Navegar para Cima

Notícias

História de honestidade inspira os estudantes do 5º ano EF

25/04/2019
Nosso jeito de educar
Personagens da notícia publicada no livro didático estiveram no Colégio para conversar com os estudantes.

​Se você encontrasse dinheiro na rua, junto com um boleto, o que faria? Marco Antonio da Silva passou por essa situação em 2014 e optou por pagar as contas de Karine Peyrot. Na época, o fato ocorrido em São Leopoldo foi notícia nos principais veículos de comunicação do país e anos depois, foi parar no livro didático de Língua Portuguesa do 5º ano EF. A atitude do Marco Antônio impressionou os estudantes e dessa vez, os personagens saíram das páginas do livro para o palco do Salão de Atos, em um bate-papo com os protagonistas da história e com o repórter Andrei Rossetto, que noticiou o fato na época.

“O que eles acompanham nos livros normalmente tá muito distante, mas dessa vez, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar a história e ir além do que o livro didático traz, como o lado humano", ressalta a vice-diretora Maria Angela Baldi.

A reportagem virou assunto em sala de aula ao estudarem sobre o gênero textual notícia, mas no bate-papo, os estudantes puderam praticar seu lado repórter com perguntas aos personagens, além de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de um jornalista e produção de uma reportagem com o Andrei. “Eu apenas contei a história, mas quero que ela sirva de exemplo para a vida de vocês, que vale a pena seguir o que esse personagem fez", declarou Andrei, que também elogiou a iniciativa. “É a primeira vez que participo de um evento que usa uma reportagem de exemplo, e uma notícia do bem", ressalta.

Diante dos estudantes, Karine destacou para os estudantes a atitude de Marco Antonio. “Sempre soube que existe mais pessoas boas e honestas do que pessoas que querem tirar vantagem. Ele estava​ desempregado, precisava do dinheiro, mas mesmo assim pagou a conta e sou extremamente grata por isso", confessa. Já Marco, quer que seu gesto seja replicado por muitas pessoas. “Bom saber que eu plantei essa sementinha. Que isso sirva de exemplo para as crianças", declara.

Confira a reportagem do SBT sobre o evento: