Navegar para Cima

Atividades Complementares

Início

Arte_Complementares_Atualização.png

​​​​​​Atividades complementares

​​​​​​​​​​​No Marista São Luís, os estudantes aprendem e desenvolvem habilidades dentro e fora de sala de aula por meio de atividades esportivas, artíst​​icas, culturais, científicas, de liderança e de solidariedade.

As inscrições das Atividades Complementares 2022 estarão abertas a partir do dia 6 de janeiro e poderão ser realizadas através do link abaixo.

CLIQUE AQUI​ PARA REALIZAR A SUA ​INSCRIÇÃO

​​Importante: a confirmação ocorre​​​​​ apenas no recebimento do termo aditivo, que será encaminhado por e-mail posteriormente.​

​Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected]


​Confira as atividades complementares para o ano letivo de 2022:​​​

​​B​alé​​​

BALÉ (2).JPG 


O que desenvolve? 

A saúde física e mental, através de passos que trabalham a coordenação motora, melhoram a postura e ajudam no equilíbrio. Além disso, estimula a interação e o trabalho em equipe, com disciplina, noção de espaço e organização. São trabalhadas as principais características e diretrizes técnicas do Balé Clássico, mesclando técnicas modernas de treinamento.

Qual o objetivo?

Proporciona a vivência do Balé em uma atividade organizada e dirigida, possibilitando aos estudantes a aquisição dos requisitos mínimos exigidos pela modalidade.

Faz apresentações?

Sim, com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

Público​​​​​​​​​​​​​​​​​

Estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental


​​B​asquete


basquete.JPG

O que desenvolve?

Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade e compreensão de limitações próprias e do grupo.

Qual o objetivo?

Proporcionar aos estudantes a aquisição dos requisitos mínimos para um bom desenvolvimento das práticas. O desenvolvimento da técnica específica exige uma conjunção de fatores individuais e coletivos.

Participa de competições?

Sim. Participa de competições entre Colégios Maristas e de atividades que tenham caráter educativo e integrador propostas pelos educadores. Essa participação visa possibilitar aos estudantes a demonstração dos conhecimentos adquiridos.

Público

Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.​


Dança


dança.JPG

O que desenvolve?

O gosto artístico e cultural pela dança, a coordenação motora, a agilidade, a criatividade e a expressão, envolvendo exercícios rítmicos e coreografias.

Qual o objetivo?

Proporcionar aos estudantes a possibilidade de desenvolverem suas potencialidades na modalidade e prepará-los para apresentações.

Faz apresentações?

Sim, com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

Público

Estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.


Futsal


futsal.JPG 

O que desenvolve?

Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade e compreensão de limitações próprias e do grupo.

Qual o objetivo?

Proporcionar aos estudantes a aquisição dos requisitos mínimos para um bom desenvolvimento das práticas. O desenvolvimento da técnica específica em cada modalidade exige uma conjunção de fatores individuais e coletivos. 

Participa de competições?

Sim. Participa de competições entre Colégios Maristas e de atividades que tenham caráter educativo e integrador propostas pelos educadores. Essa participação visa possibilitar aos estudantes a demonstração dos conhecimentos adquiridos.

Público

​Estudantes dos Anos Iniciais ao Ensino Médio.


Ginástica Olímpica


GINASTICA.JPG

O que desenvolve?

Movimentos corporais, com destaque para a flexibilidade, a coordenação motora, a resistência, a força e o equilíbrio. Sua prática proporciona o aprendizado motor a partir da individualidade do estudante, construindo um domínio corporal permanente, ao mesmo tempo em que desenvolve a mente em atividades motivadoras e recreativas.

Qual o objetivo?

O trabalho é formatado nas técnicas básicas da modalidade, com caráter de desenvolver a criatividade, a amizade, buscando construir autoconfiança e incentivar a integração do grupo.

Participa de eventos?

Sim. Essa modalidade organiza e participa de eventos de caráter educativo e integrador, com o intuito de demonstrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento das aulas.

Público

Estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.


Iniciação Esportiva

​​​

DSC_9826.jpg 

O que desenvolve?

​Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade e compreensão de limitações próprias e do grupo.​

Qual o objetivo?

O desenvolvimento de habilidades ​​motoras ​fundamentais e proporciona aos estudantes a aquisição de requisitos mínimos ​para um bom desenvolvimento de futuras práticas esportivas.​

​Público

Estudantes da Educação Infantil​.​


​INOVA

WhatsApp Image 2021-12-28 at 10.52.37 (1).jpeg

O Projeto Inova foi criado com o objetivo de fomentar a cultura tecnológica nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista

Qual o objetivo?

O objetivo é acompanhar os desafios da sociedade global, desenvolvendo sujeitos com habilidades capazes de criar, questionar e resolver problemas em equipe e por meio de um pensamento que leva em conta o global e o sustentável. ​ 

Participa de eventos?

Organiza e participa de eventos da Rede Marista de caráter educativo e integrador, com o intuito de demonstrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento das aulas. 

​​​​​​​Público

​​​Estudantes da Educação Infantil​ e Ensino Fundamental.

Judô


judo.jpg


O que desenvolve?

Conhecimento e prática da filosofia do Judô, que traz ensinamentos de disciplina, respeito e princípios morais, além do condicionamento físico. Os três pilares do judô: 

  • Usar da melhor forma a sua energia (ju) 
  • Obter a máxima eficiência com o mínimo de esforço (seiryoku zen'yo) 
  • Obter prosperidade e benefícios mútuos (jita kyoei) 
 

Qual o objetivo?

Oferecer aos estudantes o conhecimento das técnicas da modalidade. O Judô tem como característica a preocupação com a evol​​ução técnica de forma transparente e inclusiva.

Público

Estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Patinação


PATINAÇÃO 2.JPG 


O que desenvolve?

A Patinação desenvolve a motivação e o aprimoramento das técnicas básicas, musicalidade, expressão corporal e interpretação, equilíbrio, coordenação motora e condicionamento físico. Ainda, a patinação traz inúmeros benefícios. Além dos que tangem à disciplina, superação, equilíbrio, postura e autoestima, a patinação também cuida do corpo, enquanto esporte, e da alma, enquanto arte. Sua prática faz com que os estudantes estejam realizando um trabalho aeróbico, que trabalha o equilíbrio, agilidade, flexibilidade, resistência e força. Ajuda no desenvolvimento da lateralidade e da coordenação motora global, promovendo o bem estar psicológico e auxiliando a eliminar o stress e reduzindo a ansiedade.

Participa de eventos?

As apresentações realizadas têm caráter educativo e integrador para as quais são trabalhadas coreografias e figurinos específicos.

Público

Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.


Robótica


robotica.jpg​​

​​A proposta das Tecnologias Educacionais está pautada na mobilidade, no protagonismo e na criatividade de professores e estudantes. Na Robótica, uma iniciativa inovadora que insere a tecnologia no cotidiano escolar, os estudantes contam com kits de montagem com peças diversas, motores e sensores que dinamizam no jeito de ensinar e de aprender.

O que desenvolve?

A inserção da tecnologia no cotidiano dos estudantes, dinamizando aprendizagens e empreendedorismo. Desenvolve o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, entre outras potencialidades.

Qual o objetivo?

Proporcionar aos estudantes a aquisição dos requisitos para o desenvolvimento por meio de atividades lúdicas e desafiadoras.

Participa de eventos?

Sim. Essa modalidade organiza e participa de eventos (dentro e fora da Rede Marista) de caráter educativo e integrador, com o intuito de demonstrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento das aulas. Público Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.


Teatro


teatro.JPG 

​O que desenvolve?

Capacidade de cooperação, companheirismo, desinibição, respeito ao próximo, generosidade e esforço. Fortalece o corpo e exercita os sentidos.

Qual o objetivo?

Incentivar os estudantes à prática das técnicas teatrais, visando ao fortalecimento das suas capacidades individuais e coletivas.

Faz apresentações?

​Sim. As apresentações são realizadas com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

Público

Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.


​Violão


violão.jpg 

O que desenvolve?

A percepção rítmica, melódica e harmônica do estudante. Introduz a leitura e a escrita musical, desenvolve a sociabilidade, a criatividade, a capacidade de tocar em conjunto, de improvisar, de aprender a tocar com acompanhamento, entre outras questões.

Qual o objetivo?

Proporcionar a aprendizagem do instrumento, por meio do ensino coletivo.

Faz apresentações?

Sim. As apresentações são realizadas com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

Público

Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 5º ano do Ensino Fundamental.


Vocal


vocal.JPG

​O que desenvolve?

Além de aprimorar talentos e desenvolver habilidades musicais, o Vocal é um espaço de trabalho em equipe e de afetividade.

Qual o objetivo?

Desenvolver a arte musical através do canto e da expressão corporal e sensibilizar o público pelo canto, pela alegria e pela harmonia.

Participa de eventos?

Sim. Participa de eventos culturais da Rede Marista, do Colégio e demais apresentações.

Público

Estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.


Voleibol​


volei.JPG 

​​O que desenvolve?

Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade e compreensão de limitações próprias e do grupo.

Qual o objetivo?

Proporcionar aos estudantes a aquisição dos requisitos mínimos para um bom desenvolvimento das práticas. O desenvolvimento da técnica específica em cada modalidade exige uma conjunção de fatores individuais e coletivos.

Participa de competições?

Sim. Participa de competições entre Colégios Maristas e de atividades que tenham caráter educativo e integrador propostas pelos educadores. Essa participação visa possibilitar aos estudantes a demonstração dos conhecimentos adquiridos.

Público

Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. 


Xadrez


XADREZ.JPG

O que desenvolve?

A prática do xadrez no meio escolar, possibilita ao estudante o exercício do raciocínio lógico, observação, síntese, e a capacidade de solucionar problemas através da análise e reflexão.​​​​​

Público

Estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.


Acesse o menu lateral e confira a grade de horários das atividades disponíveis para cada nível de ensino.​​​​​