A transição entre os níveis de ensino é um momento importante na vida escolar dos estudantes, com novas aprendizagens, rotinas, desafios e experiências. Para que essas mudanças ocorram de forma tranquila, nosso Colégio conta com o Projeto Passagem, que reúne uma série de iniciativas de acompanhamento junto aos alunos e suas famílias.
A passagem dos alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, por exemplo, é vista como uma transição que envolve um ritual de crescimento da criança, de transformação na convivência com o grupo e de ingresso em outro modo de viver a escola. Esse é um momento de desafio e expectativas tanto para os estudantes quanto para as famílias, uma vez que aumentam as responsabilidades e começa a trajetória de alfabetização.
Garantir uma transição segura da Educação Infantil para o Ensino Fundamental motiva os estudantes a seguirem com tranquilidade e receptividade para a próxima etapa. Na Educação Infantil, as crianças deixam o espaço físico que favorece a interação e passam a conviver nas salas de aula junto ao pátio. Nessa fase, as crianças costumam apresentar grande curiosidade e alegria por mudar de espaço e “passar” para o 1º ano EF. A proposta do Projeto Passagem é fazer com que o estudante se sinta mais confiante e tranquilo para a nova etapa, a partir de vivências com os colegas e momentos de celebração pela caminhada percorrida.
Tatiana da Rocha, professora no Nível 3 da Educação Infantil, salienta a atenção que requer a transição entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental: “para que essas conexões entre as etapas de Educação Básica aconteçam, garantimos que a singularidade da criança seja respeitada, assim como as diferentes relações que as crianças estabelecem com o conhecimento”, explica. Tatiana ainda destaca que “estratégias favorecem na nova construção de identidade escolar e na compreensão desta transição como algo potente, alegre e motivador”,
A professora Josiane Lucas, do 1º ano EF, destaca a importância do projeto: “é uma ação que proporciona todo um encantamento dos estudantes da Educação Infantil para o 1º ano EF, pois passam a utilizar o caderno, conhecem os espaços e as educadoras. Esse momento deixa um gostinho de “quero mais”, fazendo com que as crianças criem expectativas positivas com a mudança de nível”, conta. “Esse processo faz com que os estudantes se sintam seguros sobre o que irá acontecer no ano seguinte. Cada detalhe pensado nesse projeto é para que essa passagem de um nível para o outro ocorra da forma mais feliz possível”, afirma a educadora.
Durante o segundo semestre deste ano, estudantes do Nível 3 da Educação Infantil participaram de atividades junto aos estudantes do 1º ano EF e das professoras. Eles compartilharam de momentos de contação de histórias, rodas de conversa sobre as diferenças entre os níveis de ensino, foram convidados a participar em atividade de aula do 1º ano EF para conhecer um pouco da rotina das turmas e os espaços que irão frequentar no próximo ano letivo. Essas atividades permitiram que as crianças explorassem os novos espaços e conhecessem um pouco mais as educadoras que os acompanharão em 2023.
Iniciativas voltadas para todos os níveis de ensino
Com os estudantes do 5º ano EF, ocorreu a Festa da Caneta – Evolução da escrita, encontro que concretiza o momento em que os estudantes passam a utilizar a caneta, e não mais o lápis, como principal utensílio para escrever. O momento também contou com diálogo com a orientadora educacional Cláudia Machado sobre o próximo nível de ensino e a realização da primeira versão do sociograma, processo que transformará as três turmas do 5º ano EF em duas turmas do 6º ano EF.
Nessa passagem de nível, uma das mudanças que ocorre é em relação a figura de referência das turmas, representada pela professora titular, presente na maior parte do tempo, ministrando todas as áreas do conhecimento e assessorando diretamente os estudantes em suas tarefas diárias. No 6º ano EF, essa figura será ocupada pelo/a professor/a conselheiro/a, que assumirá, em nome do grupo de educadores, o compromisso de dialogar com os demais colegas e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes de maneira mais próxima. Por isso, os estudantes do 5º ano EF também vivenciaram aulas especiais, dentro de cada uma das áreas do conhecimento, com os professores do 6º ano EF.
No 9º ano EF, os estudantes participaram de dinâmicas coletivas com a Orientação Pedagógica e a Pastoral, que abordaram principalmente assuntos sobre organização, gestão de tempo e saúde mental, para que os jovens ingressem com mais segurança no Ensino Médio. A orientadora educacional dos Anos Finais e Ensino Médio, Liliane Mueller, destaca sobre a ação: “o Projeto Passagem visa oportunizar aos estudantes o autoconhecimento, a formação da identidade e o desenvolvimento das potencialidades necessárias para aproveitar os desafios e as oportunidades futuras”. Liliane ainda assinala sobre a contribuição do Projeto para a conexão, motivação e identidade da turma como um todo.
Para a orientadora educacional da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, Cláudia Machado, esse conjunto de atividades são muito importantes para acompanhar o momento de vida dos estudantes. “Elas buscam antecipar informações e rotinas do próximo ano e, assim, trazer mais tranquilidade às crianças e aos jovens que vivenciam essa passagem de nível, motivando-os a vivenciar os desafios e as alegrias da etapa que virá.”, pontua.
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