Atividades científicas movimentam Colégio

Estudantes desenvolveram pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento

​​​Para o Projeto Educativo do Brasil Marista, as práticas educativas devem buscar como pressupostos a pergunta, a pesquisa, a reflexão, a contextualização e a reconstrução de saberes, e tais práticas devem ser garantidas na Educação Básica, de forma que contemplem as diferentes etapas da vida do indivíduo, no que tange aos seus aspectos cognitivos, às suas individualidades, à sua leitura de mundo e ao seu contexto sociocultural. Os Colégios e as Unidades Sociais assumem, assim, o compromisso de preparar os  estudantes para as etapas da pesquisa científica, valendo-se de conhecimentos prévios e motivações a fim de que se tornem estudantes-pesquisadores. Nesse sentido, eles poderão exercer, em diferentes momentos e áreas de conhecimento, ações de pesquisa, leitura, escrita e apresentação de resultados em uma perspectiva acadêmica, apresentando análise de dados, resultados, sistematização de ideias e referencial teórico."​

(Iniciação científica: um guia de orientação na Educação Básica - 1ª edição - 2017, p. 9)

Assista abaixo o vídeo da entrega da premiação dos destaques 2021

Mostra Científica Anos Finais e Ensino Médio

Os estudantes são apresentados aos passos do processo da investigação científica e participam de bancas avaliativas para então apresentarem suas pesquisas na atividade proporcionada ​pelo Colégio. Para a ocupação da pesquisa, os estudantes do 6º e 7º ano EF escolhem seu assunto dentro de um dos eixos temáticos.

Já os estudantes do 8º ano Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio têm autonomia para a escolha do eixo temático e do desdobramento do assunto a ser pesquisado, podendo envolver uma ou mais áreas do conhecimento.

Confira os trabalhos destaques de 2021.

6º ano EF
7º ano EF
8º ano EF
9º ano EF
1º ano EM
2º ano EM
3º ano EM

Mostra Científica Anos Iniciais

A pesquisa científica está presente em todos os níveis de ensino e, nos Anos Iniciais, as teorias se transformaram em experiências nas mais diferentes temáticas. As pesquisas realizadas do 1 ao 5º ano EF foram apresentadas para nossa comunidade escolar no último sábado, 23/10, onde os grupos explanaram as descobertas que fizeram a partir dos estudos.

A investigação por meio da construção de hipóteses e da pesquisa acadêmica, aproxima as curiosidades cotidianas dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento. A iniciação científica é o processo inicial de formação do pesquisador e nesta edição, assuntos como sustentabilidade, alimentação saudável e energia renovável foram evidenciados. Confira aqui as fotos do dia.

Mostra da Educação Infantil

Para Souza (2007, p. 7), "a criança é um sujeito social, investigado, observado e compreendido a partir de perspectivas investigativas e teóricas distintas". Essas concepções advindas de vários campos como a psicologia, a sociologia e a educação, demarcam as ideias que atualmente legitimam as definições sobre a criança e as infâncias.

Dentro desse contexto, a nossa Mostra da Cultura Infantil colocou a criança como ser capaz e protagonista do seu percurso de aprendizagem e o trecho acima descreve como o evento, realizado no sábado, 23/10, foi apresentado e possibilitado às famílias e crianças. Confira aqui ​mais fotos do evento.

Siga também nossos outros canais

Instagram​: @marista_conceição
Youtube: maristaconceição