Feira da Agricultura Familiar promove a alimentação saudável

24/03/2022
Parcerias
Alimentos produzidos de forma agroecológica são comercializados no Colégio para as famílias da comunidade escolar.

​​​​​​​​​​​Desde 2019, o Marista Pio XII ressalta a importância da alimentação saudável e a viabiliza por meio da Feira da Agricultura Familiar, realizada em parceria com a Agrociclo, que cultiva alimentos agroecológicos. Os pedidos são feitos pelo Whatsapp e entregues para as famílias maristas nas quartas-feiras, no Colégio.​

A iniciativa da parceria iniciou a partir de um projeto desenvolvido pelo Turno Integral Mais Pio XII, buscando incentivar a alimentação saudável dos estu​dantes. “A Feira começou no pátio da escola e teve uma boa adesão das famílias. Com a pandemia, readequamos com a Agrociclo o formato para seguirmos incentivando o consumo de frutas e vegetais”, explica o vice-diretor Pedro Manfroi.

Em busca do equilíbrio entre a natureza e as práticas agrícolas, os vegetais e frutas são produzidos de modo agroecológico, isto é, com técnicas naturais para o crescimento e cuidado com os alimentos, que resulta em usos ​mínimos de agrotóxicos e outros métodos agressivos de preservação. A ligação e o respeito com a natureza dos plantios chegaram até no nome da marca. “Queríamos um nome que envolvesse ciclos, porque muitos dos nossos cultivos são ciclos. O fato de ser uma passagem dos nossos pais para a gente também representa um ciclo, fomos pensando até chegarmos ao nome Agrociclo”, explica Vanessa Graeff, bióloga e produtora.

Há ainda o contato direto com o consumidor final; seja pessoalmente ou através das redes sociais, pessoas da comunidade escolar podem conversar com os produtores, conhecer o ciclo dos produtos e esclarecer dúvidas. Essa experiência cria laços de confiança em relação à procedência e a qualidade dos alimentos.

Como pedir

• Adicione o contato da Agrociclo (51 99627-8852) no Whatsapp e envie uma mensagem.

• No domingo, você receberá a lista de produtos.

• Faça a sua encomenda até segunda-feira, às 15h.

• Retire seus produtos na quarta-feira, das 16h30 às 18h15, no estacionamento do Ginásio (ao lado do Parque Aquático).