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Literatura amplia o repertório cultural e nos torna mais empáticos

19/04/2021
Cultura
Saiba quais são os benefícios e formas de aproximar crianças e jovens da leitura

A literatura nos permite enxergar o mundo sob o olhar do outro, conhecer novos universos, viajar sem sair do lugar. Ler é um direito adquirido e como também dito por Antônio Cândido, “a literatura humaniza em sentido profundo, porque faz viver". Portanto, a leitura literária vai além do desenvolver as habilidades linguísticas, como ampliação de vocabulário e internalização das estruturas da língua de maneira geral, sua prática amplia nosso repertório cultural e nos torna seres humanos mais empáticos, críticos e atuantes na sociedade.​

Os clássicos da literatura são textos muito pertinentes para compreender a evolução da sociedade, de onde viemos e podermos vislumbrar para onde vamos. Entretanto, um dos grandes problemas quanto ao engajamento na leitura desses textos também é a distância que estamos de seu tempo, principalmente se tratando da linguagem neles empregada. 

A equipe da Biblioteca Marista Rosário sugere que uma maneira de transpor essa barreira, é iniciar a leitura de clássicos por suas adaptações. “Hoje temos inclusive acesso às releituras em quadrinhos, para aqueles que valorizam uma leitura visual. Além disso, é possível os acessar também por outras mídias como cinema, teatro, jogos, séries, mas nada substitui a leitura dos originais, só eles deixarão evidente sua interpretação do texto e construções de sentido a partir dele”, ressalta a assistente de Biblioteca Simone Kniphoff dos Santos.​

Que tal começar agora?

Confira as novas aquisições da Biblioteca Marista Rosário

Para solicitações de empréstimo ou devoluções, os estudantes e suas famílias podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Como incentivamos a leitura?​

O Marista Rosário cultiva várias formas de aproximar o estudante do universo literário. Confira as ações programadas para o mês de abril e maio:

Drive-thru Literário da Educação Infantil: no último sábado, 17/4, as crianças participaram de um drive-thru no estacionamento do Colégio para a entrega de livros da Biblioteca, com todos os cuidados que o momento requer. O encontro teve a presença de personagens de histórias infantis, uma forma lúdica e afetiva de manter os estudantes em contato com os livros, mesmo a distância. A atividade deu início à Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura, celebrada de 18 a 24/4.

Clube do Livro: no dia 19/4, iniciam as atividades Clube do Livro, que tem como objetivo principal a promoção do prazer da leitura por meio de atividades semanais que desenvolvam habilidades literárias, culturais, sociais e humanas para estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O evento também alusivo à Semana Estadual do Livro e Incentivo à Leitura.

Estação ArteLiterária | 1º ato: de 26 a 30/4, os estudantes participam de uma série de atividades de mediação de leitura, bate-papo com autores e oficinas. O evento tem como objetivo valorizar os momentos de leitura durante todo o ano letivo. Ao longo do ano, novas Estações ocorrerão com programações que contemplam todos os públicos da escola.

Encontro com o autor: no dia 3/5, os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental terão encontro virtual com o autor Daniel Mandurco sobre o livro Karu Taru: o pequeno Pajé

Pequenos Escritores: as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental deram início às produções do projeto Pequenos Escritores. Desde 1998, o a atividade desafia os estudantes a desenvolverem suas próprias obras literárias, em uma narrativa poética. A proposta, desde o princípio, foi que cada turma produzisse um livro, com escritos e ilustrações autorais. A publicação, que desde 1999 tem lançamento oficial e sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre, foi reformulada a partir de 2015 e os exemplares passaram a apresentar uma história única criada de maneira colaborativa. Em 2020, em função da pandemia, o livro foi feito no formato online.

Como você pode incentivar a leitura em casa?

Confira as dicas elaboradas pela equipe da Biblioteca Marista Rosário:

Para todas as idades:

Insira a leitura em sua rotina: reserve um horário para leitura e procure o cumprir todos os dias. Tem gente que gosta de ler à luz do dia ou antes de dormir. Descubra se gosta de ler no silêncio ou prefere uma trilha sonora de fundo para a leitura. Descobrir esses detalhes fazem toda a diferença na hora de ler um livro! Acerte o momento! ​

Para a Educação Infantil:

Leia em família: quanto mais cedo for o contato da criança com os livros, mais forte será a relação dela com eles. Por isso, a importância dessa relação mesmo antes de conhecerem as palavras escritas. Além disso, a leitura para os filhos é um momento de aproximação e afeto em que o adulto doa seu tempo, sua atenção e seu carinho;

Converse sobre as ilustrações: mesmo que o estudante ainda não faça a leitura das palavras, ele já faz a leitura das imagens. Demonstre interesse e estimule as interpretações deles sobre as ilustrações na história;

Ler para ouvir e brincar: procure conhecer o livro antes de contar a história para as crianças. A reflexão sobre a leitura pode ser com uma conversa, um desenho, uma brincadeira inspirada na história, dessa maneira vocês irão conversar sobre o que leram e poderão compreender o que cada um tirou da história para si.

Estimule o acesso a canais com contação de histórias: conhecer muitas histórias é ampliar sua visão de mundo, sua capacidade de se colocar no lugar do outro, sua criatividade, por isso, quanto mais leituras e diálogos sobre as histórias assimiladas, melhor para o seu desenvolvimento.​

Para o Ensino Fundamental:

Fique atento às dificuldades de leitura: é comum que na fase de alfabetização a criança demore mais a assimilar as palavras e relacioná-las a fim de compreender o sentido no texto. Mas é preciso um olhar atento ao seu desenvolvimento, pois a criança pode demonstrar sinais como troca de letras, dificuldade de se comunicar ou de começar a escrever. Nesses casos, continue estimulando respeitando o seu tempo e, se for necessário, procure auxílio de especialistas. Isso ajuda a evitar que um problema pequeno tenha efeitos duradouros no desenvolvimento da criança e, também, na sua relação com a leitura.

Escolha um livro adequado: quanto maior a disponibilidade de livros para as crianças melhor, mas por vezes se faz necessária a orientação do adulto que conhece mais livros e autores para que os menores tenham acesso à uma literatura de qualidade, com acesso a autores premiados, por exemplo. Além disso, a linguagem utilizada e a relação do texto com as ilustrações são elementos que podem tornar a leitura uma experiência inesquecível ou um momento frustrante. Pesquise sobre o livro que irá indicar e se pergunte se a criança fará as relações necessárias para a compreensão do texto.

Conecte os livros aos assuntos favoritos: é preciso conhecer o leitor para fazer uma indicação adequada. Perguntar quais são seus interesses (filmes, jogos, séries, esportes) antes de indicar uma leitura é algo essencial para que a criança se conecte ao texto.

Leitura e conversas: incentive a leitura sendo exemplo de leitor, converse sobre os livros que você está lendo, pergunte sobre os livros lidos pela criança, somos seres sociais e quanto maior a socialização da leitura, maior o interesse do jovem por ampliar seu repertório literário.​

Para o Ensino Médio:

Participe de Clubes de Livros: nada melhor que bater um bom papo sobre a leitura realizada, os clubes de leitura são muito conhecidos por aproximar pessoas e favorecer o diálogo sobre uma obra com suas vidas. Além de que participar de um clube auxilia no hábito de estar sempre com uma leitura em andamento, tendo em vista que você não irá querer participar da reunião estando por fora do assunto. No Marista Rosário, é possível participar do Rosário Café.

Se inscreva em redes sociais colaborativas ou aplicativos de leitores: utilize esses canais para interagir com as leituras realizadas, trocar livros com outros leitores, criar uma estante online de seus livros para ter um controle dos que você já leu, tem na sua estante ou já pegou emprestado. Essa última característica também move nosso espírito de colecionador com nossas leituras já realizadas, em andamento ou almejadas.

Tenha um diário de leituras: se você não quer deixar pública a sua opinião sobre um livro, mas quer fazer um registro de suas reflexões durante a leitura para revisitá-las no futuro, crie um diário, caderno ou bloco de leituras. Essas anotações também vão ajudar quando você quer indicar um livro, mas só consegue recordar dos personagens, assunto, enredo e não lembra do título ou autor.​