Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.
MATRIZES CURRICULARES
Conceber um currículo integrado que respeita os contextos, as vivências e está aberto ao novo. Isso é o que impulsiona o plano de trabalho docente, tendo como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que são fundamentadas pelo Projeto Educativo do Brasil Marista.
Trata-se de uma renovação do fazer pedagógico, no qual o estudante é incentivado a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), a partir de uma sequência de atividades.
Ao longo do ano letivo, os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais.
DIFERENCIAIS
FORMAÇÃO HUMANATendo como foco a formação humana, nosso currículo contempla aulas de Filosofia e Ensino Religioso, resgatando as diferentes culturas religiosas, valores, cidadania e ética. O olhar filosófico desenvolve a criticidade, o conhecimento de mundo e capacidade de argumentação.
HÁBITOS DE ESTUDO
Por meio do acompanhamento constante e de estratégias educacionais, auxiliamos o estudante a organizar e manter a sua rotina escolar. Também oferecemos Estudos de Recuperação para atender àqueles que precisam superar dificuldades de aprendizagem.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
A valorização da metodologia de investigação científica na PioTeC – Mostra de Projetos de Tecnologias e Ciências incentiva e viabiliza o interesse pela pesquisa e o protagonismo científico. O projeto é desenvolvido em equipe e o tema é de livre escolha dos estudantes.