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Desenvolver a educação com o princípio Marista há 94 anos

01/03/2023
Educação
Estabelecido pelos Irmãos Maristas em 1929, o Colégio Marista Conceição celebra em 1º de março, seus 94 anos

O Colégio Marista Conceição celebra em 1º de março seu 94º aniversário. Sendo estabelecido em 1929, juntamente com os Irmãos Maristas, o Colégio – antes chamado de “Ginásio Marista Nossa Senhora da Conceição” - é uma das instituições de ensino mais antigas de Passo Fundo.

Em 1914 os padres da Matriz N. Sra. Conceição, em busca de aprimorar a formação cultural e cristã da sociedade passo-fundense, fundou a “Escola Primária Nossa Senhora da Conceição”, na época localizada aos fundos da Igreja Matriz.

Com o passar dos anos, os padres da Matriz não quiseram mais assumir a direção da escola, vendendo-a então para os Irmãos Maristas.

Em 1º de março de 1929 cinco Irmãos Maristas assumiram as obrigações com a escola, alterando o nome para “Ginásio Nossa Senhora da Conceição”. O colégio iniciou com 78 estudantes, mas pouco mais de dois meses depois, já contava com 170 alunos.

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Com o número de estudantes cada vez maior, em 1930 foi inaugurado um prédio de alvenaria, com três andares, uma vez em que a escola anterior era feita de madeira. O educandário estava localizado em frente ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), com o pátio limitando-se ao Quartel do Exército.​

A educação como protagonista em um novo educandário 

Em cerimônia pública, no dia 10 de dezembro de 1943, na esquina da rua Paissandú com a Fagundes dos Reis, foi lançada a pedra fundamental do novo – e hoje atual – prédio do educandário.

O novo espaço recebeu o apelido ‘carinhoso’ da população passo-fundense de, “Colosso da Paissandú”, e a inauguração aconteceu em 16 de setembro de 1947 – quase quatro anos após o início das construções.

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Valores maristas aliados ao dia a dia de cada um

Sendo um dos valores maristas o “amor ao trabalho”, alguns profissionais do Colégio Marista Conceição, estão aqui justamente por esse motivo. A professora Agnes Schneider Ferrão, que há 29 anos leciona para os Anos Iniciais e trabalhou com o EF II, como professora de Ens. Religioso e Filosofia, alinhou sua trajetória profissional ao valor marista.

Neste ano Agnes é educadora do 1º ano EF, ano marcante na caminhada escolar, pois os estudantes aprendem a ler e a escrever. “São muitas aprendizagens importantes e únicas que acontecem. A vivência do processo de construção da escrita e da leitura é intensa, coletiva, subjetiva e de muitas descobertas.”, diz.

Ao longo dessas quase três décadas no Marista Conceição, a educadora ressalta que mais de 2 mil estudantes já foram alfabetizados por ela. “Contando com as turmas do EF II, são quase 2.500 estudantes. É uma passagem, sinto muito orgulho em participar dessa evolução.”.

Há 33 anos como educadora no Marista Conceição, Rosecler Lago Dall’Agnol diz que sempre buscou seguir o exemplo de Champagnat, em acolher, receber e ter a sensibilidade de entender as individualidades. “Nessa caminhada sempre pude compartilhar de bondade, e entender a singularidade de cada um dos estudantes.”.

A educadora que assumiu a Orientação Educacional, no ano de 2019, diz que foi um grande desafio, pois agora atende famílias e estudantes de um segmento todo e não apenas de classes isoladas. “O início foi desafiador, mas hoje é um trabalho muito prazeroso, estar aqui é minha vida.”, comenta Rosecler.

Outro profissional que está há uma década no Marista Conceição, é Juares Ramos de Oliveira, o colaborador é membro ativo da comunidade escolar, e ao longo desses 10 anos já foi membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), participou do Retiro Vidamar e viagens de estudo com turmas.

Desde que está trabalhando no Colégio, o profissional que atua na área da manutenção, diz que possui um bom vínculo com os colegas. “A relação que tenho com os colegas de trabalho, com os estudantes e suas famílias é excelente. Sempre fui muito bem tratado aqui dentro, é uma família.”, conta Juares.

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Direções que levaram ao presente

O primeiro diretor do “Ginásio Marista N. Sra. da Conceição”, foi o Irmão Emílio César, que dividia suas tarefas entre a direção e a sala de aula. Ir. Emílio, natural da França, administrou o Ginásio entre fevereiro de 1929 e dezembro de 1932, passando o cargo de diretor ao Ir. João Rafael.

A atual gestão é dos professores Alexandre Dias Lopes e Adenir Sebastião de Britto, que estão na direção do Colégio desde 2019.

Ambos os diretores assinaram seu contrato com a Rede Marista no mesmo dia, há cerca de 32 anos atrás, quando assumiram cargos de educadores. Alexandre em sua trajetória profissional, como professor de educação física, atuou nos Colégios Marista Santa Maria e Marista Ipanema, em ambos passou pelo cargo de diretor. Em 2019 foi recepcionado no Marista Conceição, onde assumiu a direção. “Fui bem recebido pela comunidade, o público interno também se colocou à disposição para fazermos um bom trabalho.”, comenta Alexandre.

O diretor também explica que a comunidade estudantil Marista Conceição tem características ímpares. “Vim de dois Colégios Maristas bem diferentes e tento encontrar um ponto de trabalho com as características daqui, respeitando e ao mesmo tempo buscando inovações e novas perspectivas de crescimento.”.

Há 13 anos na direção do Colégio, o professor de matemática Adenir, desenvolveu toda sua trajetória profissional dentro do Marista Conceição. “Fui por 19 anos professor de matemática do EM, nesse tempo sempre estive direcionado às atividades do Colégio, ainda mais por minhas filhas terem estudado aqui, acompanhei elas em toda a trajetória escolar.”, conta Adenir.

Um dos principais estímulos entre os educadores é o espírito em família e o amor ao trabalho, dois dos valores de Champagnat. “Estou aqui há tantos anos por esses motivos, aqui tudo é em espírito de família, desde o começo me identifiquei com o local, com o trabalho, tive uma aproximação ao natural com os Irmãos.”, ressalta Adenir.

Os próximos passos do Colégio Marista Conceição, é desenvolver cada vez mais a internacionalização e acompanhar o desenvolvimento e a consolidação de uma formação estudantil integral.