Equipe Under Control participa da maior competição de robótica educacional do mundo

08/03/2022
Nosso jeito de educar
Há duas décadas, a equipe do Marista Pio XII viaja para os Estados Unidos para disputar a FIRST Robotics Competition (FRC)

​​Doze integrantes da equipe de robótica Under Control, do Colégio Marista Pio XII, estão em Orlando, nos Estados Unidos, para participar da FIRST Robotics Competition (FRC), a maior competição de robótica educacional do mundo, que ocorrerá de 10 a 12/3. Desde janeiro, cerca de 30 pessoas que fazem parte da Under, entre estudantes e ex-alunos, se dedicaram na construção do robô Siege Tank, para o desafio Rapid React.

Para a temporada 2022, as equipes devem repensar inovações de transporte mais rápidas, confiáveis, inclusivas e sustentáveis que melhor conectam e desenvolvem comunidades e economias em todo o mundo. Na prática, o robô deve coletar duas bolas e arremessar em uma estrutura semelhante a uma cesta de basquete. Ao final da partida, o Siege Tank precisa se pendurar em uma barra.

“Focamos em elaborar um robô com design voltado a maximizar a quantidade de bolas pontuadas. Ele também é simétrico, tem dois coletores, assim pode pegar as bolas pelos dois lados, otimizando o tempo", explica o mentor da equipe, Bruno Toso.

“O robô é muito esperto e avisa se pegarmos a bola errada, que é do adversário. Inovamos bastante no design porque queríamos um robô diferente. Essa inovação trouxe dificuldades, mas conseguimos concluir os nossos objetivos", completa Rafaela Werle, ex-aluna do Marista Pio XII e integrante da equipe. Outra novidade no design deste ano é que o Siege Tank foi elaborado para ser desmontado e transportado com a equipe no avião.

Apesar da experiência de 20 anos participando da FIRST, esta será a primeira vez que a Under Control participa da etapa regional em Orlando. “Estamos confiantes com o nosso trabalho, mas vamos competir com grandes times. Será uma experiência competitiva, mas que nos fará aprender muito com eles", ressalta Gabriel Silveira, ex-aluno e integrante da equipe.

“Enquanto parte da Under participa presencialmente na competição, os que permanecem aqui acompanham virtualmente e fazem a análise das demais equipes, para entender estratégias e aprender com eles", completa Silveira.

Equipe de Robótica.pngEquipe Under Control participa da FIRST Robotics Competition em Orlando, Estados Unidos.

Equipe inspiradora

Além da proposta de construção de robôs e as competições na arena, um dos princípios da Robótica Educacional é mudar o mundo com Robótica, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O reconhecimento das equipes que levam adiante o espírito da FIRST se dá com o Chairman's Award, que é a premiação que reconhece a equipe modelo para todas as outras, reconhecendo seus esforços e dedicação em inspirar e disseminar a Ciência e a Tecnologia para o maior número de pessoas. Esse prêmio já foi conquistado quatro vezes pela equipe do Marista Pio XII. Em 2021, a Under Control foi reconhecida como uma das três melhores equipes do mundo.

Novamente a equipe marista busca conquistar o Chairman's Award. Para isso, o time preparou uma apresentação que destaca o impacto do trabalho da Under Control no Brasil e na América Latina. “Vamos mostrar para os juízes o nosso diferencial, que é fazer a FIRST crescer no nosso país. Nos últimos anos, auxiliamos na criação de mais de 40 equipes de robótica. Durante a pandemia, seguimos com formações virtuais para esses times iniciantes. O trabalho que fazemos é totalmente diferente, pois levamos a robótica para pessoas e lugares que nunca tiveram contato com isso", explica Isabela Gonchoroski, estudante do Marista Pio XII que irá participar pela primeira vez da competição.​