Gestão das emoções e o cotidiano que enfrentamos inspiram ações de cuidado com a vida

25/09/2020
Saúde
Iniciativas abordaram os sentimentos desencadeados a partir da rotina que se impôs na pandemia

​A vida, as relações e todas as manifestações humanas sofreram diferentes impactos e rupturas desde que o isolamento foi recomendado, colocando em risco o bem estar e a saúde mental e emocional das pessoas. Por isso, em meio às atribulações deste período atípico que estamos vivenciando, nos engajamos em pensar em um projeto que promovesse uma essência: o cuidar.

A partir daí, nosso Serviço de Orientação Educacional (SOE) e Serviço de Pastoral Escolar (SPE) iniciaram, semanalmente, encontros virtuais envolvendo educadores e estudantes, abordando temáticas direcionadas ao cuidado, propondo pensamentos significativos e estimulantes, que revertessem esse cenário extremo que estamos enfrentando enquanto comunidade educativa e também, sociedade.

Olhar sensível com educadores e estudantes

O projeto "Serenata Marista" se inspirou nas nossas pessoas para podermos fazer o bem a estas mesmas pessoas. Com encontros semanais, promovidos pelo Teams (aplicativo do Office 365 utilizado para lives), professores de todos os segmentos, além de turmas dos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio, participaram do que se constituiu como momentos de diálogo e escuta onde, mantendo a confidencialidade, as pessoas puderam desabafar e expor sobre seus anseios e seus medos e falar sobre os sentimentos e experiências vividos na quarentena.

A condução dos encontros, feita com sensibilização por meio de reflexões, músicas e passagens bíblicas, também ajudou a dar a simbologia e a profundidade, necessárias para cada momento realizado. Como encerramento, foi feita a sugestão para quem quisesse, realizar a construção de algo, como um texto ou vídeo ou mesmo um ato solidário que estivesse vinculado à temática e que pudesse, de certa forma, materializar a ação proposta em cada reunião.

A orientadora educacional dos Anos Finais e Ensino Médio, Sabrina Garbelotto, destaca que as ações realizadas buscaram constituir-se como espaço de reflexão, escuta e diálogo sobre o período de isolamento social em que nos encontramos, estando atentos à saúde mental e emocional dos estudantes, educadores.  As atividades foram muito ricas em termos de participação dos públicos que queríamos atingir e, de certa forma, sentimos que cumpriu os objetivos propostos tendo, inclusive, sua necessidade de continuação para os próximos trimestres,” frisa.

Cuidando da PJM

Um encontro voltado à saúde mental também envolveu os animadores e participantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM), da escola. A reunião, feita por meio de live, objetivou falar sobre a temática com os estudantes que, ao ingressarem na PJM, também são lideranças estudantis e buscaram tratar do assunto de maneira leve e harmônica com os jovens que, muitas vezes, são um público que não consegue entender ou que expressa com dificuldade as emoções que sente.

O coordenador de pastoral, Leonardo Biazus, explica que a ação, que contabilizou uma média de 40 participantes, teve como objetivo refletir sobre o que os jovens estão sentindo e quais as principais dúvidas deles em relação à saúde mental e bem-estar, nesse período de distanciamento social, sendo um espaço de partilha, cuidado e integração, o qual queremos dar continuidade, juntos na construção da “Civilização do Amor" – terminologia utilizada para identificar a PJM. Já para a estudante Valentina Artuzi, participante do grupo do 8º ano EF, o encontro foi importante e esclarecedor. “Achei o encontro muito bom mesmo e foi bem informativo, porque eu não sabia da maioria das coisas faladas, tanto que adoraria ter mais encontros assim, por que ajudou muito, ainda mais nesse momento que nós estamos vivendo,” reflete.

Siga também nossos outros canais: