Níveis de Ensino

Anos Iniciais

É nessa fase da vida escolar que o estudante fundamenta seus valores, compreendendo sua função como cidadão responsável pelo meio em que vive.

​​​​​​​A primeira etapa do Ensino Fundamental apresenta uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo. É nessa fase da vida escolar que o estudante fundamenta seus valores, compreendendo sua função como cidadão responsável pelo meio em que vive. Essa aprendizagem ocorre de forma lúdica e envolvente, visando o domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa. Os projetos pedagógicos incentivam a leitura, a investigação, a experimentação e construção de conhecimentos a partir de problematizações e debates de ideias onde organizam o processo de aprendizagem, gerando produções coletivas e individuais, orais e escritas.

Difere​​​nciais

METODOLOGIA E ESPAÇOS

A partir dos Anos Inicias, a dinamização do currículo acontece por meio das Sequências Didáticas – que favorecem a investigação e a problematização utilizando as múltiplas mídias e linguagens, o trabalho com temas culturais, tendo a solidariedade como eixo fundamental no processo curricular. O Marista São Luís ainda se compromete a utilizar diversas metodologias aliadas às tecnologias, para tornar as aprendizagens significativas para os estudantes.

Para isso, os ambientes são planejados com a intencionalidade de estimular o protagonismo nas atividades individuais e coletivas. Além das salas de aula com recursos tecnológicos e mobiliário versátil, o corredor dos Anos Iniciais também é utilizado para desenvolvimento de atividades pedagógicas – proporcionando dinamismo ao cotidiano escolar.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Uma das práticas metodológicas adotadas pelo Marista São Luís é o desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica, com os quais, os estudantes desenvolvem o pensamento reflexivo, instigando a investigação e produção de aprendizagens, nas diversas áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias).

Cada turma desenvolve um projeto científico com tema que surge a partir dos conteúdos propostos nas Sequências Didáticas, e potencializado pelos professores. Este trabalho é elaborado durante o ano letivo e é apresentado para toda comunidade escolar na Mostra de Iniciação Científica.

SAÍDAS DE ESTUDO

Dentro do calendário escolar, são proporcionadas saídas de estudo – que tem como objetivo, aprimorar o conhecimento desenvolvido nas aulas possibilitando, na prática, a vivência dos conceitos. Estes momentos são planejados de acordo com os projetos e conteúdos programáticos de cada ano.