Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

Incentivamos a construção do projeto de vida do jovem, enaltecendo suas habilidades e capacidades.

​​​Etapa conclusiva da vida escolar, o Ensino Médio traz uma série de aprendizagens e desafios. Paralelamente, coincide com as descobertas, as transformações e os anseios naturais da adolescência. Trata-se, ainda, de uma fase intermediária para o estudante, pois abre passagem para um novo caminho, com o ingresso no Ensino Superior.

Compreendendo a complexidade desse contexto, nós fundamentamos nosso fazer pedagógico na educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana. Assim, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a tradição de ser marista ao compromisso de sempre inovar. Por isso, nosso jeito de educar engloba a preparação acadêmica, a formação de valores humano-cristãos, o cuidado com a vida e o meio ambiente, o despertar de talentos e diferentes formas de aprender.

Diariamente, nossos educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões. Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornando-se protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.​

MATRIZES CURRICULARES

Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Pro​jet​o Educativo do Brasil Marista.

Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.​​

Ao longo do ano letivo, os estudantes particip​am ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.​​​​​​​

DIFERENCIAIS

INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A partir da PioTeC – Mostra de Projetos de Tecnologias e Ciências, cria-se um mundo de
oportunidades para investir em soluções que possam melhorar a nossa vida em comunidade. Muito além de produções científicas, o estudante é desafiado a participar da construção de um mundo econômico, social e ambientalmente sustentável.

PENSANDO O FUTURO
Os estudantes participam de ações focadas na preparação para Enem e os vestibulares, orientação profissional, escolha de carreira e formação cidadã, além de participarem de atividades que estimulam a liderança, o protagonismo juvenil, a construção da autonomia e a prática da solidariedade. O currículo é composto por 33 horas semanais de vivências que abrangem as diferentes áreas de conhecimento e proporciona um espaço de relações que produzem saberes, valores e identidades.

​ROBÓTICA EXTRACURRICULAR | REPIO
Implantada em 2002, a Robótica Extracurricular do Marista PioXII (Repio) possibilita que os estudantes entrem em contato com tecnologias e desenvolvam habilidades fundamentais para o futuro profissional. Eles também realizam ações sociais, apresentando uma parte da ciência por meio dos conceitos de Robótica. Além disso, os integrantes do time Under Control #1156 participam anualmente da First Robotics Competition, maior competição de robôs para o Ensino Médio do mundo, conquistando importantes prêmios internacionais.

Botão Matriculas Abertas_37px altura_Prancheta 1 cópia 2.pngcapa_materia_novo_em.png

Novo Ensino Médio 

A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. O currículo do Novo Ensino Médio Marista é composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) Itinerários Formativos.

Formação Geral Básica é a dimensão ds em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.  o currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são dividido

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante. 

Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados quatro Percursos Investigativos: Ciências da Saúde e da Vida, Tecnologias e Sociedade: sistemas e processos, Educação Financeira e Processos criativos em múltiplas linuagens.

​Conheça os Percursos Investigativos:


Ciências da Saúde e da Vida​​

Abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Nesse itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico, no desenvolvimento da vida e da saúde.

 



Educação Financeira

A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, o itinerário de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.​

 


Tecnologias e Sociedade: sistemas e processos

A linha formativa Tecnologias e Sociedade visa articular conceitos relacionados à projeção, ao desenvolvimento, à construção e à análise de soluções que auxiliem, facilitem e transformem a vida das pessoas e da sociedade por meio do estudo das Tecnologias, Engenharias e Matemática. Nesse sentido, os diferentes métodos científicos e/ou empíricos, possibilitarão a busca de soluções e a tomada de decisão frente às questões socioculturais, ambientais, de saúde pública e econômicas.

 

Processos criativos em múltiplas linguagens

Neste itinerário, os estudantes desenvolverão projetos por meio de diferentes dimensões, aprofundando conhecimentos sobre a arte, a cultura, a literatura e as mídias, na elaboração de processos, produtos criativos e inovadores, buscando análise e soluções para problemas identificados em diferentes contextos da sociedade, e/ou em que estão inserido.