Começam os preparativos para a 14º PioTeC

04/03/2022
Iniciação Científica
Estudantes do 4º ano EF ao 2º ano EM participaram da abertura da Mostra de Projetos de Tecnologia e Ciências do Colégio.

A fim de iniciar os preparativos para a 14º PioTeC - Mostra de Projetos de Tecnologia e Ciências, os estudantes do 4º ano EF ao 2º ano EM se reuniram esta semana, no Salão de Atos, para receber orientações para a organização dos trabalhos. O encontro também contou com a participação de estudantes e ex-alunos que falaram sobre a importância da Mostra e o impacto da participação em suas vidas. Neste ano, a PioTeC ocorrerá entre os dias 8 e 10 de setembro, no Ginásio do Marista Pio XII.

A PioTeC incentiva e viabiliza o interesse pela pesquisa e o protagonismo científico, além de proporcionar o contato com questões reais da comunidade. Por meio de seus trabalhos, os jovens propõem ideias e soluções que os aproximam de diferentes áreas do conhecimento. “A PioTeC oportuniza ao estudante desenvolver possibilidades de trabalho conectadas com a sala de aula, a comunidade e toda a sociedade. Os estudantes são motivados a inovar em construções do seu conhecimento e em seus processos pedagógicos, criando novas possibilidades para a sua carreira acadêmica, para a universidade, para as escolhas do seu trabalho e do seu projeto de vida.”, comenta Pedro Manfroi, vice-diretor do Marista Pio XII.

DSC_0231_1.JPGEstudantes participaram da abertura da 14ª PioTeC e receberam orientações para desenvolver seus projetos

Durante o ano, os alunos terão aulas de iniciação científica, a fim de ajudá-los no desenvolvimento dos seus trabalhos, apresentando a metodologia científica usada na busca de informações e construção do projeto. Visando qualificar as pesquisas e preparar os estudantes para as apresentações na PioTeC, os grupos participam também da Pré-banca e recebem considerações dos professores.

Os projetos são apresentados na Mostra, agendada para os dias 8, 9 e 10 de setembro. Os trabalhos são avaliados por profissionais convidados e os melhores são reconhecidos com medalhas, troféus e passaportes para feiras regionais, nacionais e internacionais, como a Mostratec, Mostratec Júnior e Febrace.