
Atividades complementares
No Marista São Luís, os estudantes aprendem e desenvolvem habilidades dentro e fora de sala de aula por meio de atividades
esportivas, artísticas, culturais, científicas, de liderança e de
solidariedade.
As inscrições das Atividades Complementares 2022 estarão abertas a partir do dia 6 de janeiro e poderão ser realizadas através do link abaixo.
Importante: a confirmação ocorre apenas no recebimento do termo aditivo, que será encaminhado por e-mail posteriormente.
Confira as atividades complementares para o ano letivo de 2022:
Balé
O que desenvolve?
A saúde física e mental, através de passos que trabalham a coordenação motora, melhoram a postura e ajudam no equilíbrio. Além disso, estimula a interação e o trabalho em equipe, com disciplina, noção de espaço e organização. São trabalhadas as principais características e diretrizes técnicas do Balé Clássico, mesclando técnicas modernas de treinamento.
Qual o objetivo?
Proporciona a vivência do Balé em uma atividade organizada e dirigida, possibilitando aos estudantes a aquisição dos requisitos mínimos exigidos pela modalidade.
Faz apresentações?
Sim, com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.
Público
Estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental
Basquete

O que desenvolve?
Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade e compreensão de limitações próprias e do grupo.
Qual o objetivo?
Proporcionar aos estudantes a aquisição dos requisitos mínimos para um bom desenvolvimento das práticas. O desenvolvimento da técnica específica exige uma conjunção de fatores individuais e coletivos.
Participa de competições?
Sim. Participa de competições entre Colégios Maristas e de atividades que tenham caráter educativo e integrador propostas pelos educadores. Essa participação visa possibilitar aos estudantes a demonstração dos conhecimentos adquiridos.
Público
Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Dança

O que desenvolve?
O gosto artístico e cultural pela dança, a coordenação motora, a agilidade, a criatividade e a expressão, envolvendo exercícios rítmicos e coreografias.
Qual o objetivo?
Proporcionar aos estudantes a possibilidade de desenvolverem suas potencialidades na modalidade e prepará-los para apresentações.
Faz apresentações?
Sim, com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.
Público
Estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Futsal
O que desenvolve?
Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade e compreensão de limitações próprias e do grupo.
Qual o objetivo?
Proporcionar aos estudantes a aquisição dos requisitos mínimos para um bom desenvolvimento das práticas. O desenvolvimento da técnica específica em cada modalidade exige uma conjunção de fatores individuais e coletivos.
Participa de competições?
Sim. Participa de competições entre Colégios Maristas e de atividades que tenham caráter educativo e integrador propostas pelos educadores. Essa participação visa possibilitar aos estudantes a demonstração dos conhecimentos adquiridos.
Público
Estudantes dos Anos Iniciais ao Ensino Médio.
Ginástica Olímpica

O que desenvolve?
Movimentos corporais, com destaque para a flexibilidade, a coordenação motora, a resistência, a força e o equilíbrio. Sua prática proporciona o aprendizado motor a partir da individualidade do estudante, construindo um domínio corporal permanente, ao mesmo tempo em que desenvolve a mente em atividades motivadoras e recreativas.
Qual o objetivo?
O trabalho é formatado nas técnicas básicas da modalidade, com caráter de desenvolver a criatividade, a amizade, buscando construir autoconfiança e incentivar a integração do grupo.
Participa de eventos?
Sim. Essa modalidade organiza e participa de eventos de caráter educativo e integrador, com o intuito de demonstrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento das aulas.
Público
Estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Iniciação Esportiva
O que desenvolve?
Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade e compreensão de limitações próprias e do grupo.
Qual o objetivo?
O desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais e proporciona aos estudantes a aquisição de requisitos mínimos para um bom desenvolvimento de futuras práticas esportivas.
Público
Estudantes da Educação Infantil.
INOVA
.jpeg)
O Projeto Inova foi criado com o objetivo de fomentar a cultura tecnológica nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
Qual o objetivo?
O objetivo é acompanhar os desafios da sociedade global, desenvolvendo sujeitos com habilidades capazes de criar, questionar e resolver problemas em equipe e por meio de um pensamento que leva em conta o global e o sustentável.
Participa de eventos?
Organiza e participa de eventos da Rede Marista de caráter educativo e integrador, com o intuito de demonstrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento das aulas.
Público
Estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Judô

O que desenvolve?
Conhecimento e prática da filosofia do Judô, que traz ensinamentos de disciplina, respeito e princípios morais, além do condicionamento físico. Os três pilares do judô:
- Usar da melhor forma a sua energia (ju)
- Obter a máxima eficiência com o mínimo de esforço (seiryoku zen'yo)
- Obter prosperidade e benefícios mútuos (jita kyoei)
Qual o objetivo?
Oferecer aos estudantes o conhecimento das técnicas da modalidade. O Judô tem como característica a preocupação com a evolução técnica de forma transparente e inclusiva.
Público
Estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Patinação
O que desenvolve?
A Patinação desenvolve a motivação e o aprimoramento das técnicas básicas, musicalidade, expressão corporal e interpretação, equilíbrio, coordenação motora e condicionamento físico. Ainda, a patinação traz inúmeros benefícios. Além dos que tangem à disciplina, superação, equilíbrio, postura e autoestima, a patinação também cuida do corpo, enquanto esporte, e da alma, enquanto arte. Sua prática faz com que os estudantes estejam realizando um trabalho aeróbico, que trabalha o equilíbrio, agilidade, flexibilidade, resistência e força. Ajuda no desenvolvimento da lateralidade e da coordenação motora global, promovendo o bem estar psicológico e auxiliando a eliminar o stress e reduzindo a ansiedade.
Participa de eventos?
As apresentações realizadas têm caráter educativo e integrador para as quais são trabalhadas coreografias e figurinos específicos.
Público
Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Robótica
A proposta das Tecnologias Educacionais está pautada na mobilidade, no protagonismo e na criatividade de professores e estudantes. Na Robótica, uma iniciativa inovadora que insere a tecnologia no cotidiano escolar, os estudantes contam com kits de montagem com peças diversas, motores e sensores que dinamizam no jeito de ensinar e de aprender.
O que desenvolve?
A inserção da tecnologia no cotidiano dos estudantes, dinamizando aprendizagens e empreendedorismo. Desenvolve o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, entre outras potencialidades.
Qual o objetivo?
Proporcionar aos estudantes a aquisição dos requisitos para o desenvolvimento por meio de atividades lúdicas e desafiadoras.
Participa de eventos?
Sim. Essa modalidade organiza e participa de eventos (dentro e fora da Rede Marista) de caráter educativo e integrador, com o intuito de demonstrar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento das aulas. Público Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Teatro
O que desenvolve?
Capacidade de cooperação, companheirismo, desinibição, respeito ao próximo, generosidade e esforço. Fortalece o corpo e exercita os sentidos.
Qual o objetivo?
Incentivar os estudantes à prática das técnicas teatrais, visando ao fortalecimento das suas capacidades individuais e coletivas.
Faz apresentações?
Sim. As apresentações são realizadas com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.
Público
Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Violão
O que desenvolve?
A percepção rítmica, melódica e harmônica do estudante. Introduz a leitura e a escrita musical, desenvolve a sociabilidade, a criatividade, a capacidade de tocar em conjunto, de improvisar, de aprender a tocar com acompanhamento, entre outras questões.
Qual o objetivo?
Proporcionar a aprendizagem do instrumento, por meio do ensino coletivo.
Faz apresentações?
Sim. As apresentações são realizadas com o objetivo de demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.
Público
Estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Vocal

O que desenvolve?
Além de aprimorar talentos e desenvolver habilidades musicais, o Vocal é um espaço de trabalho em equipe e de afetividade.
Qual o objetivo?
Desenvolver a arte musical através do canto e da expressão corporal e sensibilizar o público pelo canto, pela alegria e pela harmonia.
Participa de eventos?
Sim. Participa de eventos culturais da Rede Marista, do Colégio e demais apresentações.
Público
Estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Voleibol
O que desenvolve?
Habilidades físicas e motoras, sociabilidade, trabalho em equipe, respeito às regras do jogo, compreensão de como trabalhar em situações de dificuldade e compreensão de limitações próprias e do grupo.
Qual o objetivo?
Proporcionar aos estudantes a aquisição dos requisitos mínimos para um bom desenvolvimento das práticas. O desenvolvimento da técnica específica em cada modalidade exige uma conjunção de fatores individuais e coletivos.
Participa de competições?
Sim. Participa de competições entre Colégios Maristas e de atividades que tenham caráter educativo e integrador propostas pelos educadores. Essa participação visa possibilitar aos estudantes a demonstração dos conhecimentos adquiridos.
Público
Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Xadrez

O que desenvolve?
A prática do xadrez no meio escolar, possibilita ao estudante o exercício do raciocínio lógico, observação, síntese, e a capacidade de solucionar problemas através da análise e reflexão.
Público
Estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Acesse o menu lateral e confira a grade de horários das atividades disponíveis para cada nível de ensino.