No atual contexto, a migração das salas de aula para as telas de celulares, tablets e computadores trouxe alguns questionamentos e transformações. Mas, como as crianças estão lidando com essas novas descobertas? Um olhar cuidadoso é essencial neste período, pois o início da vida escolar ou o retorno às aulas, traz uma série de adaptações tanto para os estudantes, bem como para suas famílias.
A realidade que hoje vivemos é de enfrentar novos desafios na hora de estudar e, por isso, exige o protagonismo dos estudantes e famílias no processo de aprendizagem. Através das ferramentas tecnológicas, mantemos e aumentamos os vínculos, tão necessários e fundamentais para a construção dos conhecimentos. Além disso, por meio desses recursos, é possível que a interação e socialização sejam mantidas, mesmo à distância.
O vínculo mesmo a distância
Nossas orientadoras do Serviço de Orientação Educacional (SOE), Ana Rosa Donadussi e Rosecler Dall’Agnol ressaltam que, é necessário ressignificar o olhar com a permanente busca pela compreensão dos processos estabelecidos e reforçam a importância do diálogo e da escuta ativa e do respeito ao momento entre educadores e estudantes. “Estamos, enquanto Colégio, atentos às demandas que envolvem a educação e desejamos nos aproximar cada vez mais, pois é tempo de trabalho em equipe”, enfatizam as orientadoras.
Neste sentido, nosso SOE da Educação Infantil e dos Anos Iniciais elaborou, abaixo, dicas para ajudar nosssas crianças e famílias nestes tempos de ensino remoto, confira:
1. Estabeleça uma rotina diária, buscando mantê-la mais próxima do normal possível;
2. Proporcione um local apropriado para a realização das tarefas e que possibilite manter a concentração;
3. Prepare-se para as aulas: vestir o uniforme é uma ótima opção e manter a postura de estudante, priorizando os estudos também;
4. Participe efetivamente das lives, realizando as atividades disponíveis no Marista 3.0 e encaminhando as devolutivas necessárias;
5. Mantenha (ou estimule que a criança deixe) o material organizado, de fácil acesso para a realização das atividades;
6. Reserve, ao longo do dia, pausas para descansar (essa dica é muito valiosa);
7. Estabeleça diálogo com a escola e, sempre que necessário, solicite a nossa ajuda;
8. Cuide do seu corpo e de sua família, ser disciplinado e estar motivado para estudar em casa faz a diferença.
Seguimos em família
Diante deste contexto, família e escola estão enfrentando desafios com a mediação dos educadores e a coparticipação das famílias. Champagnat, como educador, ousou imaginar e concretizar diferentes possibilidades de educar, priorizando a pedagogia da presença, do cuidado e do amor. Pautados pelo Projeto Educativo do Brasil Marista e pelo legado de nosso Fundador, estamos, enquanto escola, sempre disponíveis para atendê-los e seguirmos juntos nessa caminhada.
Siga também nossos outros canais
Instagram: @marista_conceição
Facebook: Colégio Marista Conceição
Youtube: maristaconceição