Níveis de Ensino

JNF_1872.jpg​​​​​​​​​

Formar jovens protagonistas de sua história e capazes de transformar o mundo. Assim é o Ensino Médio Marista, baseado em uma proposta pedagógica que vai muito além do tempo em que os estudantes permanecem na escola. Com a educação integral marista, aliamos a preparação acadêmica à formação humana, ao cuidado com a vida, e o meio ambiente, ao desenvolvimento de lideranças e a diferentes jeitos de aprender.

Iniciação Científica:

No Marista São Luís a Iniciação Científica tem um papel central, no seu desenvolvimento, pois em todas as etapas de sua formação você terá contato com a pesquisa científica, aprendendo por meio da resolução de problemas. A sua formação como pesquisador tem na escola, de maneira sistematizada os passos do aprendizado da busca pela informação, a elaboração de métodos e técnicas de resolução dos problemas e apresentação dos resultados. Assim a pesquisa científica é a investigação planejada, desenvolvida e redigida. No 1º e 2º ano do Ensino médio os estudantes podem formar livremente os grupos com seus colegas e escolher o professor orientador assim como a área de conhecimento no qual desenvolverá o projeto de pesquisa.

Os resultados são apresentados inicialmente nas suas respectivas séries/anos, sendo escolhidos pela banca dos professores os que mais se destacam e estes participam do Mostra de Iniciação Científica do colégio, apresentando seu trabalho por meio de uma Banner. No 3º ano do Ensino Médio a pesquisa e seus resultados, geram um artigo científico que será apresentado para uma banca de professores.

A cada ano alguns trabalhos são indicados para participarem da Mostra de Iniciação Cientifica na PUCRS, em outras escolas maristas ou mostras do município.​

Currículo personalizado:

Com uma carga horária de 36 períodos semanais em todos os anos do Ensino Médio, a variação metodológica de ensino, material didático específico, e os ambientes tornam-se aliados para um maior aproveitamento escolar. Organizado de maneira semestral, o currículo possibilita a melhor estruturação do calendário avaliativo e garante maior tempo para o desenvolvimento e aprofundamento dos conteúdos a serem aprendidos. O conteúdo é trabalhado de forma interdisciplinar, por área do conhecimento, envolvendo a problematização de temas e as soluções propostas pelos estudantes. As salas de aula são equipadas com tecnologia, como Apple TVs, Ipad (para professores), qualificando o processo de ensino e aprendizagem. O espaço de sala de aula também é inovador, tendo sua composição voltada para a interação entre os estudantes e os educadores.

Disciplinas Optativas:

No Ensino Médio do Marista São Luís, são oferecidas disciplinas optativas que compõe o currículo dos estudantes. Podendo cursar até três optativas a cada semestre, o estudante pode escolher dentre elas qual deseja cursar, estabelecendo assim seu percurso formativo.​ A cada semestre são ofertadas nove disciplinas com base nos desejos dos estudantes, e nas tendências do mundo e do mercado na atualidade.

Dentre as disciplinas que já foram oferecidas, pode-se destacar: Oratória, Libras, Química Forense, Análises Laboratoriais, Introdução às Ciências da Saúde, Relações Internacionais, Curso de Youtuber.​

Intercâmbio Marista:

O projeto Intercâmbio Marista é uma excelente oportunidade para os estudantes desenvolverem diferentes habilidades, aprofundar o estudo da Língua, conhecer novas e diferentes culturas, fazer amigos de outras nacionalidades, desenvolver autonomia e o protagonismo. O programa é oferecido para as seguintes turmas:

· Canadá: para os estudantes dos 9ºs anos do Ensino Fundamental

· Inglaterra: para os estudantes dos 1ºs anos do Ensino Médio

· Irlanda: para os estudantes dos 2ºs anos do Ensino Médio

· Nova Zelândia: para os estudantes dos 3ºs anos do Ensino Médio

· Chile: para todos os estudantes do Ensino Médio

Preparação para Enem e Vestibulares:

Com o objetivo de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, o Marista São Luís desenvolve diversas atividades voltadas para o ENEM e vestibulares. Nossos estudantes contam com o Sistema Marista de Educação (SME), material didático que dinamiza a aprendizagem de forma interdisciplinar, proporcionando novos jeitos de compreender o mundo. Além de materiais físicos de estudo, também é oferecida uma plataforma digital que complementa, de forma interativa, o que foi estudado, intensificando a preparação para o ENEM e vestibulares. Tudo é alinhado às Matrizes Curriculares Maristas, que possibilitam ao estudante construir o conhecimento a partir da relação entre os diferentes saberes. Disponibilizamos três simulados anuais com questões nos moldes do ENEM, corrigidos pela TRI, além do componente Curricular específico de Produção Textual.