Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Anos Finais

O Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios.

​​​​​​​​

A partir desta fase, o estudante já possui o domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa, mas percebe algumas mudanças na maneira de estudar. A aprendizagem proposta, passa da forma lúdica para um processo contínuo que desenvolvemos por meio de conteúdos que se relacionam entre si.

Nosso Colégio, propõe rodas de conversas, pois nesta faixa etária as emoções e sentimentos passam por grandes mudanças e entendemos que acolher e auxiliar na identificação dos processos que cada um está experimentando ajudam a instigar a construção da autonomia, essencial para a convivência em sociedade.

Muito mais que conteúdo precisamos formar cidadãos, que conheçam o mundo e valorizem as pessoas.

Além do exercício da autonomia e da investigação, os estudantes se familiarizam com outras culturas, pontos turísticos e históricos por meio das saídas de estudo. Todas guiadas por educadores, objetivando aproveitar experiências e conhecimentos práticos dentro do município, para outras cidades, assim como a outros estados, como por exemplo, dos 7ºs anos para Curitiba, no Paraná e dos 8º anos para Belo Horizonte, Ouro Preto e Brumadinho em Minas Gerais. 

Avaliações

As sequências didáticas, organizadas por área do conhecimento – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática – possibilitam que os estudantes participem ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais que favorecem a investigação e a problematização utilizando múltiplas mídias e linguagens.

A partir do 6º ano é ele que organiza seu material e se prepara para os trabalhos e avaliações, já que, organizado de maneira semestral, o currículo possibilita a melhor estruturação do calendário avaliativo, estruturado e divulgado no início do ano letivo, garantindo assim maior tempo para o desenvolvimento e aprofundamento dos conteúdos a serem aprendidos, bem como, o desenvolvimento d​​​a autonomia e responsabilidade do estudante.

Avaliação Formativa

Nosso colégio utiliza a Avaliação Formativa/processual, que vai além do somativo e do classificatório, mas possibilita uma reflexão permanente sobre o processo de desenvolvimento das habilidades e competências.

Os estudos de recuperação ocorrem, inicialmente em sala de aula, com o propósito de auxiliar os estudantes que não atingirem plenamente os objetivos propostos e é disponibilizado aqueles que pretendem angariar maior resultado, mas se os estudos propostos não forem suficientes, são oferecidas, gratuitamente, Oficinas de Aprendizagem, com aulas e atividades de reforço, no turno inverso. ​