Navegar para Cima

Níveis de Ensino

Ensino Médio

Com a educação integral marista, aliamos a preparação acadêmica à formação humana, ao cuidado com a vida, e o meio ambiente, ao desenvolvimento de lideranças e a diferentes jeitos de aprender.

​​​​​​​​​​​​​​Formar jovens protagonistas de sua história e capazes de transformar o mundo. Assim é o Ensino Médio Marista, baseado em uma proposta pedagógica que vai muito além do tempo em que os estudantes permanecem na escola. Com a educação integral marista, aliamos a preparação acadêmica à formação humana, ao cuidado com a vida, e o meio ambiente, ao desenvolvimento de lideranças e a diferentes jeitos de aprender. 

Novo Ensino Médio

 

A partir da Lei 13.415/2017, todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem implementar a nova proposta curricular do Ensino Médio até o ano de 2022. Nós construímos uma renovação curricular alinhada com as nossas premissas de aliar excelência acadêmica e à formação para valores, aproximando os conteúdos pedagógicos das necessidades e dos projetos de vida dos nossos adolescentes e jovens. Em 2022, o novo currículo será implementado com os estudantes do 1º ano EM de maneira gradativa. O currículo do Novo Ensino Médio Marista será composto por duas grandes dimensões, distintas e complementares: Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos​.

​A Formação Geral Básica é a dimensão do currículo que permite a consolidação das aprendizagens essenciais, compreendendo as quatro áreas do conhecimento – Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza –. A sua distribuição entre os três anos de Ensino Médio é igualitária, ocorrendo, nesse momento, as aulas dos componentes curriculares convencionais. Já os Itinerários Formativos estão estruturados a partir da combinação de áreas integradas ou de uma área específica, com metodologias diversificadas que desenvolvem a curiosidade, a criatividade e o espírito crítico. Dessa forma, os Itinerários Formativos são divididos em Núcleos de Aprofundamento e Percursos Investigativos.

​Os Núcleos de Aprofundamento consistem no desenvolvimento e no aprofundamento dos conceitos abordados na FGB. Ele propicia a problematização e a aplicação dos conceitos das áreas do conhecimento por meio de projetos, oficinas e outras estratégias que diversificam as metodologias buscando a interdisciplinaridade. Além disso, conta com a organização seriada, ou seja, pensada conforme o nível de ensino de cada estudante.

Nos Percursos Investigativos, os estudantes têm a possibilidade de escolher os Itinerários Formativos que mais lhe interessam, com ênfase na iniciação científica e na intervenção social. Para essa etapa, foram determinados 4 Percursos Investigativos: Ciências da Saúd​​​​e e da Vida, Contextos e movimento do séc. XXI, Cultura Digital e Educação Financeira.

​​​

Conheça os Percursos Investigativos:


cabecalho_saude (1).png

​​Ciências da Saúde e da Vida​​

Abrange conhecimentos técnicos científicos relacionados às atividades humanas, aos ecossistemas e à análise de fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e culturais. Nesse itinerário, o estudante aprofundará e ampliará conceitos para a interpretação de hipóteses, fenômenos e processos, desenvolvendo habilidades relacionadas ao pensar e fazer científico, no desenvolvimento da vida e da saúde.

 


cabecalho_mov_sec21 (1).png

Contextos e movimentos do século XXI

É um itinerário cujos conceitos e processos abordados estarão relacionados à cultura, à política, à economia e à sociedade na atualidade. Por meio de projetos de mediação e intervenção sociocultural e investigação científica, diferentes cenários serão problematizados para identificação de soluções e de reflexões do cotidiano Social.

 

​​


cabecalho_cult_digital (1).png

​Cultura Digital

Aborda a relação entre a humanidade e as tecnologias digitais, discutindo e problematizando a construção de uma nova cultura (cibercultura) por meio de diferentes linguagens, múltiplas interações e uma experiência de imersão. Neste itinerário,conceitoscomo comunicação, identidade, dados, informação, privacidade, design, culturas e espaços serão desenvolvidos na elaboração de projetos e prototipações criativas e inovadoras.


 



cabecalho_educ_financeira (1).png

Educação Financeira

A partir de um debate histórico e contemporâneo em contexto local, regional e global, o itinerário de Educação Financeira abordará conhecimentos relacionados ao consumo consciente, à sustentabilidade, à economia, aos cenários sociais, à educação fiscal e às escolhas financeiras, em diálogo com o mundo do trabalho e com a gestão de iniciativas empreendedoras.


 


​O processo de escolha terá duas possibilidades: para os estudantes ingressos em 2022, será disponibilizado um link para a escolha do Itinerário no momento da matrícula, já para quem está há mais tempo no Colégio, será via Portal e App Marista Virtual, junto da rematrícula.


​​Diferenciais   

Iniciação Científica:

No Marista São Luís a Iniciação Científica tem um papel central, no seu desenvolvimento, pois em todas as etapas de sua formação você terá contato com a pesquisa científica, aprendendo por meio da resolução de​​​​ problemas. A sua formação como pesquisador tem na escola, de maneira sistematizada os passos do aprendizado da busca pela informação, a elaboração de métodos e técnicas de resolução dos problemas e apresentação dos resultados. Assim a pesquisa científica é a investigação planejada, desenvolvida e redigida. No 1º e 2º ano do Ensino médio os estudantes podem formar livremente os grupos com seus colegas e escolher o professor orientador assim como a área de conhecimento no qual desenvolverá o projeto de pesquisa. 

Os resultados são apresentados inicialmente nas suas respectivas séries/anos, sendo escolhidos pela banca dos professores os que mais se destacam e estes participam do Mostra de Iniciação Científica do colégio, apresentando seu trabalho por meio de uma Banner. No 3º ano do Ensino Médio a pesquisa e seus resultados, geram um artigo científico que será apresentado para uma banca de professores.

A cada ano alguns trabalhos são indicados para participarem da Mostra de Iniciação Cientifica na PUCRS, em outras escolas maristas ou mostras do município.​

Intercâmbio Marista:

O projeto Intercâmbio Marista é uma excelente oportunidade para os estudantes desenvolverem diferentes habilidades, aprofundar o estudo da Língua, conhecer novas e diferentes culturas, fazer amigos de outras nacionalidades, desenvolver autonomia e o protagonismo. O programa é oferecido para as seguintes turmas:

· Canadá: para os estudantes dos 9ºs anos do Ensino Fundamental

· Inglaterra: para os estudantes dos 1ºs anos do Ensino Médio

· Irlanda: para os estudantes dos 2ºs anos do Ensino Médio

· Nova Zelândia: para os estudantes dos 3ºs anos do Ensino Médio

· Chile: para todos os estudantes do Ensino Médio

​Preparação para Enem e Vestibulares:

O projeto Intercâmbio Marista é uma excelente oportunidade para os estudantes desenvolverem diferentes habilidades, aprofundar o estudo da Língua, conhecer novas e diferentes culturas, fazer amigos de outras nacionalidades, desenvolver autonomia e o protagonismo. O programa é oferecido para as seguintes turmas: Com o objetivo de preparar o estudante para o ingresso no Ensino Superior, o Marista São Luís desenvolve diversas atividades voltadas para o ENEM e vestibulares. Nossos estudantes contam com o Sistema Marista de Educação (SME), material didático que dinamiza a aprendizagem de forma interdisciplinar, proporcionando novos jeitos de compreender o mundo. Além de materiais físicos de estudo, também é oferecida uma plataforma digital que complementa, de forma interativa, o que foi estudado, intensificando a preparação para o ENEM e vestibulares. Tudo é alinhado às Matrizes Curriculares Maristas, que possibilitam ao estudante construir o conhecimento a partir da relação entre os diferentes saberes. Disponibilizamos três simulados anuais com questões nos moldes do ENEM, corrigidos pela TRI, além do componente Curricular específico de Produção Textual.


Currículo personalizado (para os estudantes do 2º e 3º ano):​

Com uma carga horária de 36 períodos semanais em todos os anos do Ensino Médio, a variação metodológica de ensino, material didático específico, e os ambientes tornam-se aliados para um maior aproveitamento escolar. Organizado de maneira semestral, o currículo possibilita a melhor estruturação do calendário avaliativo e garante maior tempo para o desenvolvimento e aprofundamento dos conteúdos a serem aprendidos. O conteúdo é trabalhado de forma interdisciplinar, por área do conhecimento, envolvendo a problematização de temas e as soluções propostas pelos estudantes. As salas de aula são equipadas com tecnologia, como Apple TVs, Ipad (para professores), qualificando o processo de ensino e aprendizagem. O espaço de sala de aula também é inovador, tendo sua composição voltada para a interação entre os estudantes e os educadores.

Disciplinas Optativas (para os estudantes do 2º e 3º ano):

No Ensino Médio do Marista São Luís, são oferecidas disciplinas optativas que compõe o currículo dos estudantes. Podendo cursar até três optativas a cada semestre, o estudante pode escolher dentre elas qual deseja cursar, estabelecendo assim seu percurso formativo.​ A cada semestre são ofertadas nove disciplinas com base nos desejos dos estudantes, e nas tendências do mundo e do mercado na atualidade.

Dentre as disciplinas que já foram oferecidas, pode-se destacar: Oratória, Libras, Química Forense, Análises Laboratoriais, Introdução às Ciências da Saúde, Relações Internacionais, Curso de Youtuber.​