Atividades Complementares

Modalidades de Representatividade

​​

​​​​​​​​​​​Alguns grupos do Colégio visam a representatividade em eventos e campeonatos, por exemplo, e não possuem mensalidade.

A seleção dos participantes segue critérios próprios. No início do ano letivo, os estudantes recebem informações sobre o processo. Conheça:

• Orquestra Rosariense:

A partir do 4º ano do Ensino Fundamental.

Espetáculo apresentado na Temporada Artístico-Cultural de 2017

• Grupo de Dança de Rua:

Para 4º, 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

• Grupo Teatral de Estudantes Rosarienses (Gter):

Para Ensino Médio.

Espetáculo apresentado na Temporada Artístico-Cultural de 2017​

• Equipes Esportivas - Vôlei, Handebol, Basquete e Futsal:

A partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

Outras vivências

Clube de Ciências

Em parceria com a Faculdade de Biociências da PUCRS, o Colégio desenvolve a atividade entre estudantes do 6º ano EF com interesse em Ciências. Promove um maior conhecimento de Ciência e Tecnologia, fomenta a atitude crítica em relação à informação científica e oferece um ambiente para dialogar e compartilhar experiências. As inscrições e o sorteio de participantes ocorrem no início do ano letivo.

Clube de Filosofia

Os estudantes do 8º ano EF interessados no universo filosófico podem participar de encontros mediados por um educador no Clube de Filosofa. Ao final, são desafiados a apresentar ao grupo um projeto que consiste em uma produção textual, com autoria temática própria, inspirada nas linhas de pensamento e autores estudados.

Clube de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (Crisd)

Estudantes do 9º ano EF ao 2º ano EM simulam as reuniões diplomáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) para fomentar discussão diante de contextos de crises.

Clube do Livro

Destinado às turmas a partir do 4º ano EF, o Clube surgiu por ideia dos próprios estudantes, para discutir obras literárias durante os recreios na Biblioteca. O projeto propõe encontros semanais e promove o hábito e o prazer da leitura, além de divulgar dicas de livros, e estimular o uso dos espaços e acervo da Biblioteca.

Grêmio Estudantil Rosariense (GER)

Grupo representativo, a exemplo da Associação de Pais e Mestres, eleito e formado por estudantes que representam os interesses dos colegas junto à Direção e comunidade educativa. Proporciona ações culturais, esportivas e de conscientização e apoia iniciativas, como o Rosário Café, Olimpíada Rosariensee Feira do Livro.

Grupo de Educação Ambiental (GEA)

Lançado em 2017, o Grupo trabalha questões referentes à ecologia com os estudantes do Ensino Médio por meio de ações, oficinas e palestras. A iniciativa tem como objetivo promover ações de sustentabilidade no Colégio, visando conservar os ambientes por meio da conscientização e mudança de comportamentos individuais e coletivos.

​Grupo Escoteiro Tupã-Ci

Promove, por meio de jogos ao ar livre, exercícios e acampamentos, o desenvolvimento: moral pela aceitação voluntária da Lei e Promessa Escoteiras e intelectual com uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas. Outras atividades: campismo, nós, natação e salvamento, primeiros socorros, regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.

Grupo de Voluntariado

Proporciona experiências de voluntariado aos estudantes em ações organizadas, contribuindo em sua formação como cidadãos engajados em transformar a realidade de comunidades. Para participar, os estudantes do 9º ano EF e Ensino Médio devem procurar a Pastoral no início do ano letivo e preencher uma ficha de interesse.

Grupos da Infância Marista (GIM)

Proporciona momentos de evangelização para estudantes dos 4º e 5º anos EF, por meio de metodologias criativas e com um olhar especial para as infâncias.​​

High School | Way American School

Com o programa American High School, estudantes do 9º ano EF ao 2º ano EM podem cursar de forma simultânea os currículos brasileiro e norte-americano, no turno inverso ao das aulas. Promovida em parceria com a escola norte-americana Way American School, as aulas são realizadas inteiramente em Inglês, ministradas por professores nativos. Informações sobre contratação do serviço e mensalidade pelo telefone 3284.1290 ou no e-mail waypoa@gmail.com. O atendimento ocorre das 9h às 18h.

High School.JPG

​Oficina de Pensamento Computacional

Voltada para o 9º ano EF e 1º ano EM, a Oficina é uma capacitação com foco na introdução à programação, que estimula o raciocínio lógico, auxilia na organização mental, melhora a escrita e desenvolve o aprendizado em disciplinas como a matemática e a física. O objetivo é inserir os estudantes no meio computacional, criando histórias, animações e jogos interativos.

Pastoral Juvenil Marista – PJM

A PJM é a organização de grupos juvenis dentro das escolas e obras sociais maristas. É um espaço que trabalha a formação de lideranças por meio da socialização, construção da consciência crítica, vivência da espiritualidade cristã e carisma marista. O jovem é incentivado a construir seu projeto de vida, entendendo-se como agente de mudança social a partir do seu protagonismo e liderança.

Projeto Miniempresa

Acompanhados por profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção, estudantes do 2º ano EM vivenciam a atividade empreendedora. O método utilizado é o Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um miniempresário. O projeto é realizado em parceria com a Junior Achievement. As inscrições e sorteio de participantes ocorrem no início do ano letivo.

​Projeto Eu, Repórter

Estudantes do Ensino Médio participaram da cobertura jornalística dos eventos do Colégio, uma maneira de ter contato com a Comunicação Social antes de entrar na faculdade. As matérias e fotos são publicadas no site do Colégio. Acesse aqui​