No dia 28 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. A data celebra a importância da cultura da solidariedadepara a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, formamos cidadãos comprometidos com a promoção da vida, por isso oportunizamos aos estudantes e educandos experiências transformadoras, em que há contato com distintas realidades.
Ao todo, quase 500 estudantes dos nossos Colégios participam do Programa de Voluntariado da Rede Marista. Eles passam por momentos de formação e recebem acompanhamento específico para desenvolver competências. O voluntário é desafiado a investigar e questionar a origem das desigualdades sociais e buscar alternativas diante dos contextos das periferias territoriais e existenciais.
O estudante do 3º ano EM, Nicollas Persch, que faz parte do projeto, conta que "o voluntariado é importante para nos sentirmos
completos ao ajudarmos a comunidade. E podemos ser sempre voluntários, penso que o Marista Pio XII foi uma porta de
entrada pra eu continuar esse trabalho de fazer bem ao próximo".
A vivência no programa proporciona o desenvolvimento de uma consciência crítica apurada. “Mais do que almejar a mudança, esses jovens se propõem a fazer parte, a ser a própria mudança. As iniciativas desenvolvidas fomentam o desejo do protagonismo, de fazer acontecer”, pontua o supervisor de pastoral dos Colégios da Rede Marista, Luiz Carlos Selbach.
Na última sexta-feira, 19/8, os integrantes dos grupos de voluntariado e os assessores dos grupos nos Colégios e nas Unidades Sociais da Rede Marista participaram de um encontro online. A programação incluiu um momento de oração e roda de conversa a partirdas narrativas de vida relacionadas à vocação à solidariedade. Participaram da dinâmica a coordenadora pedagógica do Marista Santo Antônio, Andressa Gomes, e o Ir. Luciano Taminski, que integra a Comunidade marista da Ilha Grande dos Marinheiros.