Navegar para Cima

Notícias

A literatura como agente enriquecedor de repertórios

02/09/2020
Projetos
Além de desenvolver o hábito e o gosto pela leitura, a Festa da Literatura deste ano evidenciou as obras do autor Pedro Bandeira

​​​​​​​Promover a participação das crianças em atividades voltadas à literatura infantil, para que ampliem sua relação com esta linguagem, assim como seus repertórios linguísticos e possam constituir-se como apreciadores literários, adquirindo praz​er de ouvir, ler e construir histórias. Foi com esta intencionalidade, que a Festa da Literatura, projeto desenvolvido há décadas na escola, ganhou um novo formato, o online.

Integrando a área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, para iniciar as atividades da festa, foram realizadas leituras prévias de livros do autor Pedro Bandeira, o qual participou enviando um vídeo para cada segmento de ensino. Além disso, ainda como atividade preparatória e buscando dinamizar mais ainda a semana que antecedeu o evento, foram realizadas oficinas intituladas “Brincando com histórias” para todas as turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais. A empresa Tripularte, ficou à frente de dinamizar as oficinas, usando em seu enredo personagens literários para promover ações recreativas e lúdicas, voltadas à brincadeira, imaginação, criatividade e interação.

Para o dia da Festa da Literatura, que aconteceu no sábado, 29/8, as crianças e famílias foram convidadas a fantasiarem-se de seus personagens literários preferidos e construírem em suas próprias casas um espaço literário específico, com o acervo da família. Como abertura do evento, os participantes puderam ouvir a “hora do conto”, com a professora da nossa Biblioteca Infantil, Rejane Pavin, contando um pouco sobre a vida e obra de Monteiro Lobato e um momento musical com a canção “De sabugo a Visconde” de Lenine. Após esta prévia, cada turma se reuniu no Teams (aplicativo do Office 365 utilizado para as lives), para a realização de atividades específicas, pensadas pelas professoras das turmas, como chá literário, construção de histórias malucas, desfile de fantasias e personagens, socialização de leituras, quiz literário e outras ações de cunho formativo e vivencial.

Segundo a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, Scheila Regauer, a Festa da Literatura tem em sua finalidade desenvolver atividades voltadas a aprofundar a literatura infantil. “Sabendo-se que a criança, desde o nascimento, lê o mundo e procura significado para as coisas, chegando assim a vivenciar a escrita, a descoberta, a modificar mensagens, enfim, a entender o mundo fértil e versátil da linguagem, proporcionar estas atividades literárias é buscar a realização de uma aprendizagem significativa, estimulando que o estudante tenha o gosto pela leitura. Além disso, o prazer pela leitura deve ser desenvolvido por meio do lúdico e do imaginário.” enfatiza a coordenadora.

Nossa educação nos Anos Iniciais

A primeira etapa do Ensino Fundamental traz consigo uma série de novas aprendizagens e desafios. A educação marista acompanha de perto esse processo fundamental para o fortalecimento dos vínculos em família, laços de solidariedade e do respeito mútuo.​


Siga também nossos outros canais:

Instagram: @marista_conceição​

Facebook: Colégio Marista Conceição

YouTube: maristaconceicao