Níveis de Ensino

Ensino Médio

​​​​

Formar jovens protagonistas de sua história e capazes de transformar o mundo. Assim é o Ensino Médio Marista, baseado em uma proposta pedagógica que vai muito além do tempo em que os estudantes permanecem na escola. Com a educação integral marista, aliamos a preparação acadêmica à formação humana, ao cuidado com a vida, e o meio ambiente, ao desenvolvimento de lideranças e a diferentes jeitos de aprender.

Currículo

Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens, composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos.

A FGB é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária às aulas dos componentes curriculares convencionais.

Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

Núcleos de Aprofundamento

Consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.

Percursos Investigativos Optativos

Os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados cinco Percursos Investigativos tanto para o 1° ano EM quanto para o 2º ano EM.

Ciência da Saúde e da Vida; Contextos e Movimentos do Século XXI; Cultura Digital; Educação Financeira; Tecnologias e Sociedade: Sistemas e processos.

Unidades Curriculares Optativas em parceria com a PUCRS

Na parte flexível do currículo, os estudante escolhem duas unidades curriculares optativas online (semestrais), sendo uma para cada semestre, entre sete opções disponíveis, visando a ampliação dos seus conhecimentos e possibilitando novas experiências no seu percurso como estudante do Ensino Médio. Unidades Curriculares Optativas: Influenciadores e Marketing Digital, Relações Étnico-raciais, Negócios Digitais, Trabalho Integrado em Saúde, Artes & Linguagens Visuais, Introdução ao Mercado Financeiro e Sustentabilidade.

Intercâmbio Marista

Além de saídas de estudos para diversos pontos seja do município como para outras cidades a fim de complementar o conteúdo proposto, dispomos do Projeto Intercâmbio Marista.

Uma excelente oportunidade para os estudantes desenvolverem diferentes habilidades, aprofundar o estudo da Língua, conhecer novas e diferentes culturas, fazer amigos de outras nacionalidades, desenvolver autonomia e o protagonismo. O programa engloba toda a rede e os estudantes viajam em grupos, sempre acompanhados por educadores e profissionais das agências parceiras. Roteiros como Estados Unidos - Canadá, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia e Chile, são algumas opções.

Preparação para Enem e Vestibulares

Com o objetivo de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, o Marista São Luís desenvolve diversas atividades voltadas para o ENEM e vestibulares. Nossos estudantes contam com o Sistema Marista de Educação (SME), material didático que dinamiza a aprendizagem de forma interdisciplinar, proporcionando novos jeitos de compreender o mundo. Disponibilizamos três simulados anuais com questões nos moldes do ENEM, corrigidos pela TRI, além do componente Curricular específico de Produção Textual.

ImmersiON

O projeto de imersão proporciona que os estudantes do 3º aro do Ensino Médio possam revisitar os principais conceitos da educação básica. Para isso, são realizados encontros, voltados para cada área do conhecimento. Os espaços são escolhidos pelos professores com base nas atividades propostas, usufruindo da infraestrutura da Rede Marista no estado. A metodologia adotada nas imersões proporciona que os conteúdos sejam compreendidos através de experiências práticas.