Níveis de Ensino

Ensino Médio

DSC_8416.jpg ​Formar jovens protagonistas de sua história e capazes de transformar o mundo. Assim é o Ensino Médio Marista, baseado em uma proposta pedagógica que vai muito além do tempo em que os estudantes permanecem na escola. Com a educação integral marista, aliamos a preparação acadêmica à formação humana, ao cuidado com a vida, e o meio ambiente, ao desenvolvimento de lideranças e a diferentes jeitos de aprender.

​Diferenciais

​Iniciação Científica

Desenvolve a capacidade analítica, por meio da construção de um projeto de pesquisa a partir de temas do cotidiano. Os estudantes são desafiados à autoria e participação ativa, problematizando a realidade a partir dos conhecimentos construídos na escola, e utilizando os diversos espaços pedagógicos. Todas as pesquisas são orientadas por professores dos diferentes componentes curriculares. Ao final do Ensino Médio, os estudantes apresentam um artigo para uma banca de professores.

Currículo personalizado

No novo Ensino Médio Marista, os estudantes possuem uma estrutura curricular inovadora, com uma carga horária diferenciada e um currículo personalizado, no qual eles têm a oportunidade de escolher até duas disciplinas optativas por semestre, além das disciplinas tradicionais da base curricular. O espaço de sala de aula também é inovador, tendo sua composição voltada para a interação entre os estudantes e os educadores.

Saídas de Estudo

São realizadas com o objetivo de aprimorar o conhecimento desenvolvido nas aulas possibilitando a prática dos conteúdos.

SIMA – (Sistema Marista de Avaliação)

O SIMA é uma avaliação externa, realizada no segundo semestre, ao final de cada ciclo (5º ano, 9º ano e 3º ano), que tem como objetivo coletar dados referentes ao desempenho dos estudantes e da escola. Os estudantes respondem a testes objetivos das 4 áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências Naturais) em consonância com o nível de ensino em que estão matriculados. Além disso, preenchem um questionário com perguntas sobre seu perfil sociocultural e suas percepções sobre indicadores que impactam a sua aprendizagem. Os pais também participam através de um questionário que é enviado a cada família.

Encontros de Formação

As manhãs e tardes de formação são momentos que possibilitam aos estudantes reflexões sobre vivências humanas e cristãs, onde aprofundam temas como relações humanas, vivência de valores e debates sobre temas ligados à valorização da vida e transformação social. Através dos encontros em diferentes espaços, os estudantes são incentivados ao convívio com o próximo, à prática da cidadania e a refletir sobre a construção dos seus projetos de vida.

Pastoral Juvenil Marista

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é a organização de grupos juvenis dentro das escolas e das obras sociais Maristas. Um espaço de participação de adolescentes e jovens onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, de experiências de solidariedade, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista. Os grupos de PJM se encontram semanalmente para realizar diferentes vivências que possibilitam a construção do seu Projeto de Vida.

Liderança e Protagonismo

Os estudantes do Ensino Médio compõem a diretoria das equipes na Semana Champagnat e o poder judiciário na Escola da Vida.

Além disso, nosso Colégio conta com o Curso de Liderança Marista (Clima), em que são trabalhados os conceitos de liderança e as características essenciais de um líder. O Grêmio Estudantil também prioriza a formação de lideranças, além da realização de eventos culturais, esportivos, comunitários e solidários. Já a Pastoral Juvenil Marista (PJM) possibilita um espaço de protagonismo e vivência da espiritualidade marista.

Curso de Liderança Marista (Clima)

Realizado pelo Serviço de Pastoral Escolar com o auxílio do Serviço de Orientação Educacional (SOE) trabalha com os estudantes representantes de turma, jovens animadores da PJM (Pastoral Juvenil Marista) e integrantes do GESL (Grêmio Estudantil São Luís) os conceitos de liderança e as características essenciais de um líder.

Monitorias

Oferecidas aos estudantes que desejam aprofundar seus conhecimentos. São encontros com o professor da disciplina, onde são desenvolvidas experiências e aulas práticas. Os monitores conduzem, sob orientação dos professores, as aulas práticas da sua turma e outras atividades com os diferentes níveis.

Intercâmbio Marista

Desde 2011, a Rede Marista desenvolve o projeto Intercâmbio Marista: Novas Culturas, Novos Saberes. A iniciativa proporciona aos estudantes do Ensino Médio viver experiências multiculturais e ter contato com a Língua Inglesa em países como: Canadá, Inglaterra e Nova Zelândia.

Preparação para Enem e Vestibulares

A preparação dos estudantes para ingressar na universidade contempla diferentes iniciativas que fazem parte do cotidiano escolar. Oferecemos monitorias, provas por área do conhecimento, simulados e grupos de estudos. Trimestralmente, os estudantes também elaboram um trabalho em conjunto com os professores de cada área do conhecimento.

Atendimento às famílias

Ao longo do ano é realizado atendimento individualizado a todas as famílias pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e professor regente de turma.