Quando as famílias confiam a nós a educação de seus filhos, assumimos um compromisso conjunto. Afinal, a proposta marista valoriza o cuidado e o desenvolvimento pedagógico do estudante. Nesta fase, iniciamos a formação integral da criança, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade.
As atividades visam à socialização, a construção do conhecimento, a autonomia, a cooperação e a solidariedade, tudo isso em um clima saudável, em que as potencialidades são desenvolvidas com brincadeiras, trocas e vivências, sempre respeitando a infância como a base fundamental para o desenvolvimento do ser humano.
PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO, EM PARCERIA COM A CASA THOMAS JEFFERSON
Por meio do programa Thomas Bilíngue for Schools, o Colégio Marista São Luís firmou uma parceria, que propõe, aos estudantes, uma imersão na língua inglesa desde a Educação Infantil. O programa Thomas Bilíngue se diferencia das demais escolas regulares de língua estrangeira, pois não trabalha essencialmente com o ensinamento da segunda língua, mas sim com o inglês como um mecanismo de aprendizado, que desenvolve diversas competências, com a utilização e tecnologias educacionais e oficinas diversas.
A carga horária, nos níveis da Educação Infantil e Anos Iniciais, será ampliada e contará com a metodologia ativa, que preza pela exposição à língua estrangeira diariamente. Os estudantes terão à disposição plataformas e materiais didáticos bilíngues, que explorem todos os conteúdos e forneçam repertórios diversos.
Saiba mais sobre a nossa parceria com a Casa Thomas Jefferson!
ESPAÇO E METODOLOGIA
Na Educação Infantil a metodologia embasada em projetos que visam potencializar os interesses das crianças em diferentes contextos e situações. Através do aprender brincando, criar condições que favoreçam o desenvolvimento de suas potencialidades em todas as suas dimensões, complementando a ação da família e da comunidade.
Os ambientes pedagógicos organizados em cantos, territórios ou atelier são facilitadores do processo e abrirão possibilidades para o inédito. As salas de aula são compostas com mobiliários versáteis, que permitem diferentes arranjos e harmonizações. Também contam com materiais naturais e neutros que oferecem elementos sensitivos importantes, como luzes, cores, texturas, cheiros e sons. É na possibilidade da escolha de cada criança, na escuta atenta e na intencionalidade de cada educador que se instauram os campos de experiências diversas potencializando as curiosidades, as inquietações e o modo de compreender e construir conhecimentos.
Conheça os nossos espaços!
CONTATO COM A NATUREZA
Estar imerso à natureza é possibilitar às crianças, vivências que proporcionam aprendizagens no encontro com as sutilezas do mundo, transcendendo a imaginação. No Marista São Luís, os estudantes da Educação Infantil estão em contato direto com ambientes ao ar livre, especialmente no Parque Marista São Luís.
Neste espaço, as crianças têm a possibilidade de aprender a observar, comparar, organizar, construir e desconstruir, criar, sentir e experienciar junto aos elementos da natureza. Isso faz com que os estudantes, desde seus três anos de idade, desenvolvam a capacidade de questionar, relacionar, pensar e planejar ações, ampliando suas relações e aprendizagens, bem como, a consciência planetária.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Nossa proposta pedagógica contempla projetos sobre diferentes temas do cotidiano, envolvendo planejamento, observação, escuta e questionamento. As crianças são desafiadas, de forma lúdica, a desenvolverem o pensamento reflexivo pela investigação e construção de novos conhecimentos.
Cada turma da Educação Infantil, desde o Nível 1 (três anos), desenvolve um projeto científico com tema que surge a partir das curiosidades das crianças e que é potencializado pelos professores. Este trabalho é elaborado durante o ano letivo e é apresentado para toda comunidade escolar na Mostra de Iniciação Científica.