Navegar para Cima

Notícias

Under Control é reconhecida como uma das melhores equipes de robótica do mundo

28/06/2021
Inovação
Estudantes do Marista Pio XII receberam o prêmio Chairman’s Award na etapa mundial da FIRST Robotics Competition, maior competição de robótica para ensino médio.

​Há quase 20 anos, o Colégio Marista Pio XII inovou ao iniciar com uma equipe de robótica educacional, a Under Control. Desde então, centenas de jovens se dedicaram e aprenderam juntos sobre robótica e levaram os seus conhecimentos em ciência e tecnologia adiante, inspirando não só os estudantes piodozenses, mas também crianças e adolescentes de todo o Brasil e de países da América. A dedicação e o talento desses jovens foram reconhecidos com o prêmio Chairman's Award, conquistado na etapa mundial da maior competição de robótica para ensino médio do mundo, a FIRST Robotics Competition (FRC). Esse é o prêmio de maior prestígio, pois reconhece as três melhores equipes do mundo.

A Under Control tem uma trajetória de sucesso, conquistando diversos títulos inéditos: participou em seis anos consecutivos do mundial da FIRST, chegando até as quartas de final em 2015 e 2018, melhor posição que uma equipe brasileira avançou na última década, além de conquistar cinco vezes o Chairman's Award nas etapas regionais da FIRST, ganhando agora o título de Finalista do Chairman's Award no campeonato mundial, tornando-se a primeira equipe do Brasil e de toda América do Sul a ser reconhecida entre as três melhores equipes do mundo. Ao todo, 4 mil equipes concorreram nas etapas regionais do Chairman's. Destas, 84 foram classificadas para a final mundial e apenas 3 foram selecionadas.

 “Essa conquista é o maior feito na história da Under Control, é a resolução de 20 anos de trabalho. Lembro que quando eu entrei para a equipe, a realidade da equipe era outra. O objetivo de ganhar o Chairman's já existia, mas eu achava impossível. Hoje, oito ano depois, conseguimos chegar nessa posição de melhores do mundo", comemora o mentor da equipe Bruno Toso.

O resultado na premiação é celebrado com muito orgulho pela comunidade do Marista Pio XII. “A persistência de superar desafios nas competições internacionais numa trajetória de vitórias, hoje nos consagra uma das melhores equipes de Robótica do mundo. Emoção, alegria e orgulho de estudantes maristas que se oportunizaram utilizar diferentes linguagens, mídias e tecnologias para serem protagonistas de suas próprias histórias, aprendendo a trabalhar em equipe, produzindo conhecimento e fazendo ciência que possibilitam agir e interagir na sociedade", declara a diretora Katia Antoniolli.

Chairman's Award

Um dos princípios da Robótica Educacional é mudar o mundo com Robótica, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e para isso é necessário ser exemplo e inspiração para outros jovens. Por meio de ações sociais, projetos de inovação, mentoria e auxílio a outras equipes, a Under Control leva o espírito da FIRST para diversas cidades do Brasil e de outros países. Neste ano, 15 equipes novas surgiram no Brasil e participaram da FIRST. Todas elas recebem mentoria da Under Control por meio de videoconferências periódicas.

Ao longo de sua história, a Under Control já prestou mentoria para 44 equipes do Brasil e de outros países, além de auxiliar na criação de novas equipes e participar como organizadores e voluntários na realização de competições de robótica. Em 2019, a equipe hamburguense idealizou, organizou e sediou a Off Season Brazil, realizada no Marista Pio XII, a primeira competição de FRC no Brasil em mais de uma década, contanto com a participação de 10 das 16 equipes brasileiras. A Under Control também exerce grandes ações sociais em toda a comunidade, promovendo campanhas solidárias.