O projeto de vida é a ação de construir-se integralmente, como pessoa, num processo dinâmico que faz com que a vida se movimente impulsionada por um sentimento maior que o próprio eu, profundamente comprometido com a promoção da vida. Para nós, educar por inteiro, é também despertar a curiosidade e o interesse: um projeto de vida consciente implica em construir-se como pessoa e viver com sentido; para isso, é preciso saber fazer escolhas, estabelecer critérios, muitas vezes difíceis.
Concluir o Ensino Médio com um projeto de vida consistente e bem definido, fundamentado em valores humanos, é dos diferenciais que os estudantes Bernardo Appel, Gustavo Bays e Guilherme Bier irão levar para o mercado de trabalho. “Eu noto que o meu projeto de vida está em ação quando ponho em prática, fora do ambiente escolar, um conteúdo ensinado em aula. Iniciativas como a Mostra de Iniciação Científica PioTeC e a Semana Cultural contribuíram para o meu autoconhecimento e foram fundamentais para a construção do meu projeto de vida”, afirmou Bernardo Appel, de 17 anos, aprovado em 1º lugar no curso de Realização Audiovisual. O estudante recorda sobre a importância do apoio dos professores e colegas na sua trajetória “a escola sempre me incentivou muito na produção de vídeos para os eventos e atividades e isso contribuiu para o meu desenvolvimento”. Gustavo foi aprovado no vestibular de jornalismo e já iniciou um projeto de reportagens audiovisuais em parceria com o colega Bernardo, antes mesmo de ingressar na faculdade. Segundo o estudante, o interesse pelo curso surgiu a partir das atividades da sequência didática do componente de Língua Portuguesa: “sempre que precisava de um apresentador para um vídeo ou para uma atividade da aula, eu gostava de participar. O Colégio me deu oportunidades e reconhecimento durante a minha formação e isso foi fundamental para o meu desenvolvimento”.
Foi através de atividades pedagógicas em que os estudantes visitaram espaços e tiveram vivências em universidades, que o concluinte Guilherme Bier, definiu sua escolha profissional. Guilherme é atleta de tênis e recentemente foi aprovado em 1º lugar no curso de Engenharia Elétrica. O aluno comenta sobre a contribuição do colégio na construção do seu projeto de vida: “na PioTeC pude desenvolver uma pesquisa em grupo e ter contato com tecnologias de engenharia da automação. A participação na mostra nos rendeu um prêmio e me abriu portas para que eu percebesse quais eram as áreas que eu mais me identificava”. Em seu projeto de vida, Guilherme ainda sonha em conciliar a paixão pelo esporte à engenharia elétrica, com uma oportunidade de estudos em uma universidade americana.
Sonhar, planejar e viver em um movimento dinâmico de construção e reconstrução de si mesmo, de estabelecimento de metas e revisão de objetivos é um conhecimento imprescindível para qualquer currículo de formação. Um bom projeto de vida pode e deve começar dentro do ambiente escolar. Mas para que tenha sentido, é preciso ir além dos espaços da escola.