Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Educação infantil

Quando as famílias confiam a nós a educação de seus filhos, assumimos um compromisso conjunto. Afinal, a proposta marista valoriza o cuidado e o desenvolvimento pedagógico do estudante.

​​​​​​​​Quando as famílias confiam a nós a educação de seus filhos, assumimos um compromisso conjunto. Afinal, a proposta marista valoriza o cuidado e o desenvolvimento pedagógico do estudante. Nesta fase, iniciamos a formação integral da criança, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade. 

As atividades visam à socialização, a construção do conhecimento, a autonomia, a cooperação e a solidariedade, tudo isso em um clima saudável, em que as potencialidades são desenvolvidas com brincadeiras, trocas e vivências, sempre respeitando a infância como a base fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

​Diferenciais

ESPAÇO E METODOLOGIA

Na Educação Infantil a metodologia embasada em projetos que visam potencializar os interesses das crianças em diferentes contextos e situações. Através do aprender brincando, criar condições que favoreçam o desenvolvimento de suas potencialidades em todas as suas dimensões, complementando a ação da família e da comunidade. 

Os ambientes pedagógicos organizados em cantos, territórios ou atelier são facilitadores do processo e abrirão possibilidades para o inédito. As salas de aula são compostas com mobiliários versáteis, que permitem diferentes arranjos e harmonizações. Também contam com materiais naturais e neutros que oferecem elementos sensitivos importantes, como luzes, cores, texturas, cheiros e sons. É na possibilidade da escolha de cada criança, na escuta atenta e na intencionalidade de cada educador que se instauram os campos de experiências diversas potencializando as curiosidades, as inquietações e o modo de compreender e construir conhecimentos.

CONTATO COM A NATUREZA

Estar imerso à natureza é possibilitar às crianças, vivências que proporcionam aprendizagens no encontro com as sutilezas do mundo, transcendendo a imaginação. No Marista São Luís, os estudantes da Educação Infantil estão em contato direto com ambientes ao ar livre, especialmente no Parque Marista São Luís.

Neste espaço, as crianças têm a possibilidade de aprender a observar, comparar, organizar, construir e desconstruir, criar, sentir e experienciar junto aos elementos da natureza. Isso faz com que os estudantes, desde seus três anos de idade, desenvolvam a capacidade de questionar, relacionar, pensar e planejar ações, ampliando suas relações e aprendizagens, bem como, a consciência planetária.

​INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Nossa proposta pedagógica contempla projetos sobre diferentes temas do cotidiano, envolvendo planejamento, observação, escuta e questionamento. As crianças são desafiadas, de forma lúdica, a desenvolverem o pensamento reflexivo pela investigação e construção de novos conhecimentos.

Cada turma da Educação Infantil, desde o Nível 1 (três anos), desenvolve um projeto científico com tema que surge a partir das curiosidades das crianças e que é potencializado pelos professores. Este trabalho é elaborado durante o ano letivo e é apresentado para toda comunidade escolar na Mostra de Iniciação Científica.


botao.png

 2021