Navegar para Cima

Projetos

Programa de Internacionalização Living English

Objetivo é potencializar o ensino da Língua Inglesa, promovendo novas experiências, metodologias e aprendizagens.

​​​O Programa de Internacionalização Living English tem o objetivo de potencializar o ensino da Língua Inglesa, promovendo novas experiências, metodologias e aprendizagen​s. Visando o aumento de possibilidades de vivências no idioma e culturas, o programa contempla ampliação da carga horária na Educação Infantil e Ensino Fundamental, com nova proposta de aprendizagem, além de proporcionar experiências dentro e fora do ambiente escolar, formando cidadãos globais e estudantes protagonistas de suas escolhas. ​

Conheça a proposta para cada nível de ensino:

Educação Infantil e Anos Iniciais (1º ao 5º ano EF)

O programa Thomas Bilíngue for Schools (TB), da Casa Thomas Jefferson , será implementado para as turmas da Educação Infantil, com três períodos semanais, e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com quatro períodos semanais.

O que é o TB?

É um modelo de aprendizagem utilizando a língua alvo como um mecanismo de aprendizado. Para isso, é proposta uma carga horária estendida em língua adicional utilizando uma metodologia presente nas mais modernas propostas de educação bilíngue - relacionado à aquisição de um idioma mediante práticas escolares e do cotidiano. A proposta deste programa é diferente do que é normalmente oferecido em escolas regulares e de idioma, em que o ensino-aprendizado é focado essencialmente no ensino da segunda língua.

Por meio da abordagem metodológica CLIL (Content & Language Integrated Learning), o estudante desenvolve o seu inglês ao mesmo tempo em que amplia seus conhecimentos de Artes, Ciências, Matemática, Estudos Sociais e Linguagem. Inclusive, desenvolve competências do século XXI – colaboração, criatividade, pensamento crítico, inovação e habilidades socioemocionais.

O programa também integra ao dia a dia dos estudantes tecnologias educacionais, oficinas de gastronomia, contação de histórias, projetos e atividades maker.

Anos Finais (6º ao 9º ano EF)

A Língua Inglesa para as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental passará de dois para quatro períodos semanais. As aulas serão ministradas no idioma. Além dos conteúdos propostos na matriz curricular, serão trabalhadas atividades culturais, assim como a imersão na língua, por meio de atividades vivenciais, conectadas em todas as áreas do conhecimento. Essa proposta será articulada com o material didático da Oxford e visa proporcionar experiências e vivências dentro e fora do ambiente escolar, formando cidadãos globais e estudantes protagonistas de suas escolhas. 

In​tercâmbio Marista

O projeto Intercâmbio Marista: novas culturas, nov​os saberes possibilita aos estudantes do Ensino Médio viverem experiências multiculturais e terem contato com a Língua Inglesa no exterior. A iniciativa contempla atividades culturais, esportivas, passeios pelas cidades, entre outras ações que estimulam o protagonismo e a autonomia e fomentam o conhecimento acadêmico.

Turno Integral​

Os estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais que participam do Turno Integral Mais Pio XII​ terão a oportunidade de intensificar seus conhecimentos na segunda língua. A oficina Vivências de Língua Inglesa, oferecida duas vezes na semana, irá proporcionar aprendizagens multiculturais.​​