Ciclos do Conhecimento oferecem novas aprendizagens

27/06/2019
Nosso jeito de educar

Contribuir para a formação de jovens protagonistas do seu saber e comprometidos com o futuro. Assim é o ensino marista, fundamentado em uma educação integral que se traduz na prática da excelência acadêmica aliada ao cultivo da formação humana.

Em consonância com a sua tradição, o Marista Pio XII busca inovar por meio de processos pedagógicos que impulsionem o desenvolvimento de competências cada vez mais emergentes no cenário atual. Desta forma, neste ano o Colégio oferece aos estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio o projeto Ciclos do Conhecimento.

Além das disciplinas tradicionais da base curricular, o Marista Pio XII oferece aulas de Técnicas de Redação para o Enem, Escrita Criativa, Projeto de Vida, entre outras, no contra turno escolar. As atividades são extracurriculares, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos e contribuir para a construção do projeto de vida.

“Frente aos desafios do século XXI e o cenário educacional, acreditamos que precisamos cada vez mais auxiliar os jovens em suas escolhas. Oportunizar diferentes experiência de vida, as quais estejam vinculadas a novos conhecimentos e principalmente que permita desenvolver interesses e habilidades específicos a algumas modalidades e áreas do conhecimento, permitindo momentos de discussões, criatividade e senso crítico", ressalta a vice-diretora Maria Angela Baldi.

DSC_0010.JPGAqui, você escolhe aprender mais

Os estudantes do 6º e 7º ano EF estão participando da oficina de Escrita Criativa, que tem como objetivo desenvolver o prazer pela escrita, potencializar a criatividade e incentivar a produção individual e coletiva, em um espaço para a construção de novas histórias, jogando com as palavras e experimentando o olhar para um jeito diferente de escrever.

“É uma experiência incrível, em que a gente aprende se divertindo. Gosto muito de escrever, mas tenho dificuldades em escrever coisas bonitas, criativas, por isso resolvi fazer essa oficina, para desenvolver a minha escrita", declara a estudante Maria Laura Rodrigues, 12 anos.

​Pensar sobre o seu futuro também é uma das propostas dos Ciclos do Conhecimento. A oficina Projeto de Vida, oferecida para os estudantes do 8º e 9º ano EF busca aprofundar os estudos sobre o comportamento humano e a espiritualidade, ressaltando como cada um pensa e age no dia a dia, assim como a maneira que se coloca em situações no decorrer da vida. “Nessa oficina, me sinto aberta para falar o que penso sem ser julgada. Aprendi a como conseguir me olhar, reconhecer minhas qualidades, mas também meus defeitos e fraquezas e como melhorar isso", reflete a estudante Valentina Huyer, 13 anos.

Focados na preparação para o Enem e vestibular, os jovens do 2º e 3º ano EM estão participando da oficina Técnicas de Redação para o Enem. As aulas buscam intensificar a autonomia na produção do texto dissertativo-argumentativo, aprimorando o domínio da norma culta, a compreensão da proposta, a qualidade da argumentação, os mecanismos linguísticos e a proposta de intervenção, exercitando as habilidades necessárias para contemplar as cinco competências do Enem de forma produtiva e satisfatória, na prática.​