Navegar para Cima

Notícias

Robótica Lego: tecnologia e diversão

29/06/2022
Inovação
Extraclasse proporciona aos estudantes do Ensino Fundamental contato divertido com a tecnologia.

​Visando proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental o aprendizado de princípios mecânicos e de programação, oferecemos o extraclasse de Robótica Educacional. Os grupos Iniciante, direcionado para 4º e 5º ano EF, e Avançado, para 6º ao 8º ano EF, se encontram semanalmente, no contraturno escolar.​

Os estudantes aprendem com atividades que envolvem Robótica Lego e, com a sua criatividade, criam e programam robôs para resolver um desafio. Os jovens trabalham com projetos de pesquisa e aprendem a solucionar problemas atuais. 

Extraclasse de robótica lego.pngEstudantes criam robô para realizar desafio.

As estudantes Catarina Gomes, do 7º ano EF, e Eduarda Pires, do 6º ano EF, contam que gostam de programar e concordam a maior dificuldade para elas é montar o robô. Catarina acrescenta que a estratégia da dupla foi “focar em construir um modelo simples, mas funcional”.

No final, eles participam de uma competição interna entre os grupos. Todos têm o mesmo objetivo de que a robô construído trabalhe com autonomia para percorrer o trajeto programado, atingindo seu objetivo. Assim as crianças exercitam princípios mecânicos e de programação, além de serem introduzidas ao espírito de equipe.