Navegar para Cima

Notícias

Manifesto: linguagem, opinião, estética e elementos para desenvolver a produção textual

09/09/2020
Projetos
O manifesto é um texto dissertativo que tem ganhando destaque nos vestibulares das instituições de ensino

​​Ao longo da história, ouvimos falar de vários manifestos, como o futurista e antropófago, todos com motivações e alvos diferentes, mas utilizando do mesmo canal de comunicação: a escrita. Não uma simples escrita, mas um manifesto, com objetivo de impactar a opinião pública e, portanto, valendo-se da linguagem persuasiva. O educador do componente curricular de Literatura, Luan Henrique Fogolari, explica que foi com o intuito de estimular a produção de manifestos contemporâneos e de contextualizar e estender o conhecimento mais aprofundado sobre o tema, que iniciou os estudos sobre esse formato de texto dissertativo, que vem sendo explorado pelos vestibulares como opção de redação.

A partir daí, as turmas do 3º ano do Ensino Médio produziram manifestos construindo apelos, reivindicações e até mesmo novas formas estéticas de como encarar esse “novo normal” que a sociedade está vivendo, em função da pandemia. Nos textos, os estudantes expuseram ideias, anseios e objetivos para o futuro, defendidas por eles ou por um determinado grupo. Através dos fundamentos da teoria literária e a estética da recepção, alicerces fundamentais da atividade, os jovens puderam perceber a importância da opinião, das construções literárias datadas e atemporais e aprender sobre o modernismo brasileiro e sobre si. Para o professor Luan, à frente da disciplina, assim os jovens puderam analisar diferentes concepções textuais, filosóficas e artísticas, correlacioná-las com a contemporaneidade e a oportunidade de expressarem-se nesse momento de incertezas. Ele também destaca que é importante proporcionar às turmas conteúdos onde os estudantes possam fazer essa correlação entre diferente realidades e elementos. “A produção textual em âmbito literário, se faz cada vez mais necessária para que os nossos estudantes possam fazer relações e combinações entre o passado, presente e futuro. Poder proporcionar a eles, um estudo mais direcionado sobre questões relacionadas à estética e a teoria da recepção, é tão gratificante pois, desta forma sei que, ao findarem o ano letivo estarão aptos a serem atuantes e críticos da sociedade,” enfatiza.


Nosso Ensino Médio

O Ensino Médio marista, comprometido com a educação integral, desenvolve atividades que visam ao aprimoramento humano por meio da formação ética e espiritual, além da autonomia e compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos.​

Siga também nossos outros canais:

Instagram: @marista_conceição​

Facebook: Colégio Marista Conceição

YouTube: maristaconceicao​