletivas e individuais, orais e escritas.

AI.png