Tempo de ser presença solidária

10/11/2020
Solidariedade
Em meio a situações de vulnerabilidade social evidenciadas pela pandemia, tentamos buscar formas de amenizar as adversidades.

​​​​“A solidariedade é como um laço ou ligação mútua entre pessoas, dependentes umas das outras. É uma maneira de nos compreendermos como membros de uma mesma comunidade humana, como uma autêntica vivência de amor. Exige um compromisso com a superação das situações de exclusão e das dificuldades existenciais em que as pessoas se encontram" (Posicionamento Solidariedade da Rede Marista)​

​Uma trajetória de solidariedade

Desde a fundação do Instituto Marista, há mais de 200 anos, a solidariedade está presente em nosso fazer diário. Para nós ela é uma vocação, uma missão, estando presente em documentos e práticas cotidianas. Nós, maristas, seguimos nossos valores institucionais, comprometemo-nos com a promoção e a defesa dos direitos. Operamos em prol de quem precisa, formando, assim, laços de responsabilidade para um mundo mais justo.

​Transformando realidades na pandemia

Ao longo da pandemia algumas situações de vulnerabilidade social foram evidenciadas. A fim de encontrar novas soluções para esses problemas, agimos com a coragem de Champagnat, fortalecendo as relações de cuidado humano e desenvolvendo a cultura da solidariedade.

Caso queira fazer parte da corrente solidária e atuar como voluntário marista, acesse este link, voltado para estudantes, e este, para educadores, pais e comunidade em geral. Conheça algumas das ações solidárias realizadas pelos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista:

Ação Comunidades

• A campanha foi criada para dar atenção especial às comunidades onde as Unidades Sociais estão inseridas. Com a pandemia, as necessidades tornaram-se urgentes. Assim, foi iniciado o convite para a doação de alimentos, materiais de higiene ou dinheiro. Mais adiante, para garantir o acesso dos estudantes à educação, começou a arrecadação de dinheiro para comprar 410 chips de celulares. Clique aqui e saiba como contribuir.

Centro Social Mário Quintana

• O projeto Arte Solidária incentiva educadores e educandos a criarem quadros com materiais reutilizáveis. O valor alcançando com obras de arte chegou a R$ 8 mil reais, revertidos em vale gás para as famílias atendidas. Confirma mais detalhes neste link.

Cesmar

• Uma das ações que se destacou foi a live Show Solidário, a partir dela foi possível arrecadar um valor equivalente a 300 cestas básicas.

Colégio Marista Champagnat

• As ações do solidárias ocorrem o ano inteiro para os alunos do Grupo de Voluntariado. Durante a pandemia não foi diferente. Em uma das atividades realizadas, os estudantes entraram em contato por meio de um encontro virtual com o Lar de Idosos Gustavo, proporcionando momentos de diálogos e trocas de afetos. Acompanhe a matéria na íntegra neste link.

Colégio Marista Graças

• O Voluntariado do Colégio se engajou com o projeto Ações Comunidades e, para divulgar a ideia, elaboraram este vídeo falando sobre.

• Outra atividade feita é a arrecadação de tampas plásticas doadas para instituições que aproveitam o material. Para difundir a ideia, os alunos montaram um vídeo, assista-o aqui.

Colégio Marista Medianeira

• Os jovens do Voluntariado e da Pastoral Juvenil Marista (PJM), em uma de suas atividades, confeccionaram máscaras para doar a instituições de Erechim. Confira os relatos neste link.

• Na data em que se comemora o Dia Nacional do Voluntário, 28 de agosto, estudantes comentaram sobre como é a experiência de promover a solidariedade. Leia o conteúdo completo aqui.

Colégio Marista Pio XII

• No início da pandemia os alunos do time de Robótica iniciaram uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis e para produção de equipamentos de proteção para profissionais da saúde. Acesse a matéria aqui!

Colégio Marista Santa Maria

• O primeiro drive-thru solidário foi realizado no final de abril, com doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene. A ação faz parte do projeto Ação Comunidades. Confira aqui a matéria. Para fortalecer esse projeto, a Pastoral Juvenil Marista e Associação de Pais e Mestres em pareceria com o Grupo Mulheres do Brasil promoveram a segunda edição do drive-thru, com doações de alimentos, itens de higiene, materiais didáticos e agasalho. Veja todos os detalhes da iniciativa aqui.

• Outra atividade realizada foi o Drive-In Cultural e Solidário, Festival de Música 2020. A atividade aconteceu por meio de uma transmissão ao vivo das apresentações dos estudantes em telas no estacionamento do Colégio. A entrada foi uma cesta básica por automóvel. Veja os detalhes aqui.

• Ressignificando a homenagem à tradição gaúcha, foi realizado o Drive-In Farroupilha e Solidário com venda de alimentos típico, sendo o valor arrecadado destinado ao projeto Ação Comunidades. Os detalhes do evento, que ocorreu no dia 24 de setembro, estão neste link.

Colégio Marista Santo Ângelo

• Reunindo atividade cultural e solidariedade, o Colégio organizou um drive-thru solidário com as famílias de alunos do Ensino Fundamental e Médio. Houve arrecadação de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores. Acompanhe todas as informações aqui.

Colégio Marista Rosário

• A solidariedade na pandemia ganhou uma importância ainda maior, para falar sobre isso, foi elaborada esta matéria com algumas dicas.

• Atitudes positivas também estão nas pequenas ações. Os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental desenvolveram mensagens de apoio aos profissionais da saúde. Leia a matéria completa.

• Com a suspensão as atividades presenciais, as impressoras 3D do Colégio ganharam uma nova função: confecção de protetores faciais, face shilds, que foram doados para o comércio local. Aqui está o conteúdo na íntegra.

• Para falar um pouco sobre como é ser voluntário, o Colégio preparou uma matéria com cinco motivos para tornar-se um. Leia o conteúdo neste link.