Níveis de Ensino

Anos Finais

O Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios.

​​​​O Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.

É nessa fase da vida escolar que o estudante fundamenta seus valores, compreendendo sua função como cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando o domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa. Os projetos pedagógicos incentivam a leitura​, a investigação, a experimentação e construção de conhecimentos a partir de problematizações e debates de ideias onde organizam o processo de aprendizagem, gerando produções coletivas e individuais, orais e escritas.

Saídas de Estudo:

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos, no Marista São Luís, as práticas pedagógicas contemplam saídas que relacionem a aprendizagem de sala de aula ao cotidiano. As saídas de estudo são guiadas pelos educadores, objetivando aproveitar experiências e conhecimentos práticos dentro do município, para outras cidades assim como a outros estados, como as saídas dos 7º anos para Curitiba, no Paraná e dos 8º anos para Belo Horizonte, Ouro Preto e Brumadinho em Minas Gerais.  Além do exercício da autonomia e da investigação, os estudantes se familiarizam com outras culturas, pontos turísticos e históricos. ​

​Iniciação Científica:

No Marista São Luís a iniciação Científica tem um papel central no desenvolvimento de seus estudantes, pois em todas as etapas de sua formação terão contato com a pesquisa científica, aprendendo por meio da resolução de problemas. Divididos em grupos dentro das séries/anos, o que estimula a convivência com os colegas da outra turma, os estudantes escolhem uma área de conhecimento.  Orientados pelos professores, ao final do primeiro semestre entregam seus projetos  e no segundo semestre realizam as pesquisas e seus resultados são apresentados inicialmente aos colegas, sendo escolhidos pela banca de professores os que mais se destacam e estes participam da Mostra Marista de Iniciação Científica do Colégio, apresentando seu trabalho através de um banner. Assim a pesquisa científica é a investigação planejada, desenvolvida e redigida.

​Espaços e Metodologia:

No Marista São Luís, todos os lugares são constituídos como espaços pedagógicos, a partir da intencionalidade de seu uso. A sala de aula, tem sua composição voltada para a interação entre os estudantes e educadores, assim como os corredores são constituídos extensões da sala de aula, ampliando os espaços pedagógicos.

Através das sequências didáticas, desenvolvemos o conteúdo de forma interdisciplinar, por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática). Os estudantes participam ativamente do processo da aprendizagem, propondo soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, resultando em produções coletivas e individuais que favorecem a investigação e a problematização utilizando múltiplas mídias e linguagens.

Semestralidade:

Organizado de maneira semestral, o currículo possibilita a melhor estruturação do calendário avaliativo, já estruturado e divulgado no início do ano letivo, e garante maior tempo para o desenvolvimento e aprofundamento dos conteúdos a serem aprendidos.

​Avaliação Formativa:​

Nossa escola utiliza a Avaliação Formativa/processual, uma prática que tem a centralidade na ação e na formação dos sujeitos, que proporciona o levantamento de informações úteis à regulação do processo de aprendizagem, contribuindo para a sua consolidação. Ela vai além do somativo, do classificatório, deve possibilitar uma reflexão permanente sobre o processo de desenvolvimento das habilidades e competências.

No Ensino Fundamental alinhamos como indicativo de fórmula, que traduz nossa concepção formativa, a proposição de aliar instrumentos coletivos e individuais, das áreas do conhecimento e dos componentes curriculares. Os estudos de recuperação ocorrem inicialmente em sala de aula com o propósito de auxiliar os estudantes que não atingirem plenamente os objetivos propostos. Se os estudos propostos não forem suficientes, serão oferecidas Oficinas de Aprendizagem, aulas e atividades de reforço no turno inverso.