Em nosso
Colégio, incentivamos essa prática diariamente. A pesquisa científica está
presente em todos os níveis de ensino e, a partir dela, as teorias se
transformam em experiências que aproximam curiosidades do cotidiano com os
conteúdos de diversas áreas do conhecimento.
Inicialmente, as crianças da Educação Infantil têm o contato com pesquisas de diferentes iniciativas, desenvolvidas a partir da curiosidade das crianças, estimulando a busca por novos aprendizados e descobertas.
Nos Anos Iniciais, as discussões, reflexões e investigações permeiam temas que proporcionam aos estudantes compreender e realizar uma leitura crítica do mundo ao seu redor. Durante as aulas, eles são incentivados a observar, construir e testar hipóteses, buscar e registrar conclusões. Dentre as atividades, podemos descatar o projeto Passo Fundo em cena: história e poema, das turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, bem como a ExpoZoo, dinamizada pelas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental.
Dando continuidade ao trabalho, nos Anos Finais e Ensino Médio, os estudantes são apresentados aos passos do processo da investigação científica e participam de bancas avaliativas para então apresentarem suas pesquisas na Mostra Cultural, Científica e Tecnológica. Para a ocupação da pesquisa, os estudantes do 6º e 7º ano EF escolhem seu assunto dentro de um dos eixos temáticos citados abaixo:
Adolescência;
Consumo;
Diversidade;
Energias;
Ética;
Estética;
Movimentos sociais;
Qualidade de vida;
Relações afetivas;
Sustentabilidade;
Saúde;
Tecnologias.
Já os estudantes do 8º ano Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio têm autonomia para a escolha do eixo temático e do desdobramento do assunto a ser pesquisado, podendo envolver uma ou mais áreas do conhecimento.