Navegar para Cima

Notícias

Como o cultivo da espiritualidade no Marista Pio XII contribui para a formação integral

11/03/2022
Nosso jeito de educar
Prática está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos valores humanos.

No cerne da educação marista, ensinada diariamente em nossos Colégios e Unidades Sociais, está a formação integral. Preparamos os estudantes e educandos para serem cidadãos exemplares, pautados pela ética, empatia e consciência e para que tenham protagonismo sobre o seu próprio conhecimento. Esse desenvolvimento baliza nossa abordagem pedagógica e remete a um itinerário que integra as diversas dimensões que constituem o indivíduo.

Dentro dessa perspectiva, está o cultivo da espiritualidade em nossos espaços de missão. “Na concepção marista, não existe uma vida integral que não considere a dimensão da espiritualidade", pontua o supervisor de pastoral das Unidades Sociais, Luís Carlos Dalla Rosa.

A espiritualidade é um dos nossos valores institucionais. Mariana e apostólica, ela é a força que dá sentido às nossas vidas e nos inspira a enxergar o mundo com esperança. O cultivo, por sua vez, visa não apenas fortalecer a dimensão de sagrado, objetiva o fortalecimento de um projeto de vida. “Nossa espiritualidade marista está vinculada à antropologia cristã, mas o seu cultivo precisa acolher outras perspectivas", reflete o supervisor de pastoral dos Colégios, Luiz Carlos Selbach. O indivíduo volta o olhar para dentro, no horizonte de existência, relacionando o passado, o presente, as convicções, as decisões e os posicionamentos éticos e morais, na busca por orientações em termos de futuro.

No Colégio Marista Pio XII, o cultivo da espiritualidade se dá por meio de orações diárias e celebrações, que são repletas de momentos de introspecção e espiritualidade. Há também, missas na Capela, encontros de formação com as turmas e retiros para estudantes e educadores. Todos esses eventos são voltados para compartilhar a espiritualidade mariana e a formação humana.

Na Pastoral Juvenil Marista (PJM), estudantes se reúnem em encontros semanais para discutir problemas da comunidade, com foco em resolvê-los a partir do próprio crescimento espiritual e formar uma civilização caridosa e empática. “A gente pensa muito em como podemos começar essa civilização do amor. Não adianta querermos mudar o mundo lá fora, se nós não mudarmos primeiro", comenta Carolina Louzada, estudante do 3º ano EM e animada da PJM.

Quando participam das propostas da PJM, os estudantes desenvolvem a vivência da espiritualidade cristã e o carisma marista, preservando a diversidade religiosa e espiritualidade de cada um. “Trabalhamos a fé em geral, a fé de buscar um mundo melhor", completa Carolina.