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Como desenvolver as soft skills no ambiente escolar?

10/03/2022
Educação
Atividades e projetos ajudam a potencializar competências comportamentais que podem ser um diferencial no futuro profissional dos estudantes

​Você sabe o que são soft skills? O termo, utilizado por profissionais de Recursos Humanos, diz respeito às habilidades interpessoais de um profissional, relativas à forma como a pessoa se comporta e se relaciona no ambiente de trabalho.

Tão importantes quanto as habilidades técnicas (hard skills) no dia a dia, as soft skills são competências subjetivas, relacionadas à personalidade e outros fatores emocionais construídos ao longo da vida. Inteligência emocional, ética, confiança, organização e gestão do tempo, resiliência e comunicação são exemplos dessas capacidades.

Tendo isso em vista, proporcionar uma educação integral, que se traduz na prática da excelência acadêmica com o cultivo da formação humana, para crianças e jovens, contribui com a formação de profissionais protagonistas, criativos, capazes de solucionar problemas e lidar com as próprias emoções de maneira assertiva.

Fundamentado nessas premissas, o Colégio Marista Rosário investe na promoção de atividades que incentivam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a prática da solidariedade e a representatividade.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Caroline Becker, habilidade relacionais, autoconhecimento, flexibilidade cognitiva e comunicação não-violenta são aspectos tão importantes quanto habilidades técnicas quando pensamos na integralidade do desenvolvimento. “Habilidades técnicas abrem possibilidades inicialmente, mas é nas relações que estabelecemos com o social e com o conhecimento operacional que as soluções assertivas são empregadas para a resolução de problemas. Ou seja, não basta sermos excelentes tecnicamente se não conseguirmos nos comunicar de forma efetiva, trabalhar cooperativamente e estabelecer conexões do contexto real com as aprendizagens construídas ao longo da vida", afirma.​

Conheça as iniciativas que contribuem com o desenvolvimento ​dos estudantes:

Educação Socioemocional

Em 2021, o Colégio lançou o projeto e a formação continuada em Educação Socioemocional, seguindo as 10 competências gerais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determina as competências gerais e específicas durante toda a educação básica. Considerando o contexto pandêmico, a proposta tem como foco principal o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes e educadores que, por meio desta prática, são desafiados a gerir melhor seus comportamentos, emoções e pensamentos.

Ao longo do ano, diversas atividades foram realizadas com as turmas de acordo com cada nível de ensino. As vivências ocorreram em aulas que correspondem aos conteúdos e à rotina escolar, visando despertar a autoconsciência, o autoconhecimento, o autocuidado, a consciência social, o gerenciamento de relacionamentos e, principalmente, a qualidade de vida.​

Novo Ensino Médio Marista

A nova proposta curricular do Ensino Médio Marista está alinhada com as premissas de unir excelência acadêmica à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos adolescentes e jovens. O currículo é composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais.

Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.

Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados seis Percursos Investigativos: Ciências da Saúde e da Vida, Contextos e movimentos do século XXI, Cultura Digital, Educação Financeira, Tecnologias e Sociedade: sistemas e processos e Processos criativos em múltiplas linguagens.​

Língua Espanhola e Cultura Hispânica​

O aprendizado de um novo idioma é uma importante ferramenta de comunicação, essencial em um mundo cada vez mais globalizado e plural. 

Por isso, os estudantes que ingressarão no Novo Ensino Médio Marista, tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Língua Espanhola e Cultura Hispânica como uma unidade eletiva opcional. ​

Pastoral Juvenil Marista (PJM)

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um espaço que oportuniza vivências e o cultivo de valores que favorecem a construção de projetos de vida e a formação de lideranças, por meio da socialização, da construção da consciência crítica, da solidariedade e da evangelização. Podem participar estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º  ano do Ensino Médio.

Como acontece?

Por meio de encontros periódicos online e ações conjuntas entre os grupos da escola, bem como com os de outras unidades da Rede Marista, adaptadas ao contexto atual.

Mas, o que é o Grupo?

É o lugar do encontro. A partir da experiência grupal, o jovem é chamado a ser protagonista e construir a sua história pessoal e coletiva, no presente e no futuro, promovendo as transformações necessárias em vista do bem viver e conviver.

E o desafio?

Os adolescentes e jovens são desafiados a construir a Civilização do Amor, isto é, viver no presente uma experiência concreta de relações e projetos de vida fundamentados pelos valores Cristãos e Maristas.​

Grupo de Voluntariado

É um Programa Pastoral que proporciona experiências de voluntariado aos estudantes a partir do 9º ano EF ao 3º ano EM em ações organizadas, contribuindo em sua formação como cidadãos engajados em transformar a realidade de comunidades.​

Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (Crisd)

Estudantes do 9º ano EF ao 3º ano EM podem participar da atividade que simula as reuniões diplomáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) para fomentar discussão diante de contextos de crises. ​

Confira 5 motivos para participar de um grupo/clube do Colégio