Nesta semana, nos dias 14 e 15 de abril, realizaremos uma avaliação online do 5º do Ensino Fundamental. A ação, que ocorre em parceria com a empresa Evolucional, tem como objetivo analisar, qualificar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagens dos estudantes. As provas são divididas em duas etapas, a primeira em abril, a segunda em novembro.
Essa primeira etapa visa criar um diagnóstico do que foi aprendido pelos estudantes até o 4º ano do EF. A avaliação será feita de forma virtual, na plataforma da Evolucional e aborda, respectivamente em 14 e 15 de abril, os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. O login e a senha de acesso já foram disponibilizados pela nossa TE.
A segunda fase, em novembro deste ano, é somativa, complementando os conteúdos abordados ao longo do ano letivo. Essa avaliação permite propormos estratégias mais assertivas, redimensionando a trajetória de aprendizagem dos estudantes e qualificando nosso processo pedagógico. Dessa forma, é essencial a participação comprometida do estudante e o incentivo das famílias, pois contribuem para a confiabilidade dos resultados, bem como nos indicadores reais para a melhoria do desempenho escolar.
Informações adicionais:
• Os gabaritos ficarão disponíveis na plataforma até o final de cada dia de avaliação.
• Em caso de ausência do estudante nos dias da avaliação, não poderá ser realizada avaliação em outra data, uma vez que a atividade é pensada em um calendário único para todos os Colégios Maristas. Sendo assim, o aluno ficará sem seu diagnóstico.
• Professores, as coordenações e a Direção do Colégio têm acesso resultados das avaliações. Os dados estatísticos servem para análise e tomada de decisões em relação aos processos pedagógicos. Estudantes, pais e/ou responsáveis têm acesso aos resultados de desempenho individual.
Sobre o Marista Conceição
Educar para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.
Sobre os Anos Iniciais o foco é na formação integral, com uma rotina curricular que reúne conhecimentos, autonomia e amizade. Essas premissas, que têm como base as Matrizes Curriculares do Brasil Marista (fundamentadas pelo nosso Projeto Educativo) impulsionam o plano de trabalho dos professores. Traduzindo, na prática, é uma renovação do fazer pedagógico, onde as crianças participam ativamente do processo de aprendizagem e são incentivadas a resolver situações-problema, empregando os conteúdos de forma interdisciplinar [𝗽𝗼𝗿 á𝗿𝗲𝗮 𝗱𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼], e tendo como resultado aprendizagens que respeitam os contextos e as vivências.